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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado como campo de pesquisa: discussões sobre gestão democrática e formação continuada no ambiente escolar
    (2023-12-14) OLIVEIRA, Luiz Felipe Carvalho; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este artigo foi elaborado com base nas experiências adquiridas durante o estágio supervisionado no curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará. O estágio curricular teve atividades orientadas por um projeto de intervenção e atualização de organização e gestão da escola, exigiu a redação do relatório de campo, que embasou as discussões desse estudo. Este artigo aborda como objetivo geral a discussão relacionada ao estágio como campo de promoção à pesquisa na gestão escolar e na coordenação pedagógica. Nesse sentido, o trabalho assume uma abordagem qualitativa. O artigo também aborda como objetivo específico a discussão da epistemologia como agente fundamental para o desenvolvimento das ações práticas tanto na coordenação pedagógica quanto na gestão escolar, apontando essa correlação também chamada de práxis dentro da dimensão do trabalho. Com o intuito de tornar a leitura de mais fácil compreensão o trabalho está divido em três tópicos respectivamente: O estágio como campo de pesquisa para a gestão escolar e a coordenação pedagógica; o trabalho da gestão escolar e coordenação pedagógica na escola pesquisada; o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada: Desafios para trabalhar a valorização da cultura local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os impactos socioambientais e a influência da educação ambiental na escola do campo: uma análise sobre as práticas pedagógicas na E.M.E.F Salomão Eschrique, comunidade Alto Brasil, interior do Pará
    (2019-07-05) SANTANA, Claudia Regina Linhares; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    O Brasil e o mundo vem enfrentando ao longo do tempo, problemas ambientais que passaram a comprometer a biodversidade existente em todo o planeta. Neste contexto, várias conferências mundiais foram realizadas para tratar desta problemática. Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento – SAD (IMAZON, 2019), o Pará que apresenta o maior índice de desmatamento da Amazônia Legal, lidera o hancking dos estados que mais desvastam em todo o Brasil e o município de Senador José Porfírio está inserido nesta estatística. Dessa forma, este trabalho de pesquisa propõe fazer uma análise sobre o nível de abordagem em Educação Ambiental na Escola do Campo em relação ao desmatamento e retirada de matas ciliares na região que circunda a comunidade do Alto Brasil, a 48 Km da sede do município e faz parte da extensão do Projeto de Assentamento Jurauá. A pesquisa foi realizada especificamente na EMEF Salomão Eschrique e o intuito do trabalho gira em torno de uma ação reflexiva frente às questões ambientais presentes na comunidade. A pesquisa ateve-se a algumas informações constantes nos Tempos Comunidades I, II, III e IV, realizados entre as alternâncias do Curso de Educação Campo da Universidade Federal do Pará e visa principalmente, verificar a percepção do aluno e corpo escolar em relação à Educação Ambiental, bem como se há ações que promovam estratégias pedagógicas na abordagem de temas ambientais presentes na vida do campesino. Os resultados demonstram, que o Sistema Modular de Ensino dificulta, além do ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza, a formulação de projetos didáticos voltados às questões ambientais, dificultando a Educação Ambiental na escola do campo. Após análise percebeu-se que outro fator importante, foi a formação do professor, que não condiz com a área do conhecimento em que trabalha. Além disso, não há formação continuada voltada especificamente para a Educação Ambiental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tragetória da educação básica à educação superior no curso de pedagogia e a experiência no Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC)
    (2019-08-11) SILVA, Leni Gomes da; REIS, Maria Izabel Alves dos; http://lattes.cnpq.br/0642009853913833
    Este Memorial é um Trabalho de Curso, e o relato da minha trajetória de formação da Educação Básica ao Ensino Superior e profissional, narrando a experiência no Programa a Alfabetização na Idade Certa/PNAIC. O objetivo foi analisar minha trajetória acadêmica e profissional. A metodologia utilizada, foi o memorial acadêmico que busca na memória o regate de um tempo de formação e de trabalho, subsidiado por uma bibliografia.Concluo que a vivência como estudante e professora, possibilitou-me ampliar os olhares sobre a formação inicial e continuada tanto minha, quanto dos professores que coordenei no PNAIC, me levando a compreender que minha trajetória acadêmica e profissional se complementaram na teoria e prática, que a experiência como coordenadora e formadora foi marcante na formação continuada dos professores, onde os desafios de uma educação com qualidade se fazem presente sempre.
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