Navegando por Assunto "Comic strips"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O efeito de humor nas tirinhas geradas por implicaturas conversacionais(2018-06-26) SILVA, Wendell de Miranda e; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166O presente artigo tem como objetivo principal analisar a violação das máximas conversacionais em tirinhas da personagem Mafalda, apontando a geração de implicaturas, e qual o efeito de sentido que elas produzem no contexto comunicativo. O estudo situa-se no campo da pragmática, o qual será discutido no decorrer do trabalho. Utilizou-se como fundamentação teórica para a análise do corpus, a teoria das Implicaturas conversacionais de Herbert Paul Grice (1982), mostrando diferença entre o significado do falante, ou seja, aquilo que o mesmo deixa implícito (o não dito), e o significado da sentença, sendo aquilo que está explícito (o dito). Será abordado ainda o Princípio cooperativo, constituído em um conjunto de máximas conversacionais, são elas: qualidade, quantidade, relação e modo. O trabalho seguirá mostrando o contexto do surgimento das tirinhas, a análise concernente a violação, e posteriormente com as considerações finais.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Onde está Tereza?: a “presença” da mulher negra no livro didático(2018-08-17) SENNA, Daniela de Oliveira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255Recai sobre a mulher negra o silêncio das fontes. A historiografia ocultou, na maioria das vezes, as ações femininas de maior relevância restringindo-se a citar alguns fatos mais simples e a colocar as mulheres, em geral e, em particular, as negras, em lugar de subordinação, ou seja, sempre na retaguarda dos homens ou esperando por eles. Essa construção histórica materializa-se nas representações presentes no livro didático, instrumento tão difundido nas escolas brasileiras. Nesse sentido, um dos objetivos deste trabalho é compreender como a mulher negra tem sido abordada no livro didático de História (LDH). Ele expressa um corpo de ideias e de percepções que são correntes na sociedade e no meio acadêmico, é um instrumento pedagógico de grande alcance que tem sido disputado por diversos campos de saberes, nele a presença da mulher é subsumida, da mulher negra é praticamente invisível. Contudo, ficou evidente a importância que adquire no cotidiano escolar, constituindo uma ferramenta pedagógica de grande amplitude e alcance, o que representa, por si só, um ganho positivo. No entanto, ele requer atualizações e, quem sabe, apoio. Nesse sentido, e de forma propositiva, buscou-se a construção de um recurso pedagógico complementar, as tiras em quadrinhos.