Navegando por Assunto "Continuing Education"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Continuing education of English teachers in Brazil: challenges and perspectives for teaching practice(2024-08-30) SANTOS, Adriele Ferreira dos; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790A formação continuada de professores de inglês no Brasil é crucial para a melhoria contínua da prática docente, especialmente frente às rápidas mudanças pedagógicas e tecnológicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da formação continuada de professores de inglês entre 2014 e 2024. A metodologia empregada foi uma revisão sistemática da literatura, utilizando dados de artigos publicados e disponíveis no Google Acadêmico. Os resultados encontrados indicaram que os principais desafios incluem a resistência à mudança e a falta de recursos apropriados para a formação. Entre as perspectivas, destacaram-se a eficácia dos programas de formação online e das práticas colaborativas. A 3 análise revelou que, apesar das iniciativas promissoras, há uma necessidade de melhorar a adaptação dessas práticas às realidades regionais e de garantir uma implementação mais consistente. Em conclusão, embora a formação continuada seja essencial para o desenvolvimento profissional dos professores de inglês, a pesquisa destacou a necessidade de ajustes e expansões para superar barreiras estruturais e maximizar o impacto positivo na prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fórum de alfabetização leitura e escrita (FALE) Flor do Grão Pará: narrando histórias entre ensino, pesquisa e extensão(2021-10-07) COSTA, Andréa Queiroz; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Esta monografia apresenta como principal objetivo analisar a narrativa dos convidados e participantes do Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará, que foi meu objeto de pesquisa, durante o curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, analiso também, minha trajetória acadêmica e meu encontro com o objeto de pesquisa. A metodologia aplicada foi uma pesquisa narrativa que me permitiu compreender os significados e as características do processo de alfabetização e refletir sobre as práticas docentes através de diferentes aplicações, apresentadas nos cinco Fóruns apresentados nesta monografia. Num primeiro momento apresento o Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita, como um espaço de formação inicial e continuada de ensino, a criação do FALE Flor do Grão Pará e meu encontro com a pesquisa. Num segundo momento apresento, narro e analiso os FALES ocorridos nos anos de 2018 e 2019, ressalta-se que foi possível refletir a prática docente sobre as diferentes técnicas aplicadas nos encontros e no cotidiano das aulas na universidade. Portanto é fundamental a discussão em espaços de formação inicial e continuada, que permitem e contribuem para a profissionalização docente.