Navegando por Assunto "Diagnostic assessment"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Residência pedagógica: um olhar sobre o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo da leitura e escrita nos anos iniciais(2024-06-19) SANTOS, Camila da Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo analisar o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. A questão que norteou a pesquisa foi: Como as intervenções pedagógicas baseadas nos resultados da avaliação diagnóstica podem contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz nos anos iniciais? A pesquisa tem cunho qualitativo, e se procedeu através da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a técnica da observação participante para coleta de dados, realizada durante o Programa Residência Pedagógica, em uma escola municipal localizada no município de Abaetetuba. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da avaliação educacional, alfabetização e letramento e intervenção pedagógica e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Hoffmann (2012), Ferreiro e Teberosky (1996), Magda Soares (2020), Freire (1984), entre outros. Os resultados desta investigação apontam com base numa avaliação diagnóstica realizada numa turma de 4º ano do ensino fundamental, em que os alunos neste ano de escolaridade deveriam estar apenas com problemas relacionados à escrita ortográfica, foi percebido um significativo número de alunos que ainda apresentam muitas dificuldades em relação a leitura e escrita, necessitando de intervenções didáticas que solucionem problemas que os impedem de avançar na leitura e escrita.