Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Desafíos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafíos en la enseñanza y aprendizaje de E/LE de los estudiantes en la educación fundamental-de los años finales
    (2023-03-02) SANTOS, Suzana Américo dos; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045
    A Espanhol como língua estrangeira estudada nas redes públicas de ensino vem sofrendo grandes impactos por parte das amplas problemáticas existente, seja ela educacional ou política. Em invés dessas divergências, este trabalho tem como objetivo compreender quais os obstáculos encontrados no desenvolvimento de ensino-aprendizagem de E/LE por alunos que estão cursando o ensino-fundamental-anos finais, dessa forma podendo identificar e analisar os motivos e as causas que sucedem para a ocorrência dessas dificuldades encontradas durante a aplicação desse ensino. Nesse aspecto, os procedimentos da metodologia desse estudo estão voltados para revisão bibliográfica de ordem qualitativa com o intuído de conhecer quais os conceptos de determinados autores como, Weiss (1997), Antunes (2008), Alexopoulou (2012), Leffa (2016), Souza (2018), que abordam assuntos relacionado a essa temática e apresentar suas contribuições a respeito da mesma. Em detrimento dos obstáculos encontrados, pode-se notar que os desafios que os alunos encontram no ensino-aprendizagem são fatores comuns referente as escolas públicas de ensino básico, e que não há uma garantia de que essas dificuldades não faram parte da vivencia do aluno durante a sua caminhada no âmbito escolar. Em suma, para que se tenha suportes para trabalhar a língua espanhola como disciplina relevante para o desenvolvimento do aprendiz inserido na sociedade, que tem direto de ter um ensino de qualidade, requer uma ampla rede de apoio, principalmente depois da revogação de sua lei 11.161/2005, que mudou completamente o cenário da língua espanhola no Brasil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Los desafíos de los profesores en enseñar E/ LE: Un análisis en las Escuelas públicas de enseñanza media de Barcarena/PA
    (2016) CORMINO, Maria da Conceição Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    Este trabalho tem por objetivo evidenciar os desafios enfrentados pelos professores ao ensinarem espanhol para o ensino médio das escolas públicas da cidade de Barcarena. Esta investigação de caráter qualitativo foi feita com o uso de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevistas para os professores das escolas José Maria Machado, José Maria de Moraes e Palmira Gabriel. Também apresenta documentos oficiais, como a lei 11.161/05 e as contribuições de Ramos (2007), além de outros autores, para compreender as dinâmicas ocorridas com a língua espanhola dentro do sistema educacional brasileiro e seu reflexo com relação aos desafios que os professores de espanhol enfrentam.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Un análisis de los desafíos enfrentados en la enseñanza remota en la turma de letras español 2018 de la universidad federal de Pará (UFPA)
    (2023-03-03) MARQUES, Leandra de Jesus Vieira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    O presente artigo tem como objetivo relatar os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação ao ensino remoto oferecido pelas Universidades no período de pandemia, apresentar as estratégias desenvolvidas pelos alunos para dar continuidade aos estudos diante do novo modelo de ensino. Em especial aos alunos do Curso de Língua Espanhola 2018, do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Cametá/Pá. Para atingir tal objetivo, o trabalho contou com a execução de um questionário enviado para a turma, para a elaboração análise e execução no trabalho. Como metodologia foram utilizados estudos bibliográficos e de campo, com abordagem quantitativa que foi desenvolvido sob a elaboração de um questionário formulado com cinco questões fechadas e abertas para ser aplicado por meio de formulários do Google aos alunos do curso de graduação em Letras - Língua Espanhola 2018 da Universidade Federal do Pará- (UFPA), cujo objetivo foi relatar os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação ao ensino remoto uma alternativa oferecida pelas universidades no período da pandemia. O trabalho foi fundamentado teoricamente em autores, como: Cordeiro (2020), Kenski, (2004), Leal (2020), Paraquett (2009), Souza (2020), entre outros. Por fim, vale destacar que o ensino remoto não foi suficiente para suprir as necessidades do ensino presencial, mas foi uma forma de minimizar as perdas no ensino e aprendizagem dos alunos durante o período de isolamento social devido a pandemia.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA