Navegando por Assunto "Creation Process"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desabafo: memórias de uma casa em descobrimento(2019-12-18) TEIXEIRA, Marta Franco; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207A presente pesquisa, escrita em forma de diário-memorial utilizando o método fenomenológico, relata sobre o bullying, vivido por agressões verbal, moral e psicológica, esta cicatriz surgiu no âmbito familiar e perdura até a atualidade, mas em menor frequência. A pesquisa comenta sobre o desabafar dessas agressões por meio da dança-teatro, intitulada deste modo após o início do estudo na graduação em teatro. Esse curso disponibilizou, além de um desabafar artístico mais aprimorado, uma pessoa como caminho para uma maior aproximação com o Divino na trajetória escrita e esta proximidade contribuiu para um processo criativo, o qual resultou em uma apresentação prática desta pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dramarcor: Poéticas de criação do escritor-dramaturgo(2022-11-25) SILVA, Andrey Jandison da; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285; BRITO, Maria dos Remédios de; FLORES, Andréa Bentes Flores; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416O que vem antes da escrita? Esse questionamento é a gênese dessa pesquisa, que se propõe a investigar a importância da observação do cotidiano e da escrita nos processos de criação de dramaturgias. Para refletir sobre o que é a dramaturgia na contemporaneidade, são apresentados alguns recortes de teóricos do teatro e da filosofia, também para pensar a figura do dramaturgo e do escritor, e dissolver limites entre esses dois fazeres artísticos. Assim, é invocada a figura do escritor-dramaturgo, um criador que observa a vida, capturando-a através de múltiplas escritas, e com isso concebendo suas dramaturgias. O objetivo é teorizar um processo criativo a partir da criação de conceitos, sendo os três centrais a epifania, o cristal episodial e a pintura fabulatória, que se referem aos exercícios do olhar, de apanhar momentos, memórias, delírios e sonhos que atravessam o corpo do escritor-dramaturgo. Essas capturas tornam-se a matéria da sua alquimia, seu processo criativo, sua feitiçaria: as suas múltiplas escritas e linguagens.