Navegando por Assunto "Cultura afro-brasileira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alimentação de terreiro na periferia de Belém: uma encruzilhada entre comidas sagradas e comidas do cotidiano(2023-07-03) AGUIAR, Valéria Cristina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Neste trabalho procurou-se evidenciar a cultura afro-brasileira, destacando sua importância e resistência na construção da culinária brasileira e regional. Externando, brevemente, como a estrutura racista afeta uma religião afro-brasileira hoje, ademais, apresentando como a alimentação pode ser um vínculo entre comidas de terreiros de umbanda e cozinhas “comuns”, na tentativa de diminuir o distanciamento e discriminações, para isso foi realizado através de entrevistas pratos pré-estabelecidos que são oferecidos e consumidos dentro da casa desde a escolha de seus ingredientes, sua confecção, simbologia ao que é servido ao público que são pratos comuns para a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental(2018-04-09) ARAGÃO, Almerinda Silva de; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de história do 5º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: discutir a relação entre a implementação da Lei 10639/03 e as novas perspectivas para a Política Nacional do Livro Didático (PNLD). Observar nos livros didáticos, como a cultura africana e afro-brasileira está sendo representada a partir da Lei 10.639/03 e verificar, a partir das imagens inseridas no livro didático, o que a criança, sobretudo as negras, pode aprender sobre si, sua cultura, sua ancestralidade. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica elaborada a partir de diversas publicações E também é documental, pois trabalha com as leis e os livros didáticos como fonte. O levantamento das informações, a análise e a interpretação dos dados pesquisados se deram através da investigação qualitativa descritiva, a partir do que tínhamos para saber como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos. Fundamentou-se em autores como Aguiar (2008), Albuquerque (2002), Batista (2003), Bittencourt (2009), Freitag (1987), Horikawa.; Jardilino (2017), Joly (2012), Landes (2011), Lajolo (1996), Lucci & Branco (2018), Lüdke (2003), Mattoso (2003), Moreira (2006), Munanga (/2017), Silva (2004) e outros. Apresenta-se como resultado a perspectiva de que há várias possibilidades de se ler uma imagem e não resumir em uma única e generalizante representação do espaço de atuação dos negros e a visão que se propaga sobre eles. Portanto, conclui-se que, a frequente omissão das experiências de vida do povo negro enquanto categoria social formadora da nação Brasileira, este aparece sempre na dualidade escravidão/mão de obra livre nos livros de 5º ano do Ensino Fundamental analisados. É bem nítido o escamoteamento dessa parcela da população, bem como a simplificação ou a redução da sua contribuição cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) No bater da palma, o "lundu" se torna "dança" - a "dança" que me torna "professor(a)"(2023-12-16) PANTOJA, Antonio Benedito Lima; TAVERNARD, Cássio Mauro Oliveira; ROSÁRIO, Daísa Gomes doEsse "Trabalho de Curso - TCC", intitulado: "No bater da palma, o "Lundu" se torna "Dança" - A "Dança" que me torna "Professor(a)". Teve como problema de pesquisa: "Saber qual a importância de conhecer a origem e a história do "Lundu Marajoara" relacionado ao processo de formação do professor de dança e suas contribuições para a cultura de "Soure e da Amazônia". Para o desenvolvimento de sua metodologia de pesquisa teve como principal aporte teórico o conceito de "memória cultural" de forma a alicerçar uma concepção de tipo de pesquisa pautada na ideia de "corpo-arquivo". O trabalho ficou organizado em três capitulos: Capitulo 1 - A CONSTRUÇÃO DOS LAÇOS DE AMIZADE QUE ME LEVARAM A DANÇA; Capitulo 2 - A CHEGADA AO CRUZEIRINHO E O ENCONTRO COM O LUNDU MARAJOARA; Capitulo 3 - TERCEIRO A VIVÊNCIA E A PRÁTICA NA DANÇA DO LUND MARAJOARA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MINHA FORMAÇÃO ENQUANTO O PROFESSOR(A) DE DANÇA. O estudo visa trazer contribuições para os cidadãos do município de "Soure" ao propiciar auto-reconhecimento quanto sua riqueza cultural e sua história enquanto sociedade que tem importância não só para os moradores do município de "Soure" mas também para a história e a cultura do Marajó e da Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resistência e Luta racial: o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental e a importância da etnicidade(2024-11-01) ALMEIDA, Lorenna Monteiro; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho foi realizado a partir da experiência da disciplina Estágio Supervisionado no ensino fundamental, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará(UFPA). Este trabalho se deu por meio de um projeto didático pedagógico que tinha por objetivo destacar a necessidade da disciplina de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura e fortalecer a discussão sobre a importância do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste processo, também alimentou debate sobre a relevância de histórias de pessoas negras, lembrando a importância de valorizar o povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira, assunto trazido ao 3º ano do ensino fundamental no intuito de se voltar para a importância dos povos africanos na formação social, histórica e cultural do meio em que vivem. Portanto, através de atividades participativas e educativas, procurou-se envolver os estudantes em discussões sobre a história e a cultura afro-brasileira, incentivando o respeito e a valorização da diversidade, uma visão mais inclusiva e crítica sobre as desigualdades sociais e raciais ainda presentes. Por fim, pode se deixar evidente que o trabalho só pôde ter êxito com a junção de pesquisa e experiências, sendo a escolarização básica e o estágio na educação, um espaço que pode dar o pontapé inicial e privilegiado para esse aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O sagrado feminino de mim: uma poética cênica das mães ancestrais(2018-12-21) MARTINS, Darciana de Fátima da Cruz; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776Este trabalho objetivou construir um processo de investigação poética cênica, tomando como referência as mães ancestrais das matrizes africanas e afro-brasileira e a noção de Sagrado Feminino Negro (RIBEIRO, 2017), possibilidades e descobertas da construção corporal dos arquétipos de algumas energias do panteão feminino como: Yiamí Óssóróngá a maior representação do sagrado feminino nestas religiões, e Nanã Buruku a matriarca e anciã dessas matrizes. Para tanto, construo minhas próprias narrativas corporais num processo artístico pessoal em dialogo com essas energias sagradas, estabelecendo uma linha direta e particular com minha ancestralidade, religiosidade e principalmente minha personalidade na construção cênica da Ajê em mim. Tomando como referência metodológica a Etnocenologia e articulando os conceitos de Vianna (2005), Verger (1982), Mendes (2010), Foucault (1926), Ponty (1999). O estudo revelou que meu processo de criação foi o resultado de todas as encantarias que passei no percurso desta pesquisa. Alcancei como resultado, relações entre as minhas encantarias e das energias que escolhi como proposta de criação cênica, ou seja, consegui no processo de criação a reflexão dos meus próprios caminhos de vida.