Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Comunidade quilombola Tucumandeua"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
    (2024-07-02) SANTOS, Regiane Caldeira dos; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    A ideia de que a formação humana é um processo contínuo, conduz estudos e atuações de diversas áreas, junto a seus atuantes e instituições. Analogamente, este trabalho foi inicialmente inspirado nessa consideração, visto que a formação acadêmica, esteve interpretada como parte do desenvolvimento humano e por isso é abordada neste trabalho sendo uma etapa e/ou busca continua, iniciando na infância, e perdurando até a fase adulta. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de uma narrativa autobiográfica, de uma mulher pertencente ao Quilombo Tucumandeua, norteada pelo questionamento de: como se dar a trajetória de formação acadêmica de uma mulher pertencente a uma Comunidade Quilombola? Para tanto, utilizou-se aportes de coletas autobiográfica, bibliográficas e de campo, com o objetivo fundamental de refletir sobre a importância da Educação Quilombola e os desafios propostos aos quilombolas para alcançarem todos os níveis da educação brasileira. Entre os autores do referencial teórico destaca-se: Brasil (2013; 2017), ECQ (2023) e Soares (2001). Em apresentação preliminar dos resultados, verificou-se que os membros da Comunidade Quilombola Tucumandeua vivenciam dificuldades semelhantes, relacionadas a transporte, à infraestrutura, e ao ensejo de investimentos em Educação, como o restabelecimento de uma escola na Comunidade Tucumandeua. Concluindo-se que embora a formação acadêmica seja repleta de desafios, para alguns grupos, apontados como “minorias” essas buscas são ainda mais desafiadoras.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA