Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Conhecimento prévio"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da educação de jovens e adultos (EJA)
    (2018-03-05) COSTA, Selma do Socorro Pinheiro; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    A modalidade de Educação de Jovens e Adultos é um ensino destinado a jovens e adultos que por algum motivo não tiveram acesso ou não puderam concluir o estudo na idade certa. Através da pesquisa efetuada com esse público, levantamos o seguinte questionamento: como é conduzido a leitura e a escrita nas diferentes áreas da Educação de Jovens e Adultos? Pressupomos que as aulas de leitura e de escrita na Educação de Jovens e Adultos ocorrem de forma interdisciplinar, permitindo aos alunos ler não somente os textos escritos, mas o mundo e a si mesmo. Dessa maneira, nosso objetivo principal foi refletir sobre a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da Educação de Jovens e Adultos, especificamente, demonstrar os procedimentos pedagógicos utilizados nas aulas de leitura e escrita de todas as disciplinas da Educação de Jovens e Adultos na 1ª Totalidade; apresentar um roteiro pedagógico de leitura e de escrita para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Participaram desta atividade 2 (dois) estudante da Educação de Jovens e Adultos da 1ª. Totalidade, turno da noite. Esta investigação ocorreu em três momentos. No primeiro, realizou-se a observação das aulas na Escola Estadual Augusto Olímpio em Belém-PA. No segundo momento, desenvolveu-se uma atividade pedagógica sobre a alimentação saudável, por meio do texto “O Menino que não gostava de comer alimentos saudáveis” de Faglioli e Nasser (2008). No terceiro momento, analisou-se as provas das disciplinas Português, Matemática, História/Geografia e Ciências, realizadas pela professora regente. Os resultados apontaram que os alunos da EJA alguns conseguem ler e escrever e entendem o que respectivamente escrevem e que outros ainda não conhecem nem o alfabeto, nas provas acertaram mais questões de Ciências e História/Geografia do que em Português e Matemática, respectivamente.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA