Navegando por Assunto "Country children"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O atendimento da educação infantil em contextos rurais: problematizando o assunto(2022-12-14) MARGALHO, Franciléia Sardinha; MARQUES, Maria Luciane Gomes Ribeiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O artigo trata do atendimento da Educação Infantil do Campo, no município de AbaetetubaPA. Assim, o estudo objetivou compreender a educação de crianças em áreas rurais, elucidando a política educacional e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem neste nível de ensino. Para isso, tomamos como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, somado a nossa experiência como docente desses contextos e nesta cidade. Foram úteis os referenciais de autores/as, tais como Gomes (2009), Kuhlmann Jr (1998), Oliveira (2002), além das legislações que abarcam o tema da Educação do Campo, da Educação Infantil do Campo e da Educação Infantil. Do estudo, podemos dizer que temos uma política educacional que diz da especificidade da Educação Infantil do Campo, porém os aprendizados e práticas educativas carecem serem condizentes às necessidades das crianças do campo que passa, entre outros fatores, pela formação docente (inicial e continuada) para essa fase escolar como fator fundamental. Isto, se continuamos desejos de uma educação de crianças em suas infâncias do/no campo.