Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Covid-19 pandemic"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da aprendizagem na pandemia da COVID-19 em escolas do município de Abaetetuba-Pará: dificuldades e desafios
    (2022-12-16) OLIVEIRA, Andreia Santos; CARNEIRO, Daiane Vaz; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como tema a avaliação da aprendizagem durante o período da Pandemia da Covid-19, na rede municipal de Abaetetuba-Pará, de modo a analisar os impactos causados à aprendizagem aos alunos da alfabetização. A pesquisa é norteada levando-se em conta a seguinte questão: como ocorreu a avaliação da aprendizagem durante o período em que as aulas das escolas municipais de Abaetetuba-Pará ocorreram na modalidade remota e/ou a distância e que impactos na aprendizagem podem ser observados? Desse modo, o objetivo é analisar a forma como a avaliação da aprendizagem foi concebida durante a pandemia e os impactos causados na aprendizagem dos alunos da alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo, foi desenvolvida considerando a realidade da Escola Dom Ângelo Frosi, e teve como procedimento metodológico de coleta de dados, a realização de entrevistas feitas a professores da alfabetização da escola. Para amparar teoricamente a pesquisa no que tange a concepção de avaliação da aprendizagem, foi considerado os estudos de teóricos de Perrenoud (1999); Lukesi (2002); Esteban (1992), entre outros. Com base nos dados direcionados à questão e a análise feita sobre a avaliação qualitativa e diagnóstica, avaliar a aprendizagem no ensino remoto se tornou o maior desafio para os professores da alfabetização, tendo em vista vários fatores que comprometeram a aprendizagem dos alunos durante o período em que o ensino se deu a distância, trazendo, dessa forma, inúmeros impactos ao processo de ensino-aprendizagem no retorno presencial. Sendo assim, conclui-se a proposta de avaliação da Secretaria Municipal de Educação em avaliar os alunos com base nas atividades realizadas a distância durante a pandemia, não foi eficaz tornando-se um desafio aos professores no retorno das aulas presenciais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    "Avaliar através do olhar do outro": a avaliação na educação infantil em tempos de pandemia
    (2022-08-26) LOPES, Jodelma de Campos; SOARES, Dinéia Maria Veloso; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    Esse presente artigo problematiza como foi realizada a avaliação na Educação Infantil durante a Pandemia do Covid-19 através do ensino remoto e a retomada das aulas presenciais, no Centro Educacional Criança Feliz, com relatos de duas professoras através de um questionário aberto. Utilizamos um levantamento bibliográfico sobre concepção de infância, avaliação, avaliação na Educação Infantil e um breve relato sobre a Pandemia do Covid-19, que nos permitiu analisar, enfatizar de forma crítica e reflexiva as falas das professoras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cibercultura na formação docente: memórias, narrativas e experiências em tempos de pandemia.
    (2023-05-12) MOREIRA, Judith Anteles; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
    Neste trabalho relato a minha trajetória acadêmica com foco nas atividades curriculares realizadas por meio das Tecnologias Digitais em Rede. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi inspirada na escrevivência para montar a minha narrativa, isto é, as memórias e as vivências iniciais e as descobertas coletivas em todo o percurso da graduação, no período de 2018 a 2023. As experiencias narradas foram extraídas de conversas de grupos de WhatsApp e de atividades postadas na plataforma google classron. Concluo que os conhecimentos e as vivências com o uso dessas tecnologias digitais mesmo que de forma limitada, me permitiram acreditar que além de espaços e lugares plurais, essas redes educativas também contribuem com nossa formação docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de História e a Educação Indígena: desafios e possibilidades durante a Pandemia da Covid-19 na Escola Municipal Indígena Kokokangroti em Altamira-PA
    (2022-12-12) SANTOS, Rafael Leal; ALVARES, Wellington de Pinho; http://lattes.cnpq.br/9113165346538917; https://orcid.org/0000-0001-7799-9762
    O ensino de história, a educação indígena e os desafios encontrados durante a pandemia da COVID-19 são questões a serem discutidas nesta pesquisa. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar os desafios da educação indígena, refletidas sobre as práticas educacionais no ensino de História do cotidiano escolar da escola Municipal indígena kokokangroti durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa utiliza o método participante, vinculando-se à teoria-prática e ao pensamento-ação, por meio do planejamento e estratégias pedagógicas que inserem e ressignificam os conteúdos de história e cultura indígena. Onde o ensino de História deve ser fundamentado na cultura das comunidades indígenas, onde a educação escolar pode ser de grande relevância nesse processo, ou seja, um processo de disseminação e construção de conhecimento entre os povos. Diante disso, foi desenvolvida uma oficina com o tema: um olhar sobre a comunidade no ensino de história. Na qual, a cultura e resistência dos povos indígenas do médio Xingu deve ser vista e ouvida pelos próprios indígenas e pela sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA