Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Creative process"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A imagem que vivi: o lugar da Arte em minha trajetória enquanto artista-professor
    (2021-02-25) SILVA, Marcos Vinicius Gomes; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704
    O presente trabalho é fruto das nuances entre as experiências de vida e a criação artística. Focada no processo criativo pessoal, a pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as influências do contexto cultural e geográfico ao qual vivi e sua ligação direta com a forma com a qual observo, represento e ressignifico o mundo mediante a realidade pandêmica/covid19. Por meio disto, procuro ressaltar a importância do desenho, jogos na minha infância, o ensino/aprendizagem da iniciação artística na escola que desbravaram em mim territórios da sensibilidade e da imaginação criativa para a minha construção artística, pautada na leitura e na construção de imagens. A pesquisa está dividida em introdução, três capítulos e nas considerações finais sobre a pesquisa. Os resultados apontam para os significados identitários da realidade tais como vivências experienciadas no período pandêmico envolvendo solidão, ansiedade, afeto e cura, que resultaram na elaboração de quatro imagens com influências do contexto vivido em sua criação, gerando assim as imagens intituladas “A Solitude”, “A Ruptura”, “O Amparo” e “A Cura”, que compõem a série “A Paixão do Ordinário”.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Olhos eletrônicos sobre o corpo pandêmico: uma poética da criação em dança sob filmagem
    (2021-10-18) RODRIGUES, Airleise Sarges; LIMA, Paulo César de
    Este estudo trata-se de uma pesquisa teórico-prática sobre o processo de criação em vídeodança, em que eu, enquanto artista da cena, busco a partir da temática da pandemia, analisar o meu próprio corpo em meio a crise sanitária e, ao mesmo tempo, elaborar uma vídeodança que tenha por meta mostrar um corpo híbrido e influenciado pelo momento pandêmico, buscando responder a pergunta norteadora: como se configura o processo criativo em dança, no momento em que eu me coloco na frente da câmera? Assim, procurei dialogar à luz de teorias da vídeodança do corpo e do processo criativo de renomados teóricos como Lobo e Navas (2008), Ostrower (2008), Merleau-Ponty (1999) e outros. Esta experiência me fez perceber a plasticidade do processo criativo e das sensações corporais que dialogam constantemente com a filmagem inaugurando um novo corpo, uma nova dança. Espero contribuir com a comunidade de Educação Física por meio do entendimento da corporeidade e sua relação com a tecnologia, neste caso, a câmera de celular.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia Teatral: o processo criativo d'a casa da Bernarda Alba
    (2021-08-27) SILVA, Dídimo Luan Neves da; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704
    O presente trabalho relata como foi o processo criativo do espetáculo “A casa da Bernarda Alba”, uma prática teatral coletiva que faz parte dos cursos técnicos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Dirigidas pelas diretoras/professoras Karine Jansen e Larissa Latif e atuação dos alunos da turma de 2018. O processo criativo compreende duas disciplinas do Curso Técnico de Nível Médio em Arte Dramática – Ênfase na Formação do Ator: Técnicas de atuação I e Criação de Espetáculo I. Adotamos como horizonte teórico-metodológico; dois autores que fazem parte da Bibliografia Básica destas disciplinas; Viola Spolin que trata da improvisação para o teatro e Constantin Stanislavski com seu método da Análise Ativa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA