Navegando por Assunto "College education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação e resistência : o acesso ao ensino superior para mulheres negras da comunidade quilombola Santa Terezinha em Irituia/PA(2022-07-26) NASCIMENTO, Ana Paula Vieira do; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399O presente artigo decorre de algumas problematizações desenvolvidas na disciplina História da Educação Brasileira e da Amazônia do curso de Pedagogia da UFPA, campus Abaetetuba, Polo de Tomé Açu e apresenta como temática central Acesso ao Ensino Superior por mulheres quilombolas na Comunidade de Santa Terezinha no município de Irituia/PA. Propõe como objetivo discutir as condições históricas de acesso ao ensino superior de quatro mulheres negras do referido quilombo. A questão principal que move o presente estudo consiste em tratar quais condições históricas que possibilitaram as referidas mulheres do quilombo em questão para acesso e mesmo a permanência no ensino superior. No plano metodológico o estudo ancora-se em uma pesquisa de cunho bibliográfica com suporte de entrevistas semiestruturadas e documental. Os resultados indicam que, das quatro mulheres entrevistadas apenas uma não concluiu o curso superior, apenas uma encontra-se atuando profissionalmente na sua formação e uma já finalizou os seus créditos acadêmicos e está na fase de conclusão do curso. E a outra já concluiu duas graduações, mas até o presente momento não atua em suas áreas de formaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil(2023-02-15) CASTRO, Dayse do Rosário; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva deO presente estudo descreve o ensino remoto emergencial (ERE) a partir da perspectiva de estudantes de uma universidade pública do Norte do Brasil. Assim, dialoga e compara com os resultados de diversos autores que contribuíram para a caracterização e compreensão do cenário educacional no período da pandemia da COVID-19 e contribuem para entender os desafios e as superações enfrentadas por milhares de estudantes nas instituições de ensino superior. Para isso, utilizou-se uma metodologia do tipo descritiva que combinou dados quantitativos e qualitativos, com a adoção de um formulário eletrônico para investigar a percepção dos universitários de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. Constatou-se que o ERE apresentou uma série de desafios a população universitária, necessitando de avaliação, discussão e a busca de novas estratégias para mitigar os efeitos nocivos para uma formação universitária de qualidade e inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do nivelamento acadêmico nas disciplinas pré-clínicas no curso de Odontologia(2020-05-05) RÊGO, Larissa Freitas; CARVALHO, Pedro Luiz de; http://lattes.cnpq.br/5038567496330588; https://orcid.org/0000-0002-4237-0582Os ingressantes das universidades brasileiras tem origem heterogênea, vindos de realidades socioecônomicas e educacionais diversas. Para alguns acadêmicos essas disparidades dificultam a aprendizagem e geram desinteresse, fato esse que predispõe a dependência e evasão nas instituições de ensino. Como forma de criar condições a favorecer a formação integral desses universitários, entre outras medidas no plano de desenvolvimento institucional existe o projeto de curso de nivelamento da aprendizagem que visa atender aos estudantes que se encontram com lacunas de aprendizagem e dificuldades referentes aos conteúdos básicos. Apoiado nisso foi criado o programa de nivelamento pré-clínico, voltado para acadêmicos ingressantes no terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará. Programa esse que através de aulas expositivas, atividades práticas e avaliativas proporciona aumento qualitativo nos conhecimentos de conteúdos fundamentais para o entendimento das disciplinas do semestre, tais como anatomia, radiologia e estomatologia. O nivelamento pré-clínico foi realizado com turmas dos períodos letivos 2019.4 e 2020.2, o questionário aplicado ao final do curso revelou a boa aceitação dos acadêmicos, pois de forma unanime apontaram que o programa deve continuar. O nivelamento pré-clínico é de grande importância pois busca minimizar as lacunas de conhecimento e favorece a interação dos conhecimentos teóricos e práticos dos acadêmicos promovendo assim formação uma democrática dos futuros cirurgiões dentistas.