Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Deficientes físicos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A acessibilidade de usuário de cadeira de rodas em academias de musculação: impasses e viabilidades
    (2021-06-23) MORAES, Marlon Souza; MONTEIRO, Elren Passos; http://lattes.cnpq.br/0920248966438368; https://orcid.org/0000-0001-7757-6620
    O presente trabalho, trata-se de um artigo para conclusão de curso, intitulado “A acessibilidade de usuários de cadeira de rodas em academias de musculação”. O objetivo do estudo é revisar, por meio da literatura, quanto aos impasses e as viabilidades de pessoas com deficiências(PcDs) em relação à pratica de musculação tendo em vista limitações clínicas, regras de engenharia dos prédios aos quais se instalam as academias. Além disso, verificar-se de fato as academias se encontram aptas para receber esta população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir de uma pesquisa bibliográfica, e, por fim, o relato de Fernando Souza, 43 anos, campeão de natação, com paraplegia dos membros inferiores ocasionados por acidente automobilístico, frequentador de academias, que encontrou na atividade física, a motivação para viver e pôde, elucidar, as experiências vividas em academia de musculação com a sua cadeira de rodas. Pode-se concluir que o usuário de cadeira de rodas ainda encontra algum tipo de barreira, seja ela arquitetônica ou profissional ao acesso á prática de exercício físico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA)
    (2018-02-19) MACHADO, Naiane da Silva; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382
    Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, no ano de 2017. O processo de implementação das políticas educacionais e as ações nas universidades em prol dos estudantes com deficiência têm avançado nos últimos anos. Dessa forma, esse estudo visou analisar a percepção sobre o processo de inclusão de dois alunos com deficiência Física da UFPA campus de Altamira-Pará. Como procedimento de coleta de dados foi realizada entrevista a partir de um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que o processo de inclusão dos estudantes com deficiência física foi gradativamente superado no campus, embora ainda não estejam totalmente asseguradas todas as ações de superação e dificuldades no acesso, respeito, participação e permanência no ensino superior.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    La pointe des pieds: os benefícios do ballet clássico para a pessoa com síndrome de Down
    (2013-09-28) CENTENO, Rafaela dos Santos; DERGAN, João Carlos Cunha; http://lattes.cnpq.br/7831763767851216
    Este trabalho visa analisar quais os benefícios promovidos pelas aulas de ballet clássico para a pessoa com síndrome de Down? O método de pesquisa desta se categoriza como qualitativo. Se classificando de acordo com seu objetivo, como pesquisa exploratória. No que diz respeito ao delineamento deste estudo, o mesmo se propôs ao estudo de campo e bibliográfico. Teve como instrumento de coleta de dados o levantamento bibliográfico, entrevistas, observação, registros de imagem e vídeo. Dessa forma o trabalho foi estruturado em quatro sessões. E nestas encontram-se o levantamento bibliográfico da pesquisa, trazendo a baila de discursões cientificas, de eixos temáticos que envolvem os conceitos base da síndrome de Down e do ballet clássico. Na levada desse pas de deux da síndrome de Down e do ballet clássico, a pesquisa traz a inclusão dessa pessoa com síndrome de Down, e em consequência os benefícios do ballet clássico para as mesmas. À vista disso a influência do ballet clássico na autoestima e valorização de si mesmo, da pessoa com síndrome de Down. Com isso o exemplo de vida de uma bailarina especial. E com base nos conhecimentos anteriores foi feito o mapeamento da pesquisa de campo na Escola de Danças Clara Pinto, que teve como estudo e análise uma bailarina de trinta e quatro anos que tem a síndrome de Down, analisando quais os benefícios que o ballet clássico lhe proporcionou.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA