Navegando por Assunto "Contemporaneity"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Max Stirner e a construção da individualidade na contemporaneidade(2021-07-15) BRITO, Gabriel Nascimento; TAXI, Ricardo Araújo Dib; http://lattes.cnpq.br/2208519070757294O presente texto investiga as contribuições do autor Max Stirner para o desenvolvimento contemporâneo do conceito da individualidade. Para isso, propõe-se o estudo da vida e da obra do autor, especialmente de sua obra de maior impacto à época, o livro “O Único e a sua Propriedade”, além da leitura de biógrafos e de comentadores, aliados às contribuições à filosofia contemporânea por outros autores influenciados por Max Stirner, a partir dos quais se busca compreender de que forma os escritos do autor podem ser compreendidos mesmo duzentos anos após seu nascimento. No capítulo inicial é feito um apanhado biográfico da vida do autor, apresentando suas influências e o contexto no qual suas obras foram escritas. O segundo capítulo busca mergulhar na filosofia de Max Stirner, tomando como principal fonte de referência o seu livro “O Único e a sua Propriedade”, cuja leitura é facilitada a partir de comentadores, tanto contemporâneos ao autor, quando posteriores. Por fim, no terceiro capítulo é debatido o impacto de obra no período em que o autor a escreveu, assim como os seus desdobramentos e como pode ser interpretada na contemporaneidade. Ao fim do percurso, vê se que, ao ler Max Stirner a partir de olhos contemporâneos, percebe-se o quanto a difusão de formas de ser e de viver da contemporaneidade partem da valorização da expressão individual, que deve ser sempre estimulada para que cada Ser Humano atinja o seu máximo potencial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Puta: reflexões sobre um processo de criação em dança a partir do diálogo entre ballet clássico e pensamentos contemporâneos em dança(2018-12-17) AMARANTE, Alice Cáritas Almeida; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971A presente pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o processo de criação do solo PUTA, como proponente de diálogos entre processos de criação em ballet clássico e pensamentos contemporâneos em dança. utilizando para instrumentos de análise, tanto a trajetória pessoal da autora, quanto a atuação de transgressoras no percurso histórico do ballet. Para tratar de processos de criação, este trabalho traz à discussão, principalmente, os pensamentos de Cecília Salles e Fayga Ostrower, partindo do princípio de que processos são transitórios, sem fins e inícios determinados e têm suas constituições baseadas no sensível. A fim de dialogar com “pensamentos contemporâneos”, esta pesquisa toma como bases teóricas, predominantes, ideias de Thereza Rocha e Laurence Louppe, referentes ao entendimento de que pensamentos contemporâneos nascem das reflexões às quais somos submetidos(as) nas relações internas e externas a nós. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico, tendo como instrumentos fotografias, relatos, observações do âmbito que rodeia a autora, enquanto artista e docente de dança. Com a conclusão desta pesquisa, constata-se que a “dança contemporânea” pode estar inserida em qualquer trabalho de qualquer gênero de dança, que busque olhar para o mundo, para as relações sociais, de maneira sensível e propondo análises e mudanças a respeito de situações que merecem ser colocadas em pautas de discussões e possíveis reformas. Esta pesquisa é um convite à reflexão sobre dança, especificamente ao ballet clássico, nacontemporaneidade.