Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Corpo Humano"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sentimentos e representações do corpo humano por crianças dos anos iniciais
    (2017-12-22) SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de Sentimentos e Representações do Corpo Humano que as crianças possuem acerca do corpo, representado através de desenhos pelos alunos do 1°, 3° e 5° anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública no bairro Guamá em Belém/PA. Os sujeitos da pesquisa foram 30 crianças entre 5 e 12 anos de idade. A pesquisa postula uma abordagem qualitativa, fundamentada na teoria das Representações Sociais, nos conceitos de Corpo e Desenhos. A coleta de dados para a análise consta de: a) apresentação da proposta nas turmas para as crianças; b) solicitação de desenhos pelas crianças. As análises das produções de desenhos e entrevistas semi estruturadas tornou evidente aspectos do corpo que não são revelados no cotidiano escolar. Há desenhos que representam sentimentos de alegrias, de frustrações ou de decepções sobre algo está bem ou mistérios a serem revelados. As mãos aparecem como uma representação forte e significativa para as crianças do 1° ano. O coração foi a parte que mais significa o corpo para as crianças do 3° e do 5° ano escolar. Concluímos que os desenhos são linguagens diferentes da falada, mas há a necessidade de se saber o que o desenhante quis dizer ou sentiu ao colocar no papel aquela figura. O embora possa ser uma imagem inconsciente do desenhante ela tem uma função mediadora do pensamento, do corpo e da experiência que cada sujeito vivencia ou projeta como um sonho ou um fantasma.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA