Navegando por Assunto "Dance - Study and Teaching"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A multiplicidade do jazz: um fenômeno de ensino da dança em Belém(2025-08-19) SANTOS, Arlinda Vitória Silva; FREITAS, Waldete Brito da SilvaEste estudo tem como ponto principal enfatizar a noção de uma dança que é importante para o artista e professor enquanto criação coreográfica nas aulas, despertando a essência construída ao longo desta, pensando na questão de que cada aluno tem sua particularidade de pensar sobre essa determinada dança que está como tema principal de minha pesquisa. A pesquisa tem como objetivo retratar a multiplicidade de ensino, pesquisa e criação do Jazz nas escolas de Belém em geral, obtendo especificar a trajetória dessa dança ao redor do mundo, desde o período escravista até os tempos atuais com musicais, aulas, congressos, palestras, documentários, entre outros, além da introdução de diversas maneiras de ensinar essa dança e para desenvolver a criatividade do professor e do aluno entrelaçada com a metodologia participativa com a finalidade de acontecerem diálogos entre os sujeitos para aprofundar o conteúdo. Dessa forma, o ensino do Jazz segue múltiplas linhas rizomáticas em especial na cidade de Belém, localizada na região Norte do Brasil, algo que Gilles Deleuze e Félix Guattari introduziram nos seus estudos, juntamente com Matt Mattox através das suas múltiplas experimentações. Nesta dança, alunos buscam a liberdade nos seus movimentos por intermédio de professores que receberam influência de outros e, assim, sucessivamente, é possível fazer uma analogia a uma árvore genealógica do indivíduo fortalecendo ainda mais a importância do Jazz no corpo do dançarino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte do ballet e sua contribuição no desempenho escolar de alunos no ensino formal: um estudo comparativo de alunos praticantes e não praticantes de ballet(2018) MONTEIRO, Emylle Carine Aleixo; PEREIRA, Gabrielly Albuquerque LoboEsta pesquisa tem por objetivo analisar a arte do ballet clássico como subsídio no processo educativo pessoal relacionado ao rendimento escolar dos alunos praticantes e os alunos não praticantes, buscando encontrar possíveis benefícios adquiridos pela sua prática, que influenciam no aprendizado escolar, relacionados aos aspectos cognitivo, social, emocional e físico. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, comparativo, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por dois grupos, divididos igualmente, contendo quatro alunos, com idade entre oito a nove anos, o Grupo I é formado por alunas praticantes de ballet clássico, e Grupo II pelos alunos não praticantes, todos alunos estudam da Escola Estadual Lar de Maria, na cidade de Belém, dentre eles, dois praticam ballet clássico no Projeto Só Arte. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário referente a identificação dos alunos e seus motivos inerentes sobre as aulas de ballet e seus respectivos relatórios semestrais. Os resultados obtidos mostram que foi possível analisar que os alunos do Grupo II, os não praticantes exibiram uma média 4,375 para todos os critérios, diferentemente do Grupo I, referente as alunas praticantes de ballet, que apresentaram duas médias iguais a 4,75, e duas médias 5, sendo um pouco oscilante entre os critérios, ainda assim maiores que as notas do Grupo II. Em decorrência desses resultados, pode-se dizer que mediante a prática do ballet clássico devemos cada vez mais acreditar na expansão dessa arte como auxilio no desenvolvimento do rendimento escolar dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caminhos para ensinar a dança: uma análise sobre o processo de ensino-aprendizagem do espetáculo “Os Miseráveis”, realizado pela Casa de Artes Tiago de Pinho(2025-09-16) BARROS, Victoria Caroline Brito; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Este artigo tem como objetivo investigar os caminhos possíveis para o ensino da dança dentro de um processo criativo aplicado ao teatro musical, com foco no método de ensino desenvolvido pela autora em uma turma da Casa de Artes Tiago de Pinho, localizada em Belém do Pará. A partir da experiência prática no processo de criação do espetáculo Os Miseráveis, adaptado e apresentado como uma montagem escolar por essa instituição, a pesquisa busca refletir criticamente sobre as estratégias de ensino utilizadas, sua eficácia em sala de aula e os impactos percebidos nos alunos ao longo do semestre. O estudo adota uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizando como instrumentos entrevistas, observações e relatos do processo. A análise é embasada em fundamentos teóricos que tratam da pedagogia da dança, da criação cênica e da educação emancipadora, especialmente sob a ótica de Paulo Freire. Como resultado, este artigo propõe a ampliação do repertório metodológico de professores de dança, ao apresentar reflexões sobre práticas pedagógicas que podem ser adaptadas a diferentes contextos educacionais e artísticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Companhia Mirai de Dança: um estudo acerca dos caminhos do corpo que dança e ensina(2014-06-30) RODRIGUES, Angélica do Socorro Monteiro; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Este trabalho tem como objetivo oferecer informações acerca das Danças Urbanas, processos de ensino e como se desenvolvem através da Companhia Mirai, ponto principal de investigação. Com base em minhas experiências como artista, educadora e pesquisadora, Klauss Vianna, Laban, Edgar Morin e diversos outros autores, proponho formas de desenvolver uma metodologia de ensino para as danças urbanas, enfatizando a dança como um meio e ferramenta para o desenvolvimento de um indivíduo consciente, ciente do seu corpo, espaços, tempos e outros organismos, estimulando a construção de um coletivo colaborativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo dançante: o ensino-aprendizagem da dança no Arrastão do Pavulagem, em Belém - PA(2025-09-12) LIMA, Thamires do Rosário; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho investiga o processo de ensino-aprendizagem dos passos e comandos coreográficos no Segmento de Dança do Batalhão da Estrela durante os arrastões juninos do Arraial do Pavulagem em Belém-PA. Com abordagem qualitativa e etnográfica, a pesquisa utiliza relatos pessoais, registros audiovisuais e coleta de dados para analisar como o corpo brincante aprende e ressignifica os comandos coreográficos. Descreve oficinas, ensaios e cortejos juninos, destacando dimensões afetivas, inclusivas e pedagógicas. Fundamenta-se em Brandão (1982, apud Fuscaldo, 2015), Façanha (2019; 2023), Negrão (2012) e Santos (2017; 2023), evidenciando o corpo brincante como memória viva que integra tradição, identidade e resistência cultural amazônica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ditatização do brega como dança de salão: processo de codificação e ensino(2018) CANTAL, Camila Jhulie da Cruz; PAIXÃO, Paulo Sérgio Soares da; http://lattes.cnpq.br/8982056178331331O objetivo do presente trabalho é difundir quem foi o responsável por criar uma metodologia de ensino do brega de salão, e como essa dança de origem periférica conseguiu adentrar nas escolas, descrevendo o seu processo de codificação e mostrando como essa metodologia é aplicada. O trabalho se desenvolveu a partir de observação direta e entrevistas semiestruturadas, representado uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e de abordagem indutiva. Também são utilizadas pesquisas bibliográficas, cujo referencial teórico está baseado em Cardoso, o qual traz informações sobre a denominação do brega. Catete, Pressler e Silva, sobre a diversificação do gênero. José Ortega y Gasset e Marcel Mauss falam de cultura, enquanto António Costa e Fontanella tratam especificamente da cultura bregueira. Para a codificação, utilizo Jung e Lima. Felipe Souza, trata de assimilação de aprendizagem e Barroco, Tulesk e Siqueira dos processos criativos. As perspectivas que o trabalho apresenta são mostrar informações necessárias que auxiliem para que se tenha mais conhecimento sobre o ensino codificado do brega na dança de Salão, uma vez que não existem muitos estudos publicados relacionados ao tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos(2019-07-06) FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014A pesquisa que ora apresento teve como objetivo analisar as metodologias de ensino da dança desenvolvidas em minhas atividades diárias como professora de ballet clássico com crianças de 2 e 3 anos – turma de pré baby da Escola de Dança Arte em Movimentos. Foi um estudo qualitativa com foco na pesquisa autobiográfica, tendo como instrumento de análise os planos de aula relativo ao primeiro semestre o ano de 2019. Os resultados do estudo mostraram que a dança proporciona o alargamento dos aspectos físicos, psicológicos, motores e até da linguagem da criança. As aulas de dança quando desenvolvidas por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras como um recurso metodológico contribui para uma memória afetiva dançante de professores e alunos.