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Navegando por Assunto "Corpo como suporte da arte"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Corpoesia: uma autoetnografia do corpo poema
    (2023-12-13) ALVEZ, Renata dos Santos; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Esta pesquisa apresenta a investigação preliminar do corpo-poema ao qual denominei Corpoesia3, na qual trago a relação da dança em meu corpo e as poesias escritas por mim. Corpoesia é a junção de dois substantivos: Corpo e Poesia, os quais me são claros no entrelace de gestos transfigurados (MENDES, 2010). Este neologismo se deu durante o caos de um ano pandêmico, com a perda de sua identidade, esse corpo precisou se encontrar e desencontrar, dissecando os caminhos por suas trajetórias na dança e na poesia. Houve, assim, o (re)encontro do corpo – dança e do corpo-poema4, entrelaçando a arte, criando o Corpoesia, tornando uma dança do eu, dança que vem do íntimo do intérprete criador. Este artigo tem como referência principal a autoetinografia, com a autora Sandra Meyer, partindo do fragmento de um estudo com o próprio corpo e a própria criação. Tornando-me criador e criatura, pesquisadora participante do meu processo criativo em dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpos “Infames”: entre o controle normativo e a transgressão artística teatral
    (2020-10-07) SOUZA, Nilson Milas Chucre de; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241
    “Corpos ‘Infames’: entre o controle normativo e a transgressão artística teatral” é a junção de dois momentos muito importantes para a minha história, onde reúno elementos, sinais e cicatrizes de uma vida que foi bombardeada pela normatividade social e dogmas religiosos que permearam minha infância e adolescência e, até hoje, refletem na minha vida adulta como artista e educador. A relação com o corpo está em todos os pontos desta escrita. Um corpo, incialmente, preparado para adorar e servir, porém, por conta de uma libertação moral, toma um rumo diferente. A vida foi o principal palco para que este corpo se moldasse e desabrochasse para sentimentos e desejos que lhe foram represados na comunidade cristã. As cicatrizes de escolhas e ações foram aparecendo no meio dessa trajetória, em cada momento que a vida tentava responder às suas inquietações. Um pai que controlava a ação “cristã” de cada filho, uma doutrina que afastava o corpo e a mente dos seus desejos particulares, e até mesmos as descobertas sexuais fizeram brotar feridas de culpa, vergonha e medo durante o período que ainda frequentava a igreja. Com o tempo, este corpo descobre na arte a libertação e o caminho para expurgar esses medos; na literatura, no cinema, na música e no teatro via a vida passar pela frente dos meus olhos e identificava, encontrava histórias como a minha, os conflitos e as dores parecidos, corpos que lutavam para sobreviver aos maus-tratos dessa normatividade cotidiana opressora, corpos “infames” como o meu. Assim, as cicatrizes de um Corpo Infame passam a fazer parte dessa narrativa, onde o elemento escrito e encenando ilustram muitas vidas, não apenas a minha.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    De corpo objeto a corpo cena: quando a dor de um segredo carregado no tempo transformou-se em poética da cena
    (2023-05-29) LACERDA, Suzi Cristina da Silva; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241
    Este artigo é um memorial descritivo do processo de criação da cena apresentada na disciplina Dramaturgia do Ator. A escrita e poética cênica partem de experiências vividas pela autora durante sua infância e adolescência, experiências que deixaram marcas, muitas não visíveis e que se tornaram arte por meio do trabalho apresentado. Para descrever esse processo a autora se utiliza de conceitos como partitura de Eugênio Barba, dramaturgia do ator de Wlad Lima e Teatro da Crueldade de Antonin Artaud.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Flores para Pietá: análise do processo transcultural de um corpo sagrado/subversivo e reflexões sobre performance e reperformance
    (2019-09-16) ROCHA, Raphael Andrade; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Esta monografia é um processo descritivo do trabalho artístico performático intitulado: “Flores para Pietá”, performance esta que apresentei duas vezes em Belém do Pará e quatro vezes na Europa ocidental. Aqui, contextualizarei o caráter indefinido da noção de performance, bem como as instabilidades e transitoriedades encontradas no fulcro de seu entendimento e o relacionarei com a neologia reperformance, que serviu como base metodológica deste trabalho. Explicitarei, também, conceitos sobre sacralidade e subversão na ótica diacrônica e sincrônica e trarei questões referentes ao corpo e como o mesmo carrega uma potência que permite a conscientização das relações humanas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mulheres que habitam em mim: um olhar sobre o feminino ancestral familiar como fio indutor para experiências de imersão e emersão em dança
