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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras(2022-10-14) DIAS, Sandra Carneiro; PINHEIRO, Sara Cavalcante; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072Este artigo, com o tema: O Cotidiano Infantil, a partir das Interações e Brincadeiras, tem como objetivo compreender o cotidiano da infância ribeirinha, a partir de práticas lúdicas e interações no contexto social e cultural, tão necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Toma-se, assim, como lócus de investigação a comunidade rural do município de Abaetetuba, denominada Nossa Senhora das Graças, localizada as margens do Rio Ajuaí/Abaetetuba-PA, buscando-se apreender o cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras na referida comunidade. A metodologia constituiu-se de pesquisa de campo em quatro etapas, utilizando-se as técnicas de visitas, observação participante e conversas semiestruturadas, além de coleta de documental. O estudo bibliográfico foi realizado por meio leitora e fichamento de textos. Através desta pesquisa tivemos a oportunidade de olhar/ouvir, registrar/analisar o cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras na comunidade ribeirinha de Ajuaí e de conhecer mais sobre o cotidiano das crianças, tais como: onde moram, com quem moram, quais espaços frequentam, o que gostam de fazer na comunidade, o que aprenderam e com quem aprenderam; apresentamos a comunidade em que vivem, conhecendo um pouco de sua história e seus aspectos em geral, entre outros. Tivemos também, um olhar voltado para o ambiente escolar, mostrando a escola palco de observação, elencando sua estrutura física, a educação infantil dela, etc. A pesquisa, assim, levou-nos a aprender um pouco mais da comunidade e, também em vivenciar a alegria, interesse e satistação das crianças em poderem participar desse projeto/trabalho de investigação, e a satisfação que sentem em viverem no meio rural. Podemos perceber de forma bastante notória, o quanto gostam do local em que vivem e são felizes em sua comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Função quadrática contexto e aplicações no cotidiano(2018-09-03) ANDRÉ, Pedro Júnior dos Santos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179O presente trabalho inicia-se com um breve histórico sobre função, dando destaque a alguns matemáticos que tiveram fundamental importância para o seu desenvolvimento. Faz também uma abordagem dos conceitos de função, conceitos estes que foram fundamentais para a construção desse trabalho. Posteriormente abordou-se à evolução da função quadrática, falando dos matemáticos e sua respectiva importância para o desenvolvimento da função quadrática ao longo da história. Adentrando no assunto de função quadrática foram abordadas as definições, os gráficos, a forma canônica, zeros da função quadrática, máximo da função e mínimo, o vértice da parábola, a imagem, e o eixo de simetria e por ultimo foi desenvolvido as aplicações da função quadrática em diversas situações do cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA(2024-06-22) SILVA, Kelly Louise Costa da; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho é um estudo sobre a Matemática no cotidiano dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Capanema/PA buscamos contribuir no processo de ensino e aprendizagem por meio das quatro operações fundamentais e resolução de problemas, proporcionando ao aluno não apenas manipular símbolos e números, mas conduzi-lo de maneira que ele consiga fazer interpretação, compreensão e desenvolvimento do raciocínio lógico, de modo a construir no interlocutor a capacidade correlacionada aos seus conhecimentos do cotidiano. Tendo como objetivo identificar as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado nos conteúdos de Matemáticas, fato que impede a continuidade no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, em relacionados com suas práticas e contextos da realidade do seu dia a dia, utilizando-se das quatro operações fundamentais da matemática como ferramenta válida que alcance bons resultados na aprendizagem nos alunos dessa turma do 7º ano. Esta pesquisa pauta-se na pesquisa qualitativa. Como resultado o(a)s professor(a)s precisam estar em contínua busca de práticas pedagógicas que se relacionem com cotidiano do aluno(as), fazendo uso de técnicas coerentes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática na resolução de problemas do cotidiano(2022-09-01) SILVA, Arlan Oliveira; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O objetivo geral deste trabalho foi investigar no ensino de Matemática as contribuições da Modelagem Matemática na resolução de problemas do cotidiano. Especificamente buscou-se contextualizar historicamente a modelagem matemática; conceituar e definir a modelagem na educação matemática e por fim verificar a aplicabilidade da modelagem matemática no cotidiano dos alunos. Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, cuja coleta de materiais e informações se deu a partir de artigos, livros, revistas e publicações científicas sobre este assunto. A análise foi descritiva, permitindo ao pesquisador reduzir a distância entre a teoria e os dados, buscando descrever determinadas características do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que a Modelagem Matemática é uma forma crítica e criativa de atuação na realidade do cotidiano, permite maior participação dos alunos e se mostra uma metodologia atual, aberta, flexível e dinâmica, sendo capaz de transformar as aulas de matemática em espaços de construção coletiva do conhecimento, feito de maneira significativa e agradável. Desta forma, é possível afirmar que já existem alternativas e possibilidades de experimentos que podem ser realizados dentro de sala de aula, mesmo havendo desafios, que sejam o de ultrapassar o estudo teórico como base única, e mostrar a aplicabilidade do conhecimento matemático a partir do diálogo, permitindo novas metodologias de aprendizagem em sala de aula, relacionando o conhecimento matemático ao cotidiano dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação campo-cidade: reflexões acerca do percurso escolar e de vida de estudantes, Acará, PA(2019-10-08) OLIVEIRA, Vanessa Rosa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517O presente estudo teve como objetivos: mapear as noções/visões dos alunos a respeito das relações campo-cidade, do espaço rural e urbano, retratar as dinâmicas interativas que se processam durante os percursos casa-escola e escola-casa que marcam suas trajetórias de vidas e a escolar de estudantes, no intuito de uma reflexão mais fundamentada sobre essas categorias. Como metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, tomando observações no lócus da pesquisa, utilizando-se para a recolha de dados: a entrevista com três alunas, conversas informais com moradores da comunidade Igreja Nova Glória e, substancialmente a vivência das viagens na lancha escolar fazendo o trajeto casa-escola e escola-casa. Aponta-se como possíveis resultados, que durante tal deslocamento ocorre não somente o ir e vir até a escola, mas ocorre processos de convívios, aprendizados, trocas, ocorre a organização das rotinas de seus pais/responsáveis e dos alunos levando em conta o horário da lancha escolar. Em suma, no precesso de ir e vir entre o campo e a cidade pelo percurso escolar diário os estudantes tem a oportunidade de terem outras visões (educativas) dessas relações, que passam entre outras questões pela construção identitária que são estabelecidas durante o tempo que convivem, dentro da embarcação, inclusive com destaque aos relacionamentos que se dão com alunos residentes da cidade, com professores, com o condutor da lancha etc. Os estudantes aprendem uma forma de se relacionarem nos diferentes espaços, forma esta que se materializa em seu cotidiano, sem contar que seus próprios familiares transitam e se relacionam nos diferentes espaços, campo e cidade.