Navegando por Assunto "Desigualdade racial"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma leitura sobre o que diziam os relatórios dos presidentes de província sobre a escravidão em Belém-PA entre 1880-1888(2025-03-26) CASTRO, Carlos Alexandre Sarmento de; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Neste estudo, trabalhou-se na perspectiva de uma leitura dos relatórios de presidentes de província, e entender como era tratada a escravidão em Belém-Pará entre 1880-1888. Desta forma, as fontes históricas s e r ã o utilizadas para produzir o presente trabalho. Os quais, somados a outras fontes, permitem entender o contexto escravista nesse período histórico. Ademais, mostrar que essas fontes fazem parte de um processo de levantamentos e divulgação de dados, que é fundamental para a compreensão das estruturas sociais postas nesse contexto histórico. Nesse sentido, entender qual era o grau de importância que os sujeitos escravizados tinham na visão de autoridades, e os debates em torno da liberdade presentes nestes documentos. Nessa direção, buscou-se analisar esses relatórios províncias de forma minuciosa, com a finalidade de produzir um trabalho que pode ajudar aos educandos nos dias atuais, bem como futuramente, a compreender sobre a desigualdade racial, e as propostas de abolição no século XIX. Diante disso, a análise desses relatórios será importante. Pois, trata-se de fonte histórica primária, que possibilita legitimar a minha pesquisa sobre o tema tratado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acesso, permanência e êxito de alunos (as) do ensino médio autodeclarados(as) negros(as) nos municípios paraenses(2025-09-23) CORREA, Mayza Oliva; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988O presente Trabalho de Curso (TC) objetivou analisar os desafios enfrentados por alunos(as) autodeclarados(as) negros(as) em suas trajetórias acadêmicas, focando no acesso, permanência e êxito no Ensino Médio em municípios do estado do Pará. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, combinando análise bibliográfica e documental com dados do INEP, Censo Escolar e IBGE no período de 2018 a 2022, com informações complementares de 2024. Os resultados revelaram que a desigualdade racial e social é reproduzida no sistema educacional, sendo o currículo, muitas vezes eurocêntrico e desalinhado, e as práticas pedagógicas fatores que contribuem significativamente para essa disparidade. Notou-se uma forte correlação entre os resultados escolares e o racismo estrutural que afeta as trajetórias acadêmicas dos estudantes negros. Os dados do Censo Escolar de 2021 nos municípios paraenses apontaram o segundo ano do Ensino Médio como a etapa mais crítica. Municípios como Canaã dos Carajás (37,24%) e Acará (23,94%) registraram altas taxas de reprovação, enquanto Tailândia (58,34%) e Acará (58,32%) apresentaram distorção idade-série alarmante, reforçando um ciclo vicioso de reprovação, distorção e evasão. Conclui-se que as desigualdades estruturais no sistema educacional exigem a urgente implementação e fortalecimento de políticas públicas e ações afirmativas, como a Lei de Cotas e o Programa Pé de Meia, para garantir a equidade no acesso, permanência e êxito escolar dos jovens negros.