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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aleitamento materno exclusivo: conhecimento das puérperas em puerpério imediato em um hospital público na Transamazônica(2021-11-19) PEREIRA, Carlos Wagner Machado; COSTA, Edilene Silva da; http://lattes.cnpq.br/6292621497615921; JACOMEL, Bruna Grazielle Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5313843285644448Uma das ações mais importantes da criação dos vínculos ente mãe e bebê desde o nascimento é o Aleitamento Materno Exclusivo (AME). A recomendação atual é que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e por até dois anos ou mais e nos primeiros seis meses, que ela receba somente leite materno. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento acerca do AME de puérperas no seu puerpério imediato quanto a importância, benefícios do AME e o período de desmame; conhecer o perfil social das participantes; identificar as principais dificuldades ao amamentar no puerpério imediato. METODOLOGIA: O trabalho adotou um estudo de natureza descritiva, transversal e abordagem quanti-qualitativa com uma amostra de 70 puérperas internadas em alojamento conjunto (ALCON) do Hospital Geral de Altamira São Rafael. Os critérios de inclusão foram puérperas internadas em AME, com idade igual e/ou maior de 18 anos, realizado parto vaginal ou cesariana, acolhidas no período do estudo e que permaneceram internadas com os RNs por no mínimo 24 horas e de exclusão; pacientes em trabalho de parto ou em avaliação obstétrica no pré-parto, bem como aquelas que não foram acolhidas no período da pesquisa, idade menor de 18 anos, puérperas indígenas. Os dados de cada paciente foram coletados em ficha própria padronizada e posteriormente avaliados. RESULTADOS: 88% das participantes está entre as faixas etárias com até 31 anos, 57% realizou seis ou mais consultas de pré-natal, 76% não recebeu capacitação sobre AME durante suas consultas pré-natais. 63% assinalaram que amamentaram todos os filhos, apesar de que em torno de 27% do público pesquisado serem a primeira gestação. 80% assinalou que o leite materno é o alimento que possui todo os nutrientes que o bebê necessita até os seis meses de idade, 29% diz que o leite materno possui maior quantidade de benefícios que o leite de vaca. Quanto ao desmame, os maiores índices foram 1 ano e 2 anos, 36% e 30%, respectivamente. 26% das nutrizes assinalou que se sente cansada ao amamentar e 40% possui dificuldade no ato da amamentação, sendo as principais relatadas: relacionadas com leite (pouco leite, leite fraco), psicológica (choro do bebê e estresse), orientação (posição de amamentar e pega do bebê), fisiológicas (mastite) e temporais (madrugada). CONCLUSÃO: A maioria das participantes foi a seis consultas de pré-natal, no entanto afirmam não receber capacitação sobre AME. Relataram amamentar por no mínimo seis meses, todavia ocorresse do bebê não quisesse pegar o seio deixariam de ofertá-lo. É detectado que há um conhecimento frágil sobre função e benefícios do leite materno. Não há problemas quando ao horário de amamentar, tampouco se sentirem cansadas, todavia apresentam dificuldades quanto a pega do bebê ao seio. Assim sendo, é importante um trabalho multidisciplinar de educação em saúde no campo do aleitamento materno às gestantes da região da Transamazônica e Xingu focado nas fragilidades detectadas no estudo e essas sejam notificadas para se tornarem informações compartilhadas para que as futuras puérperas atendidas nos hospitais de referência se sintam mais confiantes em amamentar em seu puerpério imediato.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano(2022-06-20) MEIRELES, Francisco Xavier Campelo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente artigo tem como tema, alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo revisar as operações básicas da matemática utilizando metodologias já estuda que pode ser aplicada facilmente em sala de aula. Destaca-se nessa pesquisa um estudo sobre o ensino e aprendizagem, o papel do professor e as metodologias que auxilia na aprendizagem das operações básica sendo elas: Tábua de Pitágoras; Multiplicação com as mãos; Multiplicação chinesa, o processo da divisão pela soma e atividades complementar para o ensino e aprendizagem das operações básicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação de profissionais de enfermagem na área de fitoterapia: uma revisão integrativa de literatura(2019-12-19) DIAS, Bianca Duarte Vitorio da Fonseca; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086O uso de plantas medicinais é uma terapia milenar que era utilizada amplamente até o desenvolvimento da indústria farmacêutica. O objetivo geral é compreender o que as evidências cientificas apontam sobre a atuação dos profissionais de enfermagem na área de fitoterapia. Especificamente buscou-se investigar sobre a atuação de enfermeiros na área da fitoterapia e investigar sobre a importância do conhecimento fitoterápico no tratamento de algumas doenças. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura (RIL), descritiva com abordagem qualitativa, tendo como fonte a plataforma do Banco Virtual de Saúde (BVS), que agrada diversos sites relacionados à saúde humana, como o LILACs, Scielo, PUBMed, possibilitando uma pesquisa com relevância em trabalhos acadêmicos, de campo ou empíricos. A partir das evidências encontradas verificou-se a importância do conhecimento de fitoterápicos entre enfermeiros e a importância de seu papel na aplicabilidade destes junto á população assistida. É necessário também uma formação e capacitação permanente, não é sobre sua eficácia, mas sobre as leis e programas aprovados pelo Ministério da Saúde e que incluem o uso de plantas medicinais e fitoterápicos em alguns casos, principalmente para empoderar e valorizar a cultura e o saber local. É relevante, portanto o uso de estratégias que empreguem a fitoterapia na realidade assistencial, visando a promoção e prevenção na atenção básica, especialmente, de modo a garantir uma assistência de qualidade à saúde, ao mesmo tempo em que preserva a cultura e as práticas populares de determinadas regiões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do conhecimento dos pediatras e neonatologistas com atuação na unidade neonatal da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará sobre retinopatia da prematuridade(2011) CARVALHO, Luiz Claudio Portilho de; LIMA, William Cunha Galvão de; ALMEIDA SOBRINHO, Edmundo Frota de; http://lattes.cnpq.br/4949910049652505Objetivos: Avaliar o grau de conhecimento dos pediatras e/ou neonatologistas com atuação na unidade neonatal da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) sobre ROP, quanto ao diagnóstico e conduta. Métodos: Este trabalho é um estudo transversal, prospectivo e analítico o qual aplicou-se questionário aos médicos pediatras e/ou neonatologistas que atuam na Unidade Neonatal de FSCMPA acerca do conhecimento sobre exame diagnóstico, triagem em relação a idade gestacional (IG) e peso ao nascimento, complicação mais grave e qual semana após o nascimento é a ideal para realização do exame da ROP. Todo processamento estatístico foi realizado sob o suporte computacional do pacote bioestatístico BioEstat versão 5. Resultados: Foram avaliados 38 médicos, a média de idade dos mesmos foi de 42 anos. A idade mínima de 30 máxima de 60 anos; 7,89% do sexo masculino e 92,11% do feminino; 34,21% eram pediatras e 65,79% neonatologistas; o tempo médio de atuação na unidade neonatal da FSCMPA foi de 11,5 anos; todos os profissionais entrevistados responderam ter conhecimento sobre o que é ROP; em relação ao exame diagnóstico 89,47% responderam ser através do mapeamento da retina; também 89,47% responderam ser descolamento de retina a principal complicação; 60,53% responderam que solicitam o exame diagnóstico de ROP somente na FSCMPA, enquanto que 36,84% solicitam nos RN’s da FSCMPA e também fora dessa; 100% dos entrevistados foram unânimes sobre a obrigatoriedade da realização do exame diagnóstico da ROP nos berçários; em relação à triagem a partir de que peso estaria indicada a realização do exame diagnóstico, 42,10% em ≤ 2.000g; sobre a triagem diagnóstica quanto a IG, 60,53% responderam ≤ 37 semanas; sobre qual semana após o nascimento é indicada a realização do exame, 86,84% responderam na quarta semana; levando-se em consideração peso e IG conjuntamente 31,57% acertaram ambas indicações de triagem, 10,53% acertaram somente o peso, 28,95% acertaram apenas a IG e 28,95% erraram os dois parâmetros de triagem; Conclusão: O estudo mostrou-se relevante em virtude de mostrar que os médicos pediatras e/ou neonatologistas que atuam na unidade neonatal da FSCMPA não apresentam conhecimento adequado de se triar um RN que tem possibilidade de apresentar ROP ou as diretrizes estabelecidas pela instituição não são seguidas rigorosamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação dos conhecimentos básicos sobre afecções oculares na criança entre os médicos do Programa Saúde da Família - Belém-Pa(2007) LAGO, Larissa Barbosa; RÊGO, Viviane de Paiva; FARIAS, Teresa Cristina Bordallo; http://lattes.cnpq.br/8867762030467446; D'Araújo Filho, José Jesu Sisnando; http://lattes.cnpq.br/9298582934060924A visão da criança representa talvez a fonte mais importante acerca do seu meio, sendo crucial para o seu desenvolvimento. Dados da Organização Mundial de Saúde referem que no mundo existem mais de 20 milhões de cegos, dos quais 2/3 dos casos são decorrentes de causas preveníveis. É neste contexto que se torna fundamental em um primeiro momento, buscar conhecer os níveis de formação e informação a respeito dos distúrbios visuais mais comuns na infância entre os médicos que atuam no PSF, constituindo-se este o objetivo central do presente trabalho. Aplicou-se questionário contendo dados pessoais e questões sobre afecções oculares na criança entre médicos atuantes no PSF do município de Belém-PA e distrito de Icoaraci, no período de abril de 2006 a fevereiro de 2007. Após a análise das questões referentes às afecções oculares na criança, foram implantados conceitos de acordo com a faixa de acertos, sendo observado que a maioria correspondente a 65% (n=44) dos profissionais entrevistados obteve nota insuficiente (entre 0 a 4 acertos), 22% (n=15) apresentaram conceito regular (entre 5 a 6 acertos), 12% (n=8) tiveram conceito bom (entre 7 e 8 acertos) e apenas 1% (n=1) dos entrevistados conquistou excelente (entre 9 e 10 acertos). A partir da análise dos resultados apresentados observa-se que o nível de conhecimento na área oftalmológica entre os médicos do Programa Saúde da Família está aquém do esperado. Deve-se salientar que a responsabilidade pela prevenção está tanto nas mãos dos oftalmologistas, como nas dos não-especialistas. Diante desse panorama, fica evidente a necessidade de reformulação na disciplina de oftalmologia no currículo de Medicina, além de discussões de casos e cursos de atualização para difundir os conhecimentos oftalmológicos entre os profissionais da área da saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca escolar no processo pré-vestibular:Estudo de caso da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso(2018) CONDER, Taiany Carvalho; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Este trabalho abordará a cerca da Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso. Bandeira e Cortê (2011, p. 3) abordam que “a biblioteca escolar precisa ser interativa, e constituir-se num espaço livre para expressão genuína da criança, do adolescente e do jovem”. Assim o problema encontra-se em identificar como os alunos vêem a biblioteca na fase do prévestibular. Para isto adota-se como espaço para desenvolvimento desta pesquisa o contexto da biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso, relatando como os alunos do terceiro ano (convênio) do turno da manhã, enxergam e extraem informações da unidade de informação. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa exploratória, e para levantamento dos dados realizou-se levantamento bibliográfico e aplicação de questionários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento e atitudes de nutricionistas em relação ao vegetarianismo(2021) NEVES, Darlene do Socorro Silva das; SILVA, Joyce Castro da; MACHADO, Liliane Maria Messias; http://lattes.cnpq.br/9318593653454690São poucos os estudos que buscam analisar o conhecimento e as atitudes a cerca das dietas vegetarianas em profissionais de Nutrição. Em nível nacional, não foram encontrados trabalhos sobre a referida temática. Considerando que entre os brasileiros, 14% acima de 16 anos se declaram vegetarianos, o objetivo da presente pesquisa foi estimar os conhecimentos e atitudes de nutricionistas em relação ao vegetarianismo. Trata se de estudo transversal de amostragem não probabilística com 102 nutricionistas da região Metropolitana de Belém que responderam a um questionário online contendo 28 itens, sendo 19 na categoria conhecimento e 9 na categoria atitudes. A parte destinada à mensuração do conhecimento incluiu itens sobre adequação de macronutrientes (proteínas), micronutrientes e das dietas vegetarianas para diferentes fases da vida, além de itens sobre a relação entre vegetarianismo e saúde. As questões de atitudes abordaram a crença pessoal na adequação das dietas vegetarianas e sobre os sentimentos ao lidar profissionalmente com o tema. Para caracterização dos sujeitos, foram feitas perguntas sobre hábito alimentar, idade, tempo de formado, aspectos da formação acadêmica, área de atuação e vivência do vegetarianismo na prática profissional. O resultado foi média de 64,9±15,2% nas questões sobre conhecimento e de 65,8±22,6% em atitude. As questões que tiveram maior percentual de acerto foram as de caráter geral, enquanto as mais específicas tiveram percentuais mais baixos. A maioria dos participantes pensa que é necessário combinar sempre aminoácidos na mesma refeição para formar proteínas completas, que o vegetariano precisa suplementar ferro e que não precisa suplementar a vitamina B12 e acredita que as dietas vegetarianas não são adequadas para esportistas, grávidas e nutrizes. Nos estratos de idade, o grupo que mais se afastou da média geral foi o de profissionais com 50 anos ou mais, refletindo o fato de que até a década de 1990 o vegetarianismo ainda era visto como inseguro nutricionalmente. Os melhores percentuais de acerto nas duas categorias foram provenientes dos nutricionistas ovolactovegetarianos (10% da amostra). No geral, 46% dos nutricionistas participantes disseram ter visto aumentar o número de adeptos ao vegetarianismo e não se sentir à vontade para responder perguntas de pacientes, clientes ou alunos sobre vegetarianismo. E 92,2% sentem necessidade de mais informações sobre o tema para o seu exercício profissional. Foi quase unanimidade (97% de concordância) que as dietas vegetarianas poderiam ter mais espaço nos cursos de graduação da área de Nutrição. Conclui -se que a maior parte dos nutricionistas pesquisados têm atitudes positivas em relação ao vegetarianismo. Quanto aos percentuais de acerto nas questões de conhecimento, observa se a necessidade de se destinar mais atenção à temática e suas especificidades, com o intuito de melhor atender as expectativas e demandas deste público crescente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Criança, educação, cultura e linguagem: ações de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental(2022-08-19) OLIVEIRA, Ediuma Cordeiro de; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399Este artigo das vivências de um projeto de extensão desenvolvido na área de educação pela Universidade Federal do Pará, no Campus de Abaetetuba. Seu objetivo consisti em discutir a importância da promoção de ações pedagógicas no favorecimento do processo de ensino e aprendizagem, partindo do estudo das atividades de extensão do plano pedagógico no campo da leitura e escrita de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola doo campo na cidade de Irituia/PA. Com propósito de fundamentar o tema foram utilizados Freire (2006), Vigotsky (19980 e Kramer 92007). Metodologicamente este trabalho apresenta-se como um estudo de abordagem qualitativa com suporte do Relatório Final do projeto de extensão sobre o trabalho pedagógico do campo, além das observações e descrições durante as atividades extensionistas executadas. Como resultados, destaca-se a contribuição científica para estudos área, assim como, aprendizados sobre processos de instauração de atividades sobre alfabetização e letramento, assim como ações didáticas, culturais e lúdicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Feira cultural camponesa: uma experiência positiva(2019-06-18) SILVA, Nilza Andrade; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O trabalho apresentado é um relato de experiência com o tema Feira Cultural Camponesa, vivenciado numa escola da zona rural no Município de Placas-PA, nasceu da necessidade de aprimorar o conhecimento do aluno, buscando informações acerca das atividades familiares, proporcionando um conhecimento em relação à cultura, economia, entre outros aspectos, propiciando possibilidades de pesquisa e interação família e a escola. Envolvendo alunos, professores de todas as áreas do conhecimento, familiares e a direção da escola. Os instrumentos de avaliação consistiram em entrevistas e depoimentos de alunos e professores, constatando que os alunos não deveriam construir seu próprio conhecimento por meio da prática e experiência vivida.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O impacto do tempo de formação no entendimento do tratamento da escoliose idiopática em adolescentes segundo as diretrizes internacionais da SOSORT: a survey online study(2021-12-15) LINHARES, Natália Albim; MAGALHÃES, Mauricio Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7766377002832983; https://orcid.org/ 0000-0002-7857-021XOBJETIVO: compreender a influência do tempo de experiência profissional sobre o conhecimento de fisioterapeutas brasileiros quanto às diretrizes internacionais no tratamento da EIA. METODOLOGIA: A pesquisa foi conduzida usando um questionário online composto por 23 questões, sendo dividido em: oito questões (dados sociodemográficos) e 15 questões (com base em informações fornecidas pelas diretrizes no SOSORT 2016). Foi administrado por e-mail, whatsapp e instagram. RESULTADO: 506 fisioterapeutas entrevistados compuseram a amostra do estudo e por meio deste foi possível verificar que parece que há uma falha no aprendizado primário, que deve ser corrigido, a fim de que o processo de identificação da EIA seja mais eficiente. Isso indica que nossos fisioterapeutas brasileiros estão mal equipados para fornecer um nível satisfatório de atendimento a pacientes com escoliose na prática clínica diária. CONCLUSÃO: o tempo de experiência fez diferença no conhecimento do tratamento da escoliose idiopática. O presente estudo mostrou que o tempo de formado, de seis anos ou mais, foi satisfatório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis DC e Marvel(2017-03) TELES, Jander César Reis; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Investiga como as Histórias em Quadrinhos (HQ’s) de Super-Heróis DC e Marvel contribuem para a leitura e obtenção do conhecimento do seu público leitor, identificando se este tipo de narrativa estimula o hábito da leitura, assim como permite à formação de opiniões e reflexões, podendo levar este leitor a obtenção do conhecimento. Ressalta que razões levaram com que os leitores prosseguissem com este tipo de leitura ao longo da vida adulta. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, sob a forma de estudo exploratória e explicativa, em relação ao planejamento da pesquisa, foi conceituada como pesquisa de campo, com o instrumento do questionário. Conclui que os leitores buscam mais o enriquecimento de aprendizagem através das leituras, a formação do leitor está sendo construída através dos gibis, novos ambientes estão sendo montados e novas leituras enriquecem o espaço da pessoa, pois existem diversos meios no mundo das HQ’s em que historicamente utilizamos estas ferramentas como uma fonte de informação e obtenção do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Levantamento de casos de leishmaniose em Anapu- PA: conscientização em alunos do 8º e 9º ano da escola Osvaldo Cruz(2019-06-28) ANDRADE, Osias Marcos de; SANTOS, Ana Carolina Aviz dos; http://lattes.cnpq.br/3119869015391279As leishmanioses constituem um conjunto de doenças infecciosas altamente prevalentes, caracterizadas pelo alto grau de morbidade e com baixo grau de mortalidade. Elas afetam profundamente a qualidade de vida e geram impactos socioeconômicos negativos para a população dos países mais pobres. O objetivo geral desse trabalho foi de analisar o conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) acerca da doença Leishmaniose na comunidade Surubim – munícipio de Anapu-PA. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 41 alunos na pré-aula e 39 alunos na pós aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz do período vespertino. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários objetivos e ação pedagógica. A análise de dados foram realizadas por meio de planilha de Excel para obtenção de médias percentuais, confecção de tabelas e gráficos. Com tudo, constata-se um conhecimento positivo destes alunos nesta comparação do antes e depois da ação pedagógica sobre Leishmaniose na escola nas aulas de Ciências. Portanto, os resultados alcançados foram bastante evidentes, o conhecimento sobre a leishmaniose evoluíram, ganhando significado categórico para a conscientização e sensibilização destes alunos, pois a maioria não tinham conhecimentos acerca do tema leishmaniose.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minhas memórias: meu caminho na formação de professora(2018) AZEVEDO, Mariza de Lima; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O presente trabalho tem como objetivo principal registrar a minha trajetória de vida desde a infância até os dias atuais. O memorial caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico. A análise da pesquisa pautou-se na autobiografia que expressou o “escrito da própria vida”. Os dados para desenvolvimento deste estudo foram coletados em meu arquivo pessoal e em outras fontes de informação, tais como: a fonte escrita; a internet (livros científicos e revistas) e a fonte oral: os dados partiram de meu próprio relato. A partir da rememoração de minha vida, conclui-se que os conhecimentos e