Navegando por Assunto "Consumer relations law II"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo(2023-01-25) MOURA, Adilson Mateus dos Santos; ROCHA, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7046508747408574O artigo é resultado de pesquisa acerca da educação superior no contexto do programa de incentivo à docência (monitoria), decorrente da compreensão e intervenção por meio de atividades, técnicas e metodologias pensadas a partir da Teoria do Aprendizado Significativo de David Paul Ausubel e Joseph Donald Novak aplicada na turma de Direito das Relações de Consumo II do curso de Direito da Universidade Federal do Pará. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da monitoria na relação de ensino-aprendizagem diante da aplicação de atividades e planejamentos orientados pelo modelo de valoração cognitiva com intuito de transpor obstáculos circunstanciais, pontuais ou intrínsecos à atividade educativa. Ao longo do artigo mostra-se que a monitoria possui funções próprias, devendo combater o conhecimento puramente arbitrário, propondo conhecimentos e atividades dotadas de capacidade significativa, tomando por base o conhecimento prévio do aluno para então, intervir e consolidar, ou expandir esse conhecimento preexistente. O método que guiou este trabalho foi a pesquisa-ação por meio da abordagem qualitativa. Ao final e ao longo do processo desta pesquisa obtiveram-se resultados otimistas, pois a metodologia proporcionou a auto reflexão dos alunos, assimilação significativa dos novos conhecimentos e valoração da realidade por meio dos conhecimentos adquiridos. Aduz-se, na conclusão, que é essencial oferecer aos discentes metodologia de ensino sólida, devendo ser pensada com base no aluno, por meio dele e para ele.