Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Conhecimento matemático"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
    (2023-12-21) SILVA, Yana Carolina Negrão da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Este trabalho de conclusão curso, objetiva identificar nas práticas da marcenaria sob o olhar da Etnomatemática, com o objetivo de identificar elementos matemáticos presentes nesse processo, que possam ser vistos como mediadores no ensino da Geometria na Educação Básica, partindo dessa perspectiva, buscando conhecer os conhecimentos matemáticos que se manifestam na fabricação de móveis, tendo com isso alternativas para que se possa introduzir esse conhecimento informal na sala de aula. Quanto a caracterização desta pesquisa, é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória, na modalidade de um Estudo de Caso, realizada no município de Maracanã/ PA. Participaram como colaboradores, dois marceneiros, que desempenham suas funções em marcenarias distintas. As informações foram obtidas por meio de observação in loco, conversas informais e entrevista, com perguntas direcionadas as práticas na confecção de móveis, na perspectiva de compreender os conhecimentos usados em suas práticas profissionais. Os resultados apontam que os conhecimentos informais desses marceneiros, podem ser vistos como mediadores no ensino na Geometria na Educação Básica. Apontam ainda, que todo professor deveria se permitir conhecer para aprender e dela fazer uso na sala de aula, no ensino dessa área do conhecimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
    (2022-08-23) SILVA, Naiara Barbosa da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648
    Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objeto refletir acerca do papel do educador matemático na perspectiva da Etnomatemática. Discutir sobre a Etnomatemática no ambiente educativo, como contribuinte de uma metodológia criticamente investigativa em relação ao ensino de matemática, fazendo conexões entre a matemática cotidiana e a matemática escolar. Objetiva-se também estudar a importância da etnomatemática na formação dos alunos e de professores, pois seus viés culturais e antropológicos apontam o caminho para o respeito à diferença, compreensão e inclusão, tão necessários as nossas realidades sociais. Abordamos também a Etnomátematica aliada a outras metodologias matemáticas. Este estudo tem como característica a pesquisa bibliográfica qualitativa. A forma de como foi organizado os dados dessa pesquisa, foi a busca por artigos científicos e monografias no site acadêmico Scielo com a busca da palavra etnomatemática. Concluímos que a Etnomatemática está ligada aos grupos culturais étnicos e seus interesses e, portanto, está intimamente relacionado à sua realidade, por isso, sua prática pode encontrar muitos entraves para se efetivar nos espaços escolares. Conclui-se também que a formação de professores neste contexto do ensino aprendizagem da etnomatemática a distancia é muito importante, pois os professores entendendo e aprendendo esse método, essa forma de ensinar, poderá colocar em prática. Por fim, concluímos que a Etnomatemática aliada a outras metodologias matemáticas é uma possibilidade de ensino para aproximar os alunos das realidades matemáticas de seus cotidianos para aproximá-los e terem mais facilidade com a disciplina da matemática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares
    (2023-12-20) BARROS, Bruno Ricardo de Souza; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062
    A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que práticas matemáticas e conhecimentos matemáticos escolarizados se estabelecem pelos/as feirantes da feira da Ceasa e dos feirantes e/ou agricultores da Agrovila do Cupiúba do município de Castanhal-Pa? Foram sujeitos da pesquisa cinco feirantes e/ou agricultores, sendo dois da agrovila do Cupiúba e três da feira da Ceasa, área urbana de Castanhal. Vale destacar que durante a realização da pesquisa, o grupo de feirantes estava em plena jornada de trabalho. Para produção de dados foram empregados dois instrumentos: primeiramente, entrevista e as anotações a partir de observações. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual o pesquisador explora questões relacionadas aos sujeitos pesquisados, além disso, caracteriza-se por ser caráter exploratório, uma vez que busca investigar os conhecimentos matemáticos de um determinado grupo. A utilização da Etnomatemática como abordagem de ensino se torna ainda mais clara e relevante, destacando a importância de aproximar os conhecimentos matemáticos que comparecem nas práticas socioculturais e aos conteúdos curriculares discutidos em aulas de Matemática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Residência pedagógica: a reflexão do professor em formação sobre o ensino da matemática
    (2019-12-17) MINDELO, Sheila Anastácia dos Santos; SMITH, Silvia Danielle da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2104524669185605
    Neste memorial, procurei relatar alguns fatos marcantes que nortearam minha vida estudantil e acadêmica, passando pelo ingresso no Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará como aluna do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem locada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Analiso o processo de construção do conhecimento matemático durante o período de minha formação, destacando a atuação como estagiária no Programa Residência Pedagógica na Escola de Aplicação da UFPA, período que finalmente pude perceber e refletir sobre as dificuldades em relação aos conteúdos matemáticos não apreendidos até o momento. Nesse contexto, pude enxergar a significação dos ensinamentos transmitidos pelos meus formadores, principalmente tendo participado do Programa Residência Pedagógica, pois durante esse último ano pude de fato fazer o confronto entre passado e presente da minha realidade escolar, principalmente quando se tratava da matemática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saberes matemáticos de práticas informais: estudo de caso com um artesão de redes de pesca no município de Ourém-Pará
    (2023-06-29) SILVA FILHO, Edmilson Lopes da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Este Trabalho de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa que foi construída a partir dos estudos da Etnomatemática, considerada como uma proposta didático-pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir conhecimento matemático em distintos grupos sociais, a partir do diálogo com os saberes formais e informais, que podem contribuir para fazer a aproximação com os conhecimentos matemáticos formais nas salas de aula da Educação Básica, que teve como objetivo analisar o saber matemático identificado na produção de redes de pesca, na perspectiva de aproximar o saber matemático informal da vida cotidiana ao saber matemático formal do âmbito escolar. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva e exploratória, na modalidade de Estudo de Caso por focalizar apenas a unidade ou por enfatizar o interesse intrínseco pelo que ele tem de singular e conter como objeto de estudo um sujeito na pesquisa. A base teórica que fundamenta este estudo, se fez por meio de revisão de literatura que discutem a temática e fazem a sustentação para trabalhar as informações constituídas no campo de pesquisa, que teve como foco a mediação da produção do conhecimento informal na perspectiva da Etnomatemática, que reconhece os diferentes modos de se produzir matemática em distintos grupos. Os resultados apontam que é possível desenvolver conhecimentos matemáticos na produção de redes de pesca e que os conhecimentos podem ser compartilhados em espaços escolares, fazendo a aproximação entre o conhecimento matemático informal produzido pelo tecelão de redes de pesca e a matemática formal desenvolvida na sala de aula nas aulas de Matemática Escolar, por meio de aulas expositivas, oficinas e outras formas de demonstrar a importância dos diferentes saberes matemáticos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA