Navegando por Assunto "Conceptions of error"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de erros no ensino de matemática: um estudo bibliográfico(2025-09-13) GOMES, Breno Sousa; SILVA, Madson Soares; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este Trabalho de Curso tem como objetivo analisar como os erros matemáticos vêm sendo discutidos em produções acadêmicas brasileiras, considerando-os não apenas como falhas, mas como recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem. O contexto do estudo parte da ideia de que o erro pode ser ressignificado como oportunidade de reflexão, investigação e reconstrução conceitual. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica. O primeiro trabalho, em formato de artigo científico, consistiu em uma análise de dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, publicadas entre 2019 e 2023, das quais seis compuseram o corpus final, revelando que os erros estão ligados a lacunas conceituais, práticas docentes e fatores emocionais, apontando estratégias pedagógicas que promovem reflexão e autonomia. O segundo trabalho, apresentado como capítulo de livro, configurou-se como uma Revisão Sistemática da Literatura em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período de 2016 a 2024, reunindo 21 textos organizados em cinco grupos temáticos que discutem desde erros em conteúdos específicos até reflexões teóricas e pedagógicas sobre sua utilização no ensino. Conclui-se que, em ambos os trabalhos, o erro é reconhecido como elemento essencial nos processos de ensino e de aprendizagem, funcionando como ponto de partida para práticas investigativas, formação docente e construção de ambientes reflexivos no ensino de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Indícios de letramento estatísticos de jovens, adultos e idosos(2025-09-13) SOUZA, Adria Caroline Fagundes de; SULZBACH, Annelize Pantoja; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O objetivo geral deste trabalho é investigar os indícios de letramento estatístico entre jovens, adultos e idosos, com base nos níveis de compreensão gráfica proposta por Curcio (1989) e dos níveis de leitura de tabelas segundo Wainer (1995). Partimos da perspectiva de que na atualidade vivemos um mundo conectado onde os recursos visuais e a troca de informações é constante, nesse interim temos também a presença de dados, gráficos e estatísticas, e nesse contexto o letramento estatístico emerge como uma competência essencial para a participação ativa na sociedade. Nesse viés empreendeu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, no qual realizou-se a aplicação de uma pesquisa de campo em uma turma multisseriada de EJA, na Escola Esmerina Bou Habib, composta por 24 questões objetivas divididas em dois blocos temáticos, abordando temas sociais e ambientais com base em fontes confiáveis. A análise dos resultados utilizou elementos da estatística simples, sendo interpretada à luz da abordagem qualitativa, com foco nas dificuldades dos educandos e na compreensão de suas experiências. Como resultados a pesquisa aponta que embora a maioria dos sujeitos consiga realizar leituras literais, como identificar valores e dados explícitos, há uma queda significativa de desempenho nos níveis mais complexos, que exigem maior abstração, comparação e análise crítica. Isso foi observado tanto na leitura de gráficos quanto na interpretação de tabelas, com destaque para os baixos índices de acerto nas questões classificadas como “ler além dos dados” e “leitura no nível avançado”, foi possível também realizar uma análise intergeracional, a qual mostrou que os jovens tendem a apresentar maior desenvoltura nos níveis intermediários, enquanto adultos e idosos concentram-se nos níveis elementares. Como conclusão os achados reforçam a importância de inserir práticas de leitura de dados desde os primeiros anos escolares, além de promover estratégias que visem a educação continuada voltados para adultos e idosos. Assim, conclui-se que o letramento estatístico não é apenas uma competência técnica, mas uma ferramenta de empoderamento intelectual e social a qual deve ser promovida pela sociedade.