Navegando por Assunto "Comunidade quilombola"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História e memória da comunidade quilombola do Jacarequara (PA)(2025-04-02) ROSÁRIO, Oséas Sérgio do; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957O presente trabalho tem por objetivo abordar a Comunidade Quilombola do Jacarequara, destacando a territorialidade quilombola no estado do Pará como um conceito que vai além da delimitação física, integrando-se profundamente ao modo de vida das comunidades que ali habitam. A pesquisa discute como essa relação se manifesta por meio de práticas culturais, rituais e saberes transmitidos entre gerações, reforçando o pertencimento e a identidade coletiva. Além disso, o estudo está estruturado em diferentes eixos temáticos: as atividades econômicas desenvolvidas na comunidade, com destaque para a agricultura e seus relatos e tradições; a religiosidade como um pilar essencial da vida quilombola; os conflitos agrários enfrentados na luta pela manutenção do território; e as práticas de esporte e lazer como formas de integração e resistência cultural. Assim, o artigo busca contribuir para a compreensão da territorialidade quilombola como elemento fundamental na preservação do patrimônio imaterial e na luta pela autodeterminação dessas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória de velhos quilombolas: a história da comunidade Santo Antônio, em Gurupá, Rio Amazonas, Pará(2021-04-30) RABELO, Josimara Monteiro; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074Este artigo tem como finalidade descrever e refletir sobre a memória dos velhos quilombolas da Comunidade Santo Antônio do Rio Ipixuna, em Gurupá, no Pará. Partimos do princípio de que essas memórias e histórias locais são fundamentais para preservação da identidade quilombola, do território e dos direitos direcionados a nossa população. Apresentamos ao longo do texto como foram as lutas em torno da sobrevivência, do direito à terra, dos avanços e desafios para alcançar uma visibilidade, bem como o reconhecimento dos direitos dos remanescentes de quilombo. A metodologia seguiu a perspectiva da história oral com roteiros de entrevistas para relacionar os fatos passados, recentes e seus reflexos nos dias atuais. O estudo evidenciou que o acesso à educação formal é necessário em qualquer meio social, e para comunidades tradicionais quilombolas a educação é um meio de luta, resistência. Sobretudo de preservação da identidade cultural, desde que esteja relacionada com a realidade local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória e etnicidade da comunidade quilombola do ramal do Piratuba no município de Abaetetuba/Pa(2014) SANTOS, Nice Cardoso dos; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu daA presente pesquisa procura compreender o processo histórico e se justifica pela importância de conhecer as origens e a formação da comunidade Quilombola do Ramal do Piratuba em Abaetetuba, e procura apontar algumas evidências que revelam a percepção dos moradores no que se refere a memória e a etnicidade da comunidade. Ao analisar vivências do grupo social verifica-se que a memória que dá sentido à sua história. Embora muito se tenha escrito sobre a história dos negros no Brasil, as transformações ocorridas na sociedade brasileira principalmente após a promulgação da constituição de 1988. A chegada de homens e mulheres negras ao país se deu como resultado do processo perverso de escravidão. Este estudo faz uma identificação da memória, cultura dessa comunidade remanescente quilombola, que fica no Município de Abaetetuba, zona rural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Saberes locais e processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais da EMEF Petronília do Carmo/Comunidade Quilombola Itamoari - Cachoeira do Piriá/PA(2023-12-11) TEMBE, Lucirlandia Oliveira Santos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O artigo trata dos saberes locais e o processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental em uma comunidade quilombola, município de Cachoeira do Piriá, região nordeste do estado do Pará. O objetivo geral é analisar de que forma os saberes tradicionais influenciam no ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, especificamente no processo de alfabetização. O estudo parte de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública, tendo como sujeitos: dois professores, oito alunos quilombolas e um representante da comunidade. A referência teórica pauta-se em autores que discutem a Educação Quilombola, Diretrizes e Bases Nacionais para a Educação Quilombola e demais autores da área temática. Os saberes e os conhecimentos, da comunidade quilombola, devem ser considerados no fazer educativo e permear o exercício das práticas pedagógicas, evidenciando-os na leitura da palavra de mundo dos protagonistas e seus pertencimentos, possibilitando uma alfabetização efetiva, partindo de sua realidade precedendo a leitura da palavra escrita, visando a emancipação humana de seus sujeitos. Os resultados sinalizam ser possível construir, sob outras perspectivas, práticas alfabetizadoras imersas na produção cultural dos saberes tradicionais que emergem da diversidade existencial e das singularidades de vidas no quilombo da Amazônia paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de plantas medicinais na comunidade quilombola de São Benedito da Ponta, Ilha do Marajó/PA(2022-12-20) SANTOS, Fabíola Oliveira; FARIA, Eliane da Silva SousaEste trabalho de conclusão de Curso, na modalidade plano de ação, tem como objetivo a produção de material didático a respeito do uso as plantas medicinais na Comunidade Quilombola de São Benedito da Ponta, Ilha do Marajó-PA. O trabalho busca a valorização dos conhecimentos tradicionais relacionados as plantas medicinais para as novas gerações da comunidade. Para o desenvolvimento da pesquisa a metodologia utilizada foi a pesquisação e o método etnográfico, a partir de entrevistas com os comunitários, em especial mulheres, observação participante e a realização de oficinas pedagógicas. A partir da pesquisa foi possível observar que devido à precariedade dos serviços de saúde na comunidade os conhecimentos tradicionais relacionados ao uso de plantas medicinais são utilizados no combate a diversas enfermidades, tais como gripe, diarreia, pressão arterial, diabetes e etc. Porém, as novas gerações não manifestam interesse em aprender a utilizar as plantas medicinais e preferem usar remédios de origem farmacêutica.