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Navegando por Assunto "Conhecimentos tradicionais"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimentos tradicionais e transferência da informação em São João da Ponta, Pará
    (2017-04-04) MONTEIRO, Alessandra Palheta; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909
    Estudo sobre a transferência do saber tradicional entre pescadores artesanais de São João da Ponta, estado do Pará, com o objetivo geral de compreender como os pescadores artesanais adquirem e transmitem o tipo de saber tradicional que possuem domínio. Assim, procurou-se discernir como se dá a transferência informacional de gerações e os modos de preservação, as dificuldades, processo e resultados gerados desse modo de vida em São João da Ponta. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e etnográfica a fim de melhor compreender os processos de transferência, preservação e memória cultural sobre a pesca artesanal. Através disso, apurou-se que o transcender desse saber se realiza por observação e oralidade através do contato do dia a dia, preservando a memória e conhecimento dos seus antepassados. Os resultados sugerem a real necessidade de proteção de tais memórias das ameaças que as cercam. Por fim, conclui-se que mostram-se as possibilidades que o tema destina a biblioteconomia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reconhecimento dos territórios pesqueiros da comunidade de Espírito Santo do Tauá, Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense
    (2020-02-03) BARBOSA, Ana Laide Soares; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857X
    O Plano de Ação aqui apresentado é a consolidação entre a conclusão do Curso em Etnodesenvolvimento e o prosseguimento das demandas surgidas no decorrer dos Tempos Comunidades (TC) dos pescadores e pescadoras da comunidade pesqueira da Vila do Espírito Santo do Tauá, município de Santo Antônio do Tauá /Pará, litoral amazônico. Tem como objetivo produzir elementos, por meio das atividades agendadas, para apresentar um dossiê sobre o território tradicional de pesca almejando seu reconhecimento. Buscar-se-á evidenciar os conhecimentos tradicionais, teóricos e práticos nesse processo de construção almejando o entendimento sobre o conceito de território pesqueiro dessa comunidade, num diálogo de saberes. É o que se pretende neste trabalho. Será um desafio a sequência do mesmo em plena pandemia, porém é um tempo propício para aprofundar a relevância que está posta neste plano. De um lado, o conceito de território baseado numa economia de exploração dos bens naturais, petrolíferas, mineração e acumulação; de outro, a construção de territórios a partir das práticas e saberes tradicionais, fundamentados no conhecimento ancestral. Envolver órgãos institucionais de fiscalização e gestão ambiental, de direitos humanos, academia e a sociedade civil, é premissa para a viabilidade do plano de etnodesenvolvimento na comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes e fazeres no extrativismo do açaí da Comunidade Quilombola de Santa Quitéria e Itacoâzinho, Acará - PÁ
    (2024-07-17) SILVA, Ailton da Conceição; BARROS, Flavio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4706140805254262; https://orcid.org/0000-0002-6155-0511; FOPPA, Carina Catiana; http://lattes.cnpq.br/0150061207696674
    A presente pesquisa teve o objetivo de identificar e valorizar os saberes e fazeres associados ao extrativismo do açaí nas comunidades remanescentes de quilombolas de Santa Quitéria e Itacoãzinho, município Acará, Pará. O açaí é o produto principal para os extrativistas, o qual garante a soberania alimentar e nutricional e fortalecimento social e econômico das famílias, a partir do bem comum, respeito à natureza e trabalhando de maneira sustentável, com transparência com a comunidade. Através deste trabalho foi observado a potencialidade da comunidade trabalhar no manejo do açaí de modo tradicional. Ainda que sem o apoio de assistência técnica, consegue ter um produto saudável, com boa produtividade, reconhecido dentro e fora da comunidade. Foram abordadas algumas fragilidades, como as dificuldades de acessar novos mercados para aumentar o rendimento, aspectos que indicam a necessidade de continuidade dos estudos e parcerias na comunidade.
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