Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Colares (PA)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As narrativas e memórias sobre o chupa-chupa em Colares e práticas educativas do ensino de história nas séries iniciais
    (2017) SOUZA, Laurimar Cabral Ferreira de; BANDEIRA, Sérgio
    O presente Trabalho de Curso traz uma abordagem investigativa sobre o fenômeno chupa-chupa, ocorrido na cidade de Colares-Pará na década de 1970 na perspectiva de cruzar essas memórias e potencializá-las como elemento incorporado a cultura do referido município e as suas possibilidades de uso para a valorização da história local e para o ensino de história nas series iniciais do ensino fundamental. É um estudo de abordagem qualitativa e para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista com alguns moradores que vivenciaram a situação apresentada como as aparições das luzes do chupa-chupa que provocaram significativas mudanças no cotidiano da cidade de Colares e região. Através de estudo levantado outras fontes também foram utilizadas, tais como os jornais O LIBERAL e O ESTADO DO PARÁ, ambos periódicos conceituados que veicularam no ano de 1977 a notícia dos avistamentos de Óvnis, e ainda publicações da Revista UFO, especialista em Ufologia, do ano de 1997 que está disponível no sitio eletrônico da revista. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância das narrativas e da memória dos moradores sobre o caso em evidencia e podem ser viabilizadas para o ensino de História local para os alunos das séries iniciais em Colares. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que o fenômeno chupa-chupa através das memórias e narrativas de moradores de Colares pode ser utilizado como elemento didático para a desenvoltura de um ensino dinâmico e contextualizado da história do lugar e da realidade presente do aluno que se esclarece a partir do conhecimento do passado.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA