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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RELAÇÃO COM A IDENTIDADE LOCAL: reflexões a partir da escola São Tomé em Breves – Pará
    (2021-01-20) COELHO, Helda Góes; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este trabalho trata da relação da educação do campo com a identidade local, a partir da prática docente materializada na Escola São Tomé, no município de Breves. Procura responder a seguinte problemática: A prática pedagógica materializada na Escola do campo São Tomé, em Breves no Marajó, contribui com o reconhecimento da identidade local e o fortalecimento identitário dos alunos, enquanto cidadãos do território amazônico marajoara? Tem-se por objetivo geral: Identificar se a prática pedagógica concretizada na escola-lócus dialoga com os pressupostos do paradigma de educação do campo. No campo metodológico enveredamos pela pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental sobre Educação do Campo; realização de entrevistas semiestruturadas com dois professores, uma coordenadora pedagógica, e três discentes do quinto ano da referida instituição; organização e análise dos dados a partir de pressupostos da perspectiva dialética materialista. Os dados obtidos empíricos em diálogo com a base teórica apontaram que na escola São Tomé são desenvolvidas práticas que visam o reconhecimento da identidade local e a identificação dos alunos com o campo. Contudo, há obstáculos e desafios cotidianos que limitam o processo de ensino e de educação no campo, dentre eles: a formação docente, a não identificação do (a) professor (a) com a Educação do Campo, a rotatividade dos professores, a falta de formação continuada, a infraestrutura precária da escola e a falta de recursos didáticos e de transporte escolar. Todavia, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos diários, os alunos gostam e se sentem bem na escola, e se veem enquanto sujeitos do campo. Concluímos assim, que a prática pedagógica materializada na escola São Tomé, em Breves contribui com o fortalecimento da identidade local e a identificação dos educandos com o território rural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo dos processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil E Fundamental Professora Mercedes Costa de Loureiro no município de Santarém Novo/ PA
    (2023-07-13) FERREIRA, Maria Gislanne de Sousa Silva; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450
    Este trabalho tem como objetivo investigar os processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Mercedes Costa de Loureiro, localizada em Santarém Novo, Pará. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em estudos de Brandão (1981), Libâneo (2013), Beltrame (2009), Hage (2010) e outros teóricos. O estudo constatou que a Educação do Campo, especialmente as turmas multisseriadas, enfrenta dificuldades de visibilidade nas políticas públicas. A pesquisa encontrou obstáculos para acessar informações relevantes, como o Censo Escolar e avaliações da qualidade da educação, que acabam excluindo das avaliações turmas com poucos alunos na Educação Básica. Além das dificuldades enfrentadas pelas escolas rurais, a heterogeneidade das turmas, com alunos de diferentes faixas etárias, contribui para a redução da qualidade do ensino nesse modelo. Apesar dos desafios, a maioria dos profissionais e das famílias envolvidas demonstra interesse em melhorar o ensino e facilitar a aprendizagem. Apesar dos avanços na educação do Campo no Brasil, ainda existem dificuldades e desafios diários para atender às necessidades desses alunos.
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