Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cinemática"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem significativa do ensino de física por investigação com alunos da EJA no ensino médio
    (2021-01-21) BARBOSA, Paulo Sérgio Mendes; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248
    Vivenciamos um cenário de grande insatisfação com práticas de ensino e aprendizagem pouco atrativas tanto por parte do professor quanto do aluno, o que contribui para um grande desinteresse e falta de motivação entre os pares envolvidos neste processo. Embora nosso contexto seja repleto de excelentes professores com as mais diversas qualificações, ainda é muito comum nos deparar com práticas de ensino baseadas, unicamente, em aulas conteudistas de caráter meramente expositivas, onde o aluno participa apenas como um sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa com ênfase na proposta de ensino investigativo na disciplina de Física com turmas do ensino médio da primeira etapa da Educação e Jovens e Adultos - EJA, trata de um uma metodologia que se diferencia pela maneira de apresentar o conteúdo para os alunos, visando estimula-los a refletir, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema ou temas geradores indicados por eles próprios, como resultado de suas próprias vivências. Discute-se como objetivo principal, o de verificar de que maneira a aprendizagem dos conceitos de Física é significativa quando os estudantes são submetidos à metodologia de ensino por investigação, principalmente quando inicialmente são abordados os conhecimentos prévios para os conteúdos curriculares a serem ensinados, além de avaliar como o ensino por investigação mediado por experimentos práticos pode ser uma ferramenta eficaz a ser adotada como recurso principal no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, elaborou-se uma proposta de sequência didática abordando como tema central, os principais fundamentos da Cinemática, onde os próprios alunos serão responsáveis por organizar, testar e tirar suas próprias conclusões a respeito do experimento por eles executados, onde o professor tem o papel de mediador, sendo responsável por sistematizar os resultados e ajustar as lacunas para que de fato, a aprendizagem seja estabelecida como sendo significativa em todo processo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cáculo diferencial e integral na cinemática com aplicações do software maple
    (2023-12-11) ARAÚJO JUNIOR, Luiz Guilherme Carnevali de; SILVA, Juaci Picanço da; http://lattes.cnpq.br/0058157578227227
    No presente trabalho é descrito o estudo do cálculo diferencial e integral, tal como é visto nas disciplinas do curso de licenciatura em matemática. Os conceitos, definições, teoremas e exemplos são apresentados de forma gradual de modo que o leitor possa compreender da melhor maneira possível. Todavia, no decorrer dos capítulos é exposto um pouco mais dos conhecimentos de cinemática e como o cálculo diferencial e integral pode ser aplicado nesse assunto. Neste TCC também será abordado o conhecimento do software Maple, que é uma ferramente útil para cálculos matemáticos, gráficos e muito mais, porém, nesse momento o principal foco são os gráficos que o software nos possibilita construir. É de conhecimento geral que o ensino da cinemática muitas vezes é complicado por ter uma linguagem técnica em um assunto muito prático.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Experiência vivenciada com aulas remotas de física na comunidade Tiradentes - Uruará/PA
    (2022-06-27) ALMEIDA, Luciene da Silva; SANTOS, Cícero Manoel dos; http://lattes.cnpq.br/0504503538506736
    A cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens sendo útil para descrever o movimento de sistemas compostos por partes independentes que podemos identificar no nosso dia a dia tais como: corridas (de carro, pega-pega e de sacos), jogo de futebol e outras brincadeiras. O ensino para ser bem sucedido é necessário utilizar métodos e técnicas mais ajustados aos alunos. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é identificar formas para facilitar o ensino aprendizagem da cinemática aos alunos da primeira série do ensino médio no campo. Serão propostas a elaboração de experimentos de física utilizando materiais de baixo custo. Uma vez que, os materiais pedagógicos, serão confeccionados pelos alunos. Durante a pesquisa os conteúdos de Física foram ministrados através de experimentos com materiais de baixo custo assim tornaram as aulas mais interessantes e participativas, uma vez que essa pesquisa aconteceu no período de pandemias, aulas remotas e grandes dificuldades para o ensino e aprendizagem, contudo os alunos conseguiram realizar as atividades em grupo utilizando ferramentais digitais. Para sua maior eficiência busca-se o desenvolvimento integral do educando. A maior missão do educador é preparar com mecanismos as novas gerações para o mundo em que irão viver, por isso é de suma importância desenvolver metodologias ativas com a criatividade do educando,para que a construção do conhecimento ocorra como resultado de estratégias pedagógicas que resultem na interação com o outro, permitindo o despertar do aluno para o novo conhecimento. Esta pesquisa é relevante para o ensino de física, no contexto do conteúdo de cinemática, por fazer parte dos conteúdos iniciais da disciplina de física.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA