Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Conhecimentos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História de vida de uma parteira numa comunidade rural do município de Acará – Pará: entre saberes e práticas tradicionais
    (2019-11-26) CASTRO, Eliane Lacerda; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    Esta monografia constitui estudo descritivo de caráter qualitativo, considerando a história de vida como caminho metodológico para apreensão de uma temática sempre atual que seja as das práticas tradicionais e sua importância para uma educação do campo inserida as novas modalidades e exigências do conhecimento. Saltam aos olhos trabalhos relevantes como de Michael Pollak (1992), Maria da Glória Gohn (2006), Iraci de Carvalho Barroso (2001), Gissele Silva (2006), Maria Cecília Minayo (2004), e tantos outros. Desenvolvidas ao longo de gerações nos campos e cidades das mais diversas sociedades; as práticas tradicionais são aqueles conjuntos de crenças, saberes, fazeres que detenham sujeitos em seu tempo histórico e social, e, sobre o qual, produzem-se formas de experiências que de todo, influenciam a vida de uma comunidade. Este estudo permite adentrarmos nas práticas de uma parteira da Comunidade Santíssima Trindade, Acará, Brasil, com o objetivo de relatar sua trajetória como parte de outras histórias, a partir da prática do parto na comunidade, e, que a colocam no âmbito de portadora de saberes e memórias reconhecidamente importantes para aqueles moradores. Neste sentido, optou-se por entrevistas semi-estruturadas, observação participante e a conversação com a referida parteira, no intuito de compreendermos suas histórias, como elemento de historicidade que permita pensarmos uma educação não formal inserida aos conhecimentos presentes ou não nas Escolas do Campo. Por isso, dividimos o texto em três capítulos (1- Parteiras e Benzedeira: Uma abordagem acerca do saber tradicional; 2- História de Vida de uma Parteira tradicional na comunidade Santíssima Trindade no município de Acará e 3- Os Saberes e Práticas do Partejar: Aprendendo e Ensinando). Os resultados expõem a história de vida de uma única parteira e suas histórias de vida na comunidade Santíssima Trindade, destacando-a como detentora de um rico e complexo saber sobre saúde e medicina popular das comunidades onde atuava. Portanto, a pesquisa nos conduziu para análises destes saberes, bem como, das práticas exercidas até hoje; tais relatos e experiências desafiaram-me, enquanto discente do curso de Licenciatura em educação do campo a pensar as técnicas envolvidas no parto como saberes validos, e, vinculados à promoção da saúde nas comunidades rurais da Amazônia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial: as reflexões sobre a trajetória de vida da infância à vida acadêmica
    (2023-01-24) MESQUITA, Mauriza Santos; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    O artigo presente apresenta meu “Memorial: As reflexões sobre a trajetória de vida da infância a vida acadêmica”. Objetivou fazer uma recordação da minha memória, resgatando o passado da infância, o ingresso na escola, ensino médio e o ingressar no curso de Pedagogia – Parfor. O ser humano enquanto cidadão precisa passar por diversas etapas no desenvolvimento pessoal e intelectual, haja vista que a infância tem a sua contribuição para outras etapas na vida adulta. O Memorial Descritivo relata não só a trajetória da minha formação escolar, mas, descreve uma síntese dos momentos marcantes de toda minha história familiar e pessoal. Enquanto formadora de opinião contribuo a minha vida acadêmica ao grande projeto do governo federal PARFOR que me instigou a fazer parte e hoje apresentando esse trabalho chego ao final dessa formação que contribuirá para minha carreira de professora do ensino da Educação Infantil. O PARFOR é acontecimento eminente aos professores que não tinha formação acadêmica, sendo uma realização do meu sonho de chegar à formação acadêmica. Durante o período de formação pude construir conhecimentos e adquiri grandes aprendizagens na assimilação das teorias e práticas no curso de pedagogia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Minha trajetória: um retrato autobiografico em formação
    (2013-10-31) MORAIS, Maria Elisa Salazar; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213
    Apresento neste trabalho as narrativas de memória de escolarização por meio da metodologia de história de vida e formação de professora, a partir de um relato autobiográfico. Desta forma, também se dispõe a articular, a luz da teoria revisada que me fez pensar, refletir, rememorar as lembranças que foram revividas e que deram vida a este trabalho de suma importância. O referencial teórico – metodológico e sustentado nos estudos de, Bomeny (2011), Bueno (1998), Dewey (1965), Freire (1987, 2001, 2011), Josso (2007), Nóvoa (1992).
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA