Navegando por Assunto "Combat sport"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O efeito da competição como fator de motivação diferencial para a prática de jiu-jitsu em atletas amadores do município de Belém(2019-12-13) QUEIROZ, Carlos Guilherme Pereira; CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a escolher uma determinada modalidade esportiva e começar a praticá-la, assim como possíveis motivações que permeiam a manutenção dela na modalidade escolhida. Conhecer a motivação de cada pessoa leva o indivíduo a ter melhores desempenhos em sua prática esportiva. Dessa forma, este estudo teve como objetivo avaliar a rotina de competições e se esta teve influência na motivação do atleta de jiu-jitsu desde o início de sua carreira. Esse estudo caracterizou-se como exploratório, qualitativo, descritivo de corte transversal. A amostra foi constituída por 39 atletas amadores, entre 13 até 45 anos, de ambos os sexos, que estavam participando atualmente de competições, matriculados em academias e/ou projetos sociais de jiu-jitsu localizadas no Município de Belém. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Motivação para Prática Desportiva, de Gaya e Cardoso (1998) e um roteiro de entrevista estruturado com perguntas socioeconômicas e sobre a carreira do atleta. Os resultados indicaram que todos os atletas participantes estavam bastante motivados para a prática de jiu-jitsu nas 3 categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Também foi observado que os motivos inicias relatados eram por praticar uma outra arte marcial e ter curiosidade em praticar o jiu-jitsu, e que os motivos para a prática após a ser inserido em competições foi o de auto superação. Os atletas tinham metas de apenas praticar o esporte, contudo, após as competições traçaram objetivos mais ambiciosos como ser professor e dar aulas, e obter graus máximos dentro da modalidade. Concluímos que a competição atuou como um fator divisor de motivações agindo diretamente sobre o desempenho dos atletas que, na presente pesquisa, relataram traçar novas metas a partir de suas inserções em ritmo de competições.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A luta marajoara no olhar dos atletas(2019-11-01) SEABRA, Jéssica Portal; CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575A Luta Marajoara (LM) enquanto prática corporal tradicional da Ilha do Marajó, Pará, desponta atualmente como um esporte atrelado a cultura, costumes e tradição local. Diante de um cenário que busca sua institucionalização enquanto modalidade esportiva de combate, a LM vem sendo aos poucos discutida também no que tange a sua inserção enquanto conteúdo da disciplina educação física. O estudo se configura como exploratório e tem como objetivo verificar a partir do repertório discursivo de atletas da LM, quais são os principais elementos que permeiam a LM na atualidade. A amostra foi constituída por três participantes voluntários, do sexo masculino, com idades de 32, 33 e 53 anos, com mais de 15 anos de prática da LM, que foram entrevistados. O estudo revelou que o cenário atual da modalidade apresenta um largo crescimento de sua difusão. De acordo com os dados levantados foi possível identificar que as principais demandas da LM a partir das respostas dos atletas relacionam-se com dois temas importantes para eles, e que se constituíram como duas categorias: esportivização e escolarização. A partir dessas categorias identificaram-se três subcategorias: as regras, as técnicas e a formação de professores. Em relação a categoria esportivização, a premissa de que a LM precisa organizar e divulgar suas regras diante da necessidade de padronização competitiva e ao mesmo tempo discutir amplamente os principais golpes do seu acervo técnico, se consolida como a temática de maior tensionamentos entre os atletas. No que diz respeito à categoria escolarização, observou-se que a subcategoria relacionada a questão da formação de professores é ponto de preocupação por futuras soluções. Aqui fica evidenciada a preocupação quando da implementação do conteúdo luta no ambiente escolar e sobre que profissional irá assumir essa responsabilidade de forma adequada e capaz de contribuir para a formação integral dos discentes da região e de outras partes do Brasil que tenham contato com a LM.