experiências adquiridas antes, durante e depois deste memorial serviram e servirão para o aperfeiçoamento e ressignificação de minha prática docente, a qual será desenvolvida agora com mais competências. Reflete, ainda, o processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagemTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel da educação no empoderamento feminino(2023-08-29) SILVA, Dayana de Carla dos Santos da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658O artigo tem como objetivo argumentar acerca do papel que a educação exerce no empoderamento feminino, seja no acréscimo de conhecimentos informacionais e culturais, quanto na promoção da cidadania, contribuindo para a formação social e política, que proporciona junto aos demais uma conscientização cidadã. Para tanto, é imprescindível a compreensão sobre como a educação pode ser colaboradora para que a mulher tome consciência dos seus direitos, dos avanços e da importância de seu envolvimento socialmente e para que os indivíduos concebam a sua real essência, estando essa acima do que a história construiu equivocadamente sobre ela, a partir da abordagem do movimento social feminista e a consciência de empoderamento feminino que norteiam a ação. Nesse aspecto, o presente artigo discute a respeito do que vem a ser o empoderamento feminino e sua função na autonomia e altruísmo da mulher, atuando na desconstrução dos padrões tradicionais de perspectiva maioritariamente patriarcal, e o quão importante é o seu domínio informacional por parte da mulher. Dessa forma, faz-se essencial o alicerce que a educação representa para o processo de empoderamento da mulher, atuando sobre ela e sobre os demais indivíduos no que tange a construção de uma identidade cidadã e consciente, priorizando o respeito e a igualdade. Assim, as contribuições textuais destacam um conteúdo bibliográfico de fontes virtuais atuais, para embasamento de um tema que tem ganhado mais força na atualidade, agindo assim, de forma coerente com o período de desenvolvimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de gêneros textuais na melhoria da leitura e escrita na E.M.E.F Grande Esperança, km 50, Transamazônica, Brasil Novo - Pará(2019-05-27) SUK, Cleide Maris; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho tem como tema o uso de “Gêneros textuais na melhoria da leitura e escrita na EMEF grande esperança, km 50, Transamazônica, Brasil Novo - Pará”. O tema discorre sobre Gêneros Textuais. A metodologia aplicada é a bibliográfica com autores que comprovaram cientificamente aos gêneros textuais como: o livro Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, entre outras obras literárias que foram relevantes para a construção do TCC, também contemplou uma pesquisa de campo com questionário apresentados aos alunos do 9° ano e alguns professores e desenvolveu um projeto com duração de quatro horas com os alunos da referida turma. O principal objetivo é identificar e proporcionar conhecimentos a partir da sondagem feita pela mensuração sobre o grau de conhecimento que os educandos têm em relação aos gêneros textuais e as competências quanto ao domínio da leitura e da escrita. Os resultados alcançados foram bem relevantes para a autora do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do Discord como ferramenta de comunicação do grupo de pesquisa LA FocA(2024-11-28) RIBEIRO, Elielson Pinto; FERREIRA, Josué Viana; http://lattes.cnpq.br/2263906874192876; https://orcid.org/0000-0002-3475-2513; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este trabalho investiga a eficácia do Discord para apoiar a comunicação e a implementação metodológica das atividades de pesquisa no laboratório LA FocA. A fundamentação teórica integrou conceitos sobre tecnologias de comunicação digital aplicadas a contextos de pesquisa colaborativa. A metodologia é caracterizada como uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e procedimentos de análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu diretamente no ambiente de laboratório, envolvendo membros do grupo LA FocA em estudos de usabilidade e de experiência de comunicação com a ferramenta. Os resultados demonstram que o uso do Discord facilita a comunicação síncrona e assíncrona, promove a colaboração ativa e melhora a integração dos pesquisadores. No entanto, desafios relacionados à curva de aprendizado, estabilidade de conexão e limitações de organização de dados e arquivos foram identificados como pontos críticos que impactam a adoção plena da ferramenta.