Navegando por Assunto "Cordel literature"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da inserção do gênero cordel no ensino fundamental(2019-03-12) RODRIGUES, Esmeralda de Sousa; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O presente trabalho tem como tema “A importância Inserção do Gênero Cordel no Ensino Fundamental” na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Enedina Sampaio Melo-ESAM. Objetivou introduzir o gênero cordel no cotidiano da sala de aula de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Pesquisa foi feita no o período de 11 de maio a 15 de junho de 2018, por meio de um estudo de caso, com pesquisa qualitativa descritiva com utilização de levantamento bibliográfico de autores adeptos ao tema tais como: Abreu (1999), Aguiar (1996), Assis, (2011), Brito (2001), Candido (1972), Chartier (2011), Cosson (2014), Freire (2008), Lajolo (1993), Lajolo (1996), Martins (1994) e aplicação de questionário e também com atividades. Além de pesquisa quantitativa relatando os percentuais de alunos em relação à leitura, literatura e literatura de cordel, assim como enfatizam a importância de literatura de cordel de uso mais lúdica e prática no âmbito da sala de aula. Este trabalho pautou-se em três capitulo a saber, onde o primeiro tem como tema a formação da leitura: a prática social da leitura e obra literária, o segundo trata-se metodologia e o terceiro aborda análise e resultados.