Navegando por Assunto "Desenvolvimento de jogos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da metodologia de sala de aula invertida aplicada na disciplina de Desenvolvimento de Jogos(2023-12-15) SILVA, Isaac R. Rodrigues da Silva; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo apresenta a análise e a discussão dos resultados obtidos, através da aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida em uma disciplina do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará. Adicionalmente, ajuda a compreender como a aplicação desse método de ensino-aprendizagem contribuiu para que os alunos conseguissem atingir os objetivos da disciplina e concluir o que lhes foi proposto no início, expondo resultados obtidos na aplicação da metodologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A virtualização de um jogo para o ensino de gestão de conhecimento: módulos fábrica de conhecimento, banco de conhecimento, ranking e autoavaliação(2022) SOUZA, Giovanne César Osório de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427Com o avanço tecnológico do mercado de trabalho nos últimos anos, as organizações notaram a necessidade de inovações tecnológicas e a fim de atingir esse objetivo precisam capacitar seus trabalhadores e o item chave para se obter isso é o conhecimento. Suprindo essa necessidade, tem-se um jogo voltado para o ensino de gerenciamento do conhecimento, na qual utiliza uma abordagem gamificada e otimizada, porém analógica e mecânica. Como o mercado de trabalho foi atingido pelas tranformações digitais, outras áreas também foram atingidas, como a educação, nota-se o aumento expressivo da utilização de jogos digitais para o ensino e a virtualização daqueles que possuem apenas uma versão analógica. Nesse contexto, este trabalho apresenta a virtualização de um jogo para ensino da gestão do conhecimento, oferecendo uma aplicação que utiliza os elementos da gamificação e um game design moderno, no qual otimiza o ensino, proporcionando imersão, engajamento e excitação, aprimorando de modo geral o desempenho do ensino aos alunos.