Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Contos de fadas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contos de fadas no letramento de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
    (2018-04-06) CAVALCANTE, José Jaqueson Vieira; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633
    O presente estudo teve como objetivo analisar a importância dos contos de fadas como ferramenta auxiliadora no processo de letramento de uma turma do primeiro ano do ensino Fundamental de uma unidade de ensino pública municipal, situada no município de Castanhal – Pará. O estudo versa também sobre a importância e o incentivo que esse gênero literário proporciona à leitura. A pesquisa é de cunho qualitativo, em que se adotou como instrumento de coleta a observação direta e uso de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são duas professoras que atuam na rede de ensino municipal da Educação Infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Bamberguerd (2000); Barcellos e Neves (1995); Abramovich (1991; 1995), Coelho (1990), entre outros. Os resultados permitiram a partir desses instrumentos, identificar e analisar o processo de aquisição da leitura na referida sala do ensino fundamental e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo nas práticas da leitura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso dos contos de fadas na escola como proposta didático-metodológica para se discutir sentimentos e emoções
    (2019-01-10) REIS, Gabrielle Santos; FREIRE, Brennda Valléria do Rosário; http://lattes.cnpq.br/8793285817440471
    O artigo atravessa uma construção histórica, social e cultural da infância para alcançar a melhor visão pedagógica da criança nos dias de hoje, como um sujeito de direitos, autônomo, com desejos e opiniões próprias. Sob as noções de construção da personalidade e da aprendizagem à luz de Freud e Wallon, respectivamente, discute-se a escola como agente formador integral e ambiente acolhedor. O Brasil vive tempos sombrios de retrocesso, ameaça à liberdade de expressão e censura de uma escola sem educação sexual, mesmo diante de crescentes números de vítimas de abuso infantil com o maior índice de casos no seio da família, buscam-se métodos de garantir que a criança seja protegida e ensinada na escola. Os Contos de Fadas, cada vez mais frequentes para diagnóstico e terapia na clínica psicanalítica contemporânea, podem ser usados como estímulos a projeções de sentimentos e conflitos internos, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e psicológico da criança. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de campo, de natureza aplicada, na qual participaram 20 crianças em uma atividade de reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho para analisar a aplicação da técnica de projeção em crianças na sala de aula. Como resultado, percebeu-se que o uso do conto realmente surtiu o efeito esperado com as crianças, expressando principalmente aspectos de sexualidade e
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA