Navegando por Assunto "Civil construction"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da sustentabilidade ambiental de canteiros de obras da cidade de Tucuruí-PA(2025-09-11) SANTOS, Kaliel Wisley Pereira dos; RIBEIRO, William Guimarães; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776O setor da construção civil, embora relevante para a economia, é um dos principais responsáveis pela geração de resíduos sólidos, o que reforça a necessidade de práticas sustentáveis. Este estudo teve como objetivo avaliar a gestão de resíduos em dois canteiros de obras no município de Tucuruí–PA, avaliando suas práticas e propondo alternativas que contribuam para a redução de impactos ambientais negativos. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório, estruturada em análise documental, visitas de campo, entrevistas com engenheiros e aplicação de questionários e índices de sustentabilidade. Os dados foram tratados de forma comparativa, possibilitando a avaliação do desempenho das obras em relação à segregação, transporte/armazenamento e destinação final dos resíduos. Os resultados apontaram que, embora haja iniciativas de separação e reaproveitamento de materiais, persistem desafios como custos elevados, falta de conhecimento das equipes, coleta irregular e descarte inadequado. O índice de sustentabilidade revelou desempenho satisfatório apenas na segregação, enquanto transporte, armazenamento e destinação final obtiveram resultados médios, demonstrando fragilidades. Dessa forma, levando em consideração as duas obras estudadas, conclui-se que a gestão de resíduos em Tucuruí encontra-se em estágio intermediário, mesmo existindo avanços, ainda são necessárias medidas como treinamentos contínuos, sistemas de monitoramento, entre outros. Essas ações podem ampliar o reaproveitamento de materiais, reduzir custos e alinhar a construção civil local às metas globais de sustentabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática na construção civil: saberes matemáticos utilizados por pedreiros na perspectiva da etnomatemática(2023-08-30) REIS, Hádria Lourranne Barbosa dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este Trabalho de Curso aborda a aplicação da Etnomatemática na construção civil, com foco nos saberes matemáticos utilizados pelos pedreiros. O objetivo da pesquisa foi identificar e compreender esses saberes informais, bem como explorar a relação entre eles e a Matemática formal ensinada em sala de aula. A metodologia adotada envolveu a análise de documentos, revisão bibliográfica e uma entrevista realizada com um profissional da área. Os resultados revelaram a diversidade de saberes matemáticos dos pedreiros, incluindo cálculo de áreas e volumes, geometria prática, cálculo de medidas e planejamento de orçamentos. A perspectiva etnomatemática mostrou-se relevante para valorizar esses saberes e promover uma Educação Matemática mais inclusiva e contextualizada. As contribuições do trabalho incluem a valorização dos saberes dos pedreiros, a melhoria da formação de professores e a promoção de uma prática profissional mais consciente. Recomenda-se a valorização desses saberes na construção civil, a promoção da perspectiva etnomatemática no ensino e a realização de mais estudos nessa área.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Proposta de construção de bancada para ensaios de condutividade térmica de materiais da engenharia fundamentada na norma NBR 15220(2025-09-09) COSTA, Sabryna Santana; PADILHA, Jessé Luis; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686; https://orcid.org/0000-0002-4410-4309O presente trabalho, apresenta a proposta de um roteiro para a elaboração de uma bancada experimental, a qual poderá ser utilizada posteriormente para obtenção de resultados sobre a condutividade térmica de materiais da engenharia. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é mostrar passo a passo sobre a criação de um equipamento que tende a contribuir de forma positiva nas diversas áreas da engenharia que envolvem materiais tanto condutores quanto isolantes térmicos. Ademais, para a elaboração do roteiro de criação deste equipamento, utilizou-se a NBR 15.220, bem como, o método da Placa Quente Protegida e o método Fluximétrico. Todavia, apesar de não se tratar de um projeto experimental, o trabalho em questão já nos mostra resultados bastante promissores, apenas com projeções, tanto para a linha de pesquisa como para a de ensino. Contudo, fica evidente a necessidade de um estudo aprofundado e trabalhos experimentais relacionados a esta temática, além da construção efetiva do equipamento, uma vez que trata de um assunto não muito discutido, principalmente em meio acadêmico, porém, muito estimado principalmente para os diversos setores da construção e da engenharia, visto que novos materiais são lançados e aperfeiçoados anualmente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Qualificação de mão de obra feminina na construção civil no município de Tucuruí(2025-05-19) PINHEIRO, Bruno de Lucas Pinto; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão "Qualificação de Mão de Obra Feminina na Construção Civil no Município de Tucuruí". Neste projeto, o foco principal foi direcionado ao estímulo em inserir mais mulheres no mercado da construção civil, por meio da qualificação das mesmas. Nesse cenário, destaca-se a participação de 20 mulheres, das quais 13 concluíram com sucesso, projeto esse sendo realizado em três etapas: apresentação do projeto, realização dos minicursos e visitas técnicas, por fim, a cerimônia de encerramento e entrega de certificados. As atividades do projeto proporcionaram embasamento teórico e prático nas técnicas de construção, estimulando a inserção das participantes em cursos nas áreas de tecnologia relacionadas à engenharia civil, além de promover a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos utilizados e gerados no decorrer das mais diversas atividades relacionadas a construção. Para os voluntários envolvidos, a experiência foi singular, oferecendo a oportunidade de transmitir e absorver conhecimento, novas experiências e explorando diferentes métodos de aprendizagem.