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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
    (2014) COSTA, Rosângela Rodrigues da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705
    Este estudo propõe como tema a cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade a partir da uma perspectiva do professor e do aluno. O intuito da pesquisa é abordar a importância dos conhecimentos da cultura local e sua influencia no conhecimento escolar dos alunos e de como os professores se utilizam desse conhecimento para avançar no processo ensino aprendizagem visando a oralidade, através da pesquisa de campo, analisou-se a utilização desses recursos metodológicos pelos profissionais da Escola São Tomé. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a revisão bibliográfica, a fim de descrever as teorias que abordassem a questão agrária e o meio rural, a formação docente, em meio a mudanças sócio educacionais e, em especial, da comunidade rural Camurituba Centro, tendo assim a compreensão dos caminhos que levam à qualidade dessa modalidade de ensino. Na pesquisa de campo realizada na escola São Tomé, foi aplicado um jogo para trabalhar com os alunos a diversidade cultural e um questionário com duas professoras e dois alunos e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade de ensinar o conteúdo escolar sem que haja perda de seu conhecimento familiar, pois nessas comunidades a sua influência cultural é muito forte junto às crianças se tornando um desafio aos professores. Os resultados mostraram que a formação docente carece de mais investimentos nessa área, é preciso capacitar os docentes, a boa vontade dos professores não é suficiente para a melhoria da educação do campo.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
    (2022-04-28) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este texto, fruto de pesquisa, busca dar visibilidade ao saber local em interface com o ensino de ciências, tomando as produções e formas de difusão dos saberes das águas, especialmente, por barqueiros que residem às proximidades do rio Acará-PA. O estudo centrado na abordagem qualitativa, fez uso de recursos da etnografia vista sob uma perspectiva de estar aprendendo aprofundando-a, alçando trabalho de campo e a construção de conhecimentos. Ainda, tomando como referencial teórico autores como Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), entre outros. Assinalamos as constantes movimentações de uma margem a outra do rio Acará, em que os barqueiros compartilham trocas e saberes nas suas trajetórias de vida e de trabalho. Os resultados indicam uma relação próxima com as águas ditada por sentimentos e valores desses sujeitos e, que possui interface com o ensino de ciências.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O documento curricular municipal de educação infantil e a valorização e preservação da identidade cultural de Soure-PA
    (2023-12-21) SANTOS, Yasmim Gonçalves dos; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065X
    A discursão sobre a temática currículo na área educacional é intensa e promove muito diálogo entre especialistas e profissionais da educação, buscando compreender, a importância e a finalidade desse documento, no campo da educação. Em Soure não é diferente. O currículo torna-se um documento alvo de estudos por profissionais do campo educacional que buscam torná-lo um documento orientador do trabalho docente, mais em uma perspectiva de valorização da identidade da cultural local como elemento significativo na formação do discente. Portanto, este trabalho objetiva-se em verificar a organização do DCM/EI e quais suas orientações para a prática docente; averiguar de que maneira, em suas diretrizes, ações e estratégias, o DCM/EI promove a valorização e preservação da identidade cultural local; identificar a contribuição do DCM/EI para a prática educativa desenvolvida na formação da infância mediante a preservação e valorização das identidades culturais do município de Soure-Pa. A importância deste estudo perpassa pela compreensão de como o Documento Curricular Municipal de Educação Infantil (DCM/EI) aborda a dimensão da cultura local no âmbito escolar, visto que a escola, como espaço formativo, deve estar compromissada em sua proposta pedagógica, com práticas educativas que formem cidadãos e que estes se reconheçam como sujeitos pertencentes e possuidores de uma identidade cultural própria o que favorece a preservação de sua história e da história de seu povo. Segundo Gomes (2006) a diversidade cultural é ilimitada e transversal e, no âmbito escolar, é considerada essencial para a formação humana. Daí que um currículo não pode deixar de considerar tal dimensão, negligenciando que somos todos sujeitos socio-histórico-culturais diversos. A cultura está diretamente interligada à educação e compreender como o DCM/EI, aqui tomado como objeto de análise, é utilizado na prática de educadores da Educação Infantil na perspectiva da formação de crianças com vistas à preservação e valorização da cultura local é a proposta deste artigo, a metodologia utilizada foi a análise documental, que de acordo com Sá-Silva; Almeida e Guindani “[...] é desenvolvida através da discussão que os temas e os dados suscitam e inclui geralmente o corpus da pesquisa, as referências bibliográficas e o modelo teórico” (2009, p. 11), sente sentido o Documento Curricular Municipal de Soure, com especificidade o nível de Educação Infantil foi elemento de investigação neste trabalho. Quanto o resultado, ao desejar a valorização da Cultura Local, precisa ser posta em prática no ambiente escolar, as tradições e os costumes sourenses. E, embora sejam feitas adaptações sobre a valorização da cultura em âmbito global, se faz necessário adequar o currículo e as propostas pedagógicas para que a valorização da cultura local seja um direito representativo e presente nos espaços escolares e educativos. A aprendizagem do aluno pode ocorrem em diversos lugares, afirmando assim que a escola já não é mais o único espaço para obtenção conhecimento e os docentes já não são mais os únicos detentores do saber. Qualquer tipo de adaptação curricular proposta deverá, em suas atividades educativas, respeitar a cultura de seus sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado como campo de pesquisa: discussões sobre gestão democrática e formação continuada no ambiente escolar
    (2023-12-14) OLIVEIRA, Luiz Felipe Carvalho; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este artigo foi elaborado com base nas experiências adquiridas durante o estágio supervisionado no curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará. O estágio curricular teve atividades orientadas por um projeto de intervenção e atualização de organização e gestão da escola, exigiu a redação do relatório de campo, que embasou as discussões desse estudo. Este artigo aborda como objetivo geral a discussão relacionada ao estágio como campo de promoção à pesquisa na gestão escolar e na coordenação pedagógica. Nesse sentido, o trabalho assume uma abordagem qualitativa. O artigo também aborda como objetivo específico a discussão da epistemologia como agente fundamental para o desenvolvimento das ações práticas tanto na coordenação pedagógica quanto na gestão escolar, apontando essa correlação também chamada de práxis dentro da dimensão do trabalho. Com o intuito de tornar a leitura de mais fácil compreensão o trabalho está divido em três tópicos respectivamente: O estágio como campo de pesquisa para a gestão escolar e a coordenação pedagógica; o trabalho da gestão escolar e coordenação pedagógica na escola pesquisada; o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada: Desafios para trabalhar a valorização da cultura local.
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