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Navegando por Assunto "Computational simulation"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise comparativa entre modelos de elementos vazados no aproveitamento de iluminação natural em aberturas verticais.
    (2020-03-03) CAMPOS, Beatriz Moraes de; MORAES, Elcione Maria Lobato de; http://lattes.cnpq.br/2689084217741371
    A pesquisa apresentada avaliou comparativamente o desempenho luminoso de três diferentes desenhos de elementos vazados criados pela autora, denominados “quadrado”, “hexágono” e “escama”. Os resultados foram obtidos por meio de simulação computacional realizada com o software DIALux evo, aplicadas a duas salas de aula do edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, com orientações a norte e a sul. Após a validação dos modelos, a análise comparativa foi realizada em dois níveis: o primeiro deles referiu-se às análises de cada elemento proposto individualmente comparados à situação original das salas, com presença de venezianas de madeira, sob os parâmetros: valores de iluminância no plano de trabalho, distribuição e alcance da luz nos ambientes; o segundo nível de avaliação consistiu na análise dos desempenhos dos três elementos entre si, sob os mesmos parâmetros. Foi observado que os três casos propostos proporcionaram um aumento significativo da iluminância média no nível do plano de trabalho em relação às venezianas originais, assim como um maior alcance da luz nas salas. No entanto, as três propostas obtiveram um desempenho inferior que a situação original sob o aspecto da distribuição da luz. Entre os três, demonstrou-se que o elemento “hexágono” alcançou o melhor desempenho luminoso nas situações analisadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise e desempenho de redes metropolitanas: utilizando o simulador Cisco Packet Tracer 5
    (2022-05-09) AZEVEDO, David Rafael Aires de; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Com o auxílio da ferramenta de simulação de redes Cisco Packet Tracer 5, irá se reproduzir, neste trabalho, um modelo de rede metropolitana que interligue a matriz e três filiais de uma suposta empresa e que estas também estejam interligadas, cada uma com sua rede local com características e configurações próprias. Usando também a aplicação de simulação para realizar testes como ping e traceroute e assim coletar dados do projeto para serem analisados e servirem de base para decisões de melhor configuração ou ajuste na execução do propósito. Através da simulação, pretende-se reduzir erros, custos e o tempo de aplicação de um projeto real, além de se otimizar o projeto antes mesmo dele ser executado. Pois, na simulação já será identificada quaisquer dificuldades e atrasos e nela já se pode aplicar mudanças que resultem em melhorias nos resultados finais. Dessa forma, a intenção deste trabalho é mostrar que através das simulações de um projeto de rede, antes da sua própria execução, ganha-se tempo e recursos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise numérica sobre conforto térmico em um edifício do Programa Nacional Minha Casa Minha Vida em Campinas-SP
    (2023-10-27) VIEIRA, Jonas Ribeiro; ANDRADE, Luiz Cláudio Fialho; http://lattes.cnpq.br/3988224151528149
    O programa Minha Casa Minha Vida busca abordar questões habitacionais para a população de baixa renda no Brasil, porém o Residencial Mandela em Campinas-SP tem sido criticado pela inadequação das habitações. Este estudo analisa o conforto térmico em uma dessas habitações para o ano de 2022, usando simulações computacionais e a norma NBR 16.401-2 (2008) como referência. Em condições sem ocupantes, a habitação atendeu aos padrões de conforto térmico em cerca de 25,68% das horas para a sala-cozinha e 27,40% para o banheiro. No entanto, com o acréscimo de ocupantes, houve aumento na temperatura interna da casa, diminuindo as horas anuais que o ambiente se manteve nos dentro dos parâmetros de conforto térmico. O estudo destaca a importância das simulações para melhorar o projeto de habitações para a população de baixa renda.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática na rede regular de ensino
    (2024-11-01) BARBOSA, Arisandra Cristina Corrêa; MOTA, Elder Augusto Viana; http://lattes.cnpq.br/9918962099819860; https://orcid.org/0000-0001-5873-4865
    Em muitos casos, o ensino de Física nas escolas tem desafios a serem enfrentados, carecendo não apenas de aulas expositivas mas também contextualizadas. Deste modo a abordagem com novos aspectos de ensino e novas metodologias vêm sendo implementadas por professores para diversificar o ensino da Física. Este trabalho propõe uma sequência didática com metodologias usuais para escolas de ensino médio, utilizando jogos interativos, experimentos construídos com materiais alternativos e simulações computacionais, todos estes aplicados ao ensino de eletrostática em turmas do terceiro ano do ensino médio. A proposta foi aplicada em três turmas de uma escola da rede regular de ensino do município de Abaetetuba-PA, com o objetivo de ensinar eletrostática e aumentar o engajamento dos alunos, promovendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. Com base nos resultados obtidos através de questionários aplicados antes e após a aplicação da sequência didática, observamos que o aprendizado dos alunos melhorou consideravelmente, mostrando que a utilização de diferentes abordagens para um mesmo tópico é fundamental no ensino, pois a implementação destas ações promoveram uma aprendizagem mais eficaz, sendo uma grande alternativa para professores da educação básica, de forma a ajudar na minimização das dificuldades de aprendizagem dos alunos.
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