Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Deaf education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios à formação educacional de surdos no Brasil e a proposta de educação bilíngue
    (2019-01-14) ROMEIRO, Adrielle da Silva Santos; DIAS, Daniel Amorim; http://lattes.cnpq.br/9574593965648347
    De acordo com estimativas do IBGE, dos mais de 207 milhões de habitantes brasileiros, 5,1% possuem deficiência auditiva, 1 milhão são jovens até 19 anos. Mas destes 1 milhão de jovens e crianças surdas, quantos têm tido a oportunidade não somente de ir aescola mas também de ter uma formação educacional que respeite suas especificidades? Este estudo procura Identificar quais os fatores educacionais têm tornado desafiador a formação educacional de pessoas surdas no Brasil em escolas regulares que adotam a proposta de educação inclusiva; para que seja possível evidenciar esses desafios, faço abordagens teóricas sobre a história da educação dos surdos, bem como o direito das pessoas com necessidades especiais à educação, trazendo à tona a realidade do aluno surdo na prática da educação inclusiva. A partir dessa abordagem, trago um relato de experiência por mim vivenciada em uma escola inclusiva de Belém, na qual tive a oportunidade de observar o cotidiano de três alunos surdos na prática da educação inclusiva. Os estudos através deste trabalho evidenciam que ao receber um aluno surdo, a escola precisa assumir um ambiente que garanta o respeito às diferenças lingüísticas desse aluno, para isso, precisa não apenas de professores especializados, ou da presença de um intérprete em sala de aula, mas precisa assumir a importância de se trabalhar a aquisição da linguagem do aluno surdo na língua de sinais: a LIBRAS, respeitando-a como a língua materna e natural dos surdos, para isso, se faz necessária a participação de professores bilíngües, professores surdos e da comunidade surda. E dentro desta perspectiva, as escolas que assumem uma filosofia de educação bilíngüe se demonstram como uma alternativa melhor para garantir esse espaço
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos: uma vivência do PIBID no laboratório de inclusão em Bragança - PA
    (2024-06-24) SILVA, Patrick Ferreira da; ALVES, Nazaré do Socorro Monteiro; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511
    Este artigo é resultado das experiências de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de práticas interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta pesquisa tem como objetivo relatar e refletir sobre as práticas adotadas pelo projeto no espaço Laboratório de Inclusão, que teve como objetivo atender alunos surdos no contexto do ensino de português como L2. Portanto, neste trabalho é adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva-reflexiva, com ênfase na análise crítica da experiência em questão. Para tanto, a fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos esportes para a educação de surdos, como Campello (2018), Doziart (2009), Gonçalves (2020), Skliar (2013) e Strobel (2019). O estudo destaca a importância de recursos e metodologias adequadas para promover a inclusão e práticas eficazes de letramento em Língua Portuguesa para pessoas surdas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de formação dos docentes de Libras nas séries finais do ensino fundamental no município de Tailândia-Pará
    (2014-05-30) FERNANDES, Ducilene Silva; BEZERRA, Suelem Cristina Silva; http://lattes.cnpq.br/4132742705925917
    No âmbito mais específico deste trabalho, procurou-se formar um quadro geral da conjuntura em que se encontra a formação docente específica em Libras e como esta formação está evoluindo e mudando a realidade do ensino na educação surda. Para isso, buscou-se a cientificidade dos conceitos mais específicos da teoria da comunicação no contexto da linguística, a historização e marcos regulatórios legais da Educação surda e da formação acadêmica dos professores de Libras. Por fim, estendeu-se esse quadro geral para o município de Tailândia, onde se procurou depreender a real situação tanto dos alunos surdos quanto dos professores e suas atuações nas escolas do município dentro do âmbito da Educação Surda.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teslibras: o diário de uma experiência de ensino do teatro aos surdos
    (2018-02-23) DAVID, Luciano Santiago; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194
    Esta monografia será apresentada como trabalho final de conclusão do curso, Licenciatura Plena em Teatro, da Universidade Federal do Pará, por intermédio do Instituto de Ciências da Arte, tendo como título “TESLIBRAS: o diário de uma experiência de ensino de teatro aos surdos”. Que tem como objetivo geral criar metodologias e adaptações para ensino do Teatro às pessoas surdas com possibilidade de registro. Esta pesquisa é construída com base na metodologia cientifica estudo de caso, realizada via estudos em campo, com coleta de material gerado por meio de fotos, vídeos e anotações. Trazendo como principais teóricos Augusto Boal (2013) e Viola Spolin (2001; 2010). Apresento como resultado final o relato da experiência em campo e o material didático produzido no mesmo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA