Navegando por Assunto "Cuidado pré-natal"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pré-natal: entraves e desafios(2019-07-18) GOMES, Lisandra Cristina Barbosa; LIMA, Maria de Nazare Alves de; http://lattes.cnpq.br/4610926200786461Este estudo visa compreender os principais entraves e dificuldades enfrentados por gestantes para iniciar e dar continuidade ao pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e relatar as possíveis soluções para redução e/ou resolução das problemáticas que interferem negativamente em sua assistência pré-natal, a partir da percepção das gestantes. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de abordagem qualitativa. Marco teórico-metodológico apresentado na Teoria de Foucault (1989) que embasou a discussão sobre as relações de poder entre as instituições, profissionais de saúde e usuárias que buscaram assistência pré-natal. Foi realizado na UBS, localizada no bairro do Guamá, em Belém/PA, vinculada à Secretaria Municipal. Envolveu 15 gestantes matriculadas no pré-natal desta UBS/Guamá; adotaram-se como critérios de inclusão primigesta a partir do 6º mês de gestação, que iniciaram o pré-natal tardiamente; como critérios de exclusão, gestantes multíparas e/ou menores de 18 anos e/ou que não aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados foi feita mediante entrevista individual, face a face, semiestruturada de perguntas abertas e fechadas relacionadas às problemáticas encontradas por cada gestante para iniciar e/ou dar continuidade ao pré-natal e sobre medidas que podem ser adotadas para reduzir ou solucioná-los partindo da concepção dessas gestantes. A análise dos dados foi feita mediante método de análise de conteúdo de Bardin. O estudo respeitou as normas e diretrizes estabelecidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e submetido à avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) - ICS/UFPA para autorização do início da pesquisa. Mediante análise dos resultados, percebeu-se que os fatores socioeconômicos não influenciaram de modo significativo na descontinuidade ou adiamento da assistência pré-natal, sendo superados pelas barreiras institucionais que foram os principais obstáculos para falta de acessibilidade nos serviços e alto grau de insatisfação das usuárias com a assistência ofertada. Foi permitido concluir que as questões relativas ao mau atendimento vão muito além da estrutura do serviço. Perpassam pelas políticas públicas de saúde, gestão dos serviços, e humanização dos profissionais para realização de boas práticas de atendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prevalência da infecção pelo vírus T-linfotrópico humano em mulheres grávidas atendidas em unidades de saúde do município de Belém, Pará, Brasil(2022-07-11) LIRA, Adrielly Pinheiro; MACHADO, Luiz Fernando Almeida; http://lattes.cnpq.br/8099461017092882; https://orcid.org/0000-0002-4571-4715Objetivo: Descrever a ocorrência de HTLV em gestantes atendidas em Unidade Básica de Saúde da cidade de Belém, Estado do Pará, Região Norte do Brasil. Métodos: Estudo descritivo realizado, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, com gestantes que procuraram as Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do pré-natal. Para diagnostico, cada amostra foi submetida ao teste de triagem (ELISA) Ensaio imunoenzimatico, e para confirmação foram utilizados o Western Blot e qPCR. Resultados: Participaram da pesquisa 450 gestantes, a maioria das participantes estavam na faixa etária de 20 a 29 anos (269/450; 60%), heterossexuais com parceiro estável (419/450; 93,11%), casadas (288/450; 64%), tinham de 1 a 3 filhos (348/450; 77,33%), estavam cursando e/ou completaram o ensino médio ou ensino superior (338/450; 75%) e com a renda familiar de até um salário mínimo (339/450; 75%). Neste presente estudo, nenhuma paciente apresentou sorologia positiva para HTLV. Conclusões: A prevalência de HTLV, na população estudada encontra-se abaixo das encontradas por diversos autores , tal dado não pode ser interpretado como ausência de risco nas gestantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sífilis congênita, escolaridade materna e cuidado pré-natal no Pará entre 2010 e 2020: um estudo descritivo(2022) SILVA, Jean Marcos Souza da; NASCIMENTO, Rodrigo Lima do; MIRANDA, Esther Castello Branco Mello; http://lattes.cnpq.br/2603804265819507; https://orcid.org/0000-0002-3618-3166A sífilis é uma doença infectocontagiosa provocada por uma espiroqueta, o Treponema pallidum, cuja transmissão ocorre por contato sexual e por via transplacentária (transmissão vertical). A sífilis congênita é a consequência da disseminação do Treponema pallidum por via hematogênica, da genitora infectada não tratada ou inadequadamente tratada durante a gestação para o feto. Ao analisar o nível educacional de uma população é possível inferir indiretamente suas condições de renda, acesso à serviços de saúde, bem como hábitos alimentares, higiênicos e comportamentais. A escolaridade apresenta as condições socioeconômicas, que podem ser vistas como determinantes de saúde e bem-estar. A atenção pré-natal de qualidade e humanizada é essencial para a saúde materna e neonatal. O cuidado à gestante deve incluir atitudes de prevenção e promoção de saúde, além do diagnóstico e tratamento adequado dos eventuais problemas que surgirem neste período. O objetivo é descrever o perfil epidemiológico de sífilis congênita no período de 2010 a 2020 no estado do Pará e relacionar às condições maternas como escolaridade, realização ou não realização do acompanhamento pré-natal e a evolução dos casos confirmados. Trata-se de um estudo transversal, com delineamento descritivo e usando abordagem quantitativa. Os dados apurados foram referentes à incidência de sífilis congênita no estado do Pará, localizado na região Norte do Brasil, no período de 2010 a 2020. O número de casos confirmados e notificados de sífilis congênita no Pará, de 2010 a 2020, totalizou 7.170 casos. Ao observar os dados sobre a escolaridade da genitora, 24,4% (1.754) não haviam completado o ensino fundamental II (quinta a oitava série). O valor de ignorado/branco para a escolaridade materna correspondeu a 26,4% (1896) da amostra. O acompanhamento pré-natal foi realizado por 84,5% (6.058) das mães e não realizado por 12,8% (920), ignorado/branco 2,7% (192). A assistência pré-natal é uma ferramenta importante para a prevenção e controle da sífilis congênita, sendo o seu controle classificado como um indicador de qualidade da atenção pré-natal, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). No Pará, a maior parte dos casos teve a escolaridade materna ignorada (26,4%) e as mães que não haviam completado a quinta a oitava série corresponderam a 24,4%. Torna-se visível a deficiência no sistema de notificação, devido ao grau elevado de subnotificação em relação à escolaridade das mães.