    (2023-10-20) ARAÚJO, Thays Amanda Mesquita de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso organizado conforme a Instrução normativa Nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso – TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o Art.4°, parágrafo I que concerne à elaboração de artigo científico. Diante disso, este trabalho apresenta o início de um processo criativo que envolveu escrevivências (Evaristo, 2018) a partir das experiências de imersão e emersão em dança (Souza,2022) intituladas “Tríade de Memórias Ancestrais”, as quais apontaram três desdobramentos, a saber: memórias do benzer com a minha mãe; memórias e brincadeiras da infância nos igarapés e memórias do benzer no terreiro da minha avó. O objetivo da pesquisa foi reafirmar meu corpo afro-indígena, periférico, filha de Yabá, artista, a partir da percepção do poder dos diferentes femininos que compõem minha trajetória ancestral de vida e artística. Logo, o artigo parte das escrevivências como orientação teórico-metodológica usando como Evaristo (2018) e Soares (2017) no que tange à realização das experimentações. Para processos de criação em dança partiu-se da concepção de EIES (experiências de imersão e emersão) fundamentada por Souza (2022). Destacase, ainda, outros referenciais importantes como: Oliveira e Cunha (2022) e Martins (2003). Os resultados da pesquisa revelaram a importância de se reafirmar e dar visibilidade às memórias ancestrais femininas familiares afro-indígenas como fio indutor para processos de criação como campo prático de saberes, expressões e subjetividades de resistência que, também, contribuem em suas epistemes como campo de conhecimento no fazer-pensar em dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Registros e condicionamentos na memória corporal: estudos preliminares para aquisição de repertórios corporais
    (2023-12-14) OLIVEIRA, Maria Eduarda Soares de; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Este trabalho de conclusão de curso versa sobre uma abordagem acerca do condicionamento de repertórios corporais, especificamente sobre o trajeto na aquisição de informações corpóreas dentro das perspectivas fenomenológicas em sala de aula, com embasamento de inúmeros estudos conceituais do ‘ser-no-mundo’ em uma esfera artística de experimentos e inserção no mundo profissional; de diversas realidades pessoais, sociais e, principalmente, de valores e concepções de vida. Esta pesquisa propicia, portanto, objetivos gerais e específicos no que tange a administração de artistas com seus corpos dançantes por meio de experiências metodológicas e estratégicas com: 1) estudos teóricos e seus conceitos acerca da ciência da motricidade humana e os comportamentos corporais; 2) investigações comportamentais dos sujeitos artísticos e como eles agenciam estes movimentos em suas linguagens de identificação; 3) desenvolvimento metodológico-experiencial para o trabalho da potencialização destas memórias corporais. Para isso, tal pesquisa será dividida em tópicos e discorrerá no que diz respeito aos processos da permissão condicionada para um campo corporal versátil e de propriocepção, bem como atravessamentos captados durante dinâmicas, propostas didáticas sugeridas e a realização de entrevistas para o estudo das sensações e descobertas adquiridas durante o processo, feitas por mim, Maria Eduarda, dentro do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, espaço coordenado pelos diretores e proprietários Maria Lúcia Ribeiro de Azeredo e Thiago Mendes Parente, juntamente com a colaboração acadêmica da Profa. Dra. Bene Martins — FADAN, cujo plano de propostas aplicadas debruçou-se na práxis docente em instituições de ensino não-formal, a partir dos conhecimentos agenciados durante o curso de Licenciatura em Dança. Nesse sentido, este estudo dialoga com os seguintes autores: Nóbrega (2008), a qual abarca aspectos do corpo, da percepção e do conhecimento embasados em MerleauPonty; Merleau-Ponty (1945) propriamente dito e igualmente apresentando enfoques da fenomenologia da percepção; Resende e Silva (2019) no que concerne a princípios organizativos de movimento em dança contemporânea; Ferreira (2010) enquanto guias no que se refere ao corpo em sua totalidade dentro dos parâmetros reflexivos de Ponty e entre outras referências. Desse modo, analisa-se uma (in) conclusão no âmbito indagativo destes experimentos corpóreos e futuramente versáteis, elaborado e aplicado por mim, graduanda Maria Eduarda Oliveira, juntamente das turmas selecionadas para a fortificação destas pesquisas preliminares. Tais como transbordares adquiridos durante toda a observação-prática em campo e, igualmente, como parte fundamental das pesquisas a fim de viabilizar possibilidades e apresentar a relevância deste corpo aberto, disponível e recheado de repertórios facilitadores de um fazer artístico diversificado.
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