Navegando por Assunto "Desenvolvimento cognitivo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca(2016-09-30) SANTOS, Ana Cristina da Silva; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura, identificando o papel do mediador para o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com abordagem qualitativa, é realizado estudo de caso, sendo avaliado o projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o projeto proporciona às crianças, tendo-se avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar a comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque às crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui-se, assim, que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que participam do Projeto, ratificando a importância desse tipo de projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo(2023-12-22) NEVES, Flávio de Lima das; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A seguinte pesquisa tem por objetivo ilustrar o jogo do xadrez e Análise Combinatória, e mostrar de que forma o xadrez pode ser influenciável positivamente na vida dos estudantes, no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, colaborando na redução dos prejuízos causados à aprendizagem do ensino da matemática, ocasionado pelo período pandêmico, e assim fundamentar a correlação do jogo com a Matemática. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental maior, com os alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Maria Madalena Ribeiro da Luz, no interior de Curuçá, região nordeste paraense. Para o procedimento metodológico, foi usado a abordagem qualitativa, na qual se fez através de observações em sala. Os estudantes foram os protagonistas desse estudo investigativo, onde foram excepcionais para o desenvolvimento da pesquisa. A elaboração e realização do projeto foi pensada e minimamente adaptada para eles, desde a abordagem do Jogo até a Análise Combinatória. Traz como resultados, a adaptação dos estudantes durante o projeto, a inquietação e curiosidade para aprender, e o desejo de ensinar o que se aprendeu. Essa conclusão foi feita através da conversa, percepção e questionário. Tendo como base esse resultado, o jogo se faz como modelo para a elaboração de aulas de matemáticas mais dinamizadas, sem perder o foco e tendo participação ativa dos estudantes.