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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de geometria com o uso do software Geogebra para alunos do 9º ano do ensino fundamental
    (2022-02-16) NASCIMENTO, Celso Herbert Alcântara Nazaré do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O uso de softwares matemáticos como o GeoGebra tem beneficiado o ensino de geometria e também proporcionado novas vivências aos alunos, com oportunidades de experimentação, simulação e observação. A partir do exposto, este trabalho objetiva apresentar três atividades propostas, envolvendo a utilização do software de simulação GeoGebra, para o ensino de Geometria no 9o ano do ensino fundamental. Este trabalho trata-se de uma pesquisa propositiva e a construção das atividades foi baseada nos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, disponíveis para o ensino da geometria no 9o ano e em anos anteriores do ensino fundamental. Cada atividade apresentada foi definida levando em consideração: os objetos de conhecimento da geometria a serem trabalhados; as condições essenciais para sua aplicação e orientação para a realização das mesmas. Com isso, espera-se que a interação dos objetos de conhecimento tratados nas atividades com o uso do software GeoGebra seja capaz de envolver, estimular e despertar o interesse de alunos do 9o ano em aprender Geometria.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estudo do Índice de Massa Corporal (IMC) por meio da experimentação e de aplicativo (APP) nas escolas da Região Metropolitana de Belém - PA
    (2020-02-17) PUREZA, Eva Maria Joana Cruz da; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Neste trabalho é apresentada uma atividade prática do Índice de Massa Corporal (IMC) através das equações de Quételet, Melão Jr. e Trefethen como objeto de conhecimento da unidade temática “Vida e Evolução” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos nas escolas da região metropolitana de Belém e em outros ambientes (UFPA e praças). Incialmente, participaram dessa atividade 10 alunos voluntários, sendo 5 do gênero feminino (F) e 5 do masculino (M), com médias de idade 171 anos e 161 anos; peso 55,055,15 kg e 67,3519,95 kg; altura 1,590,09 m e 1,650,15 m, respectivamente. Ao final, eles aprenderam a usar o método antropométrico e as 3 equações do IMC, cujas médias foram obtidas para F e M. Assim, é possível fazer o monitoramento preliminar da saúde dos alunos a partir da medida da massa, do peso e do IMC. Posteriormente, aumentamos a amostra em outra escola, UFPA e praça e obtivemos resultados satisfatórios para essas medidas. Por fim, testamos o aplicativo Biofísica – IMC para a realização desses cálculos e obtivemos os valores mais rápidos para as medidas do IMC que eram determinadas a mão ou via calculadora.
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