Navegando por Assunto "Cine"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) De la literatura al cine: el amor en los tiempos del cólera y su adaptación cinematográfica(2018-08-30) RODRIGUES, Selma Suely Miranda; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O propósito desta pesquisa é relacionar literatura e cinema através da análise da obra El amor en los tiempos del cólera de Gabriel García Márquez, e sua adaptação cinematográfica, dirigida pelo diretor Mike Newell. O principal objetivo, é demostrar de que forma foi tratada a obra no contexto cinematográfico, observando pontos como a narrativa, o narrador, os personagens, o tempo e espaço. Para isso, levamos a cabo uma abordagem de natureza bibliográfica, focalizando textos que abordam teorias que tratam do tema, como os estudos de Bautista (2001), Brito (2006), Noriega (2001), Pino (2005). A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: Primeiramente presentou-se uma descrição detalhada sobre o autor e seu realismo mágico. No segundo capítulo foram feitas considerações sobre a obra. No terceiro momento, foi feita a análise da obra e sua adaptação. Esta análise nos permitiu constatar que alguns pontos divergiram da narrativa original. Porém, esta análise foi importante porque nos proporcionou significativos conhecimentos sobre vários temas tratados na obra de García Márquez. Além do que foi exposto na obra escrita, a adaptação permite ainda, a valorização da obra original, de seu autor e por consequência sua cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diálogo sobre o cinema na educação do campo: uma proposta inclusiva(2021-10-25) MONTEIRO, Paulo Gabriel Nascimento; SOUZA, César Augusto Martins de; http://lattes.cnpq.br/3353195442153329O cinema é apreciado de diferentes formas e possui objetivos bem específicos, seja uma manifestação artística e/ou estética ou até mesmo uma projeção de uma possível fantasia, um passatempo que foge à realidade. Contrapondo-se a todas as visões citadas, é possível relacionar o cinema com a educação, tanto na possibilidade de dialogar com as vivências e visões de mundo de forma mais simplificada quanto de problemas sociais mais complexos ou passiveis de um debate um pouco mais crítico, tornando acessível assuntos de difícil compreensão. O cinema é capaz de entregar uma certa eficácia nessa proposta, além de promover interdisciplinaridade em um espaço que é cada vez mais comum a “separação” de determinados assuntos. Para agricultores, camponeses e outros que residem em espaços rurais, o cinema pode ser uma boa alternativa para a inserção desses sujeitos no diálogo, uma vez que através dele (cinema) é possível direcionar informações, levar o diálogo para diferentes grupos sociais. Portanto, é importante compreender estes sujeitos, suas especificidades, a política da modalidade que eles estão inseridos, seus processos de luta por garantia de direitos e promover discussões acerca do cinema como uma proposta educativa, uma ferramenta facilitadora nesse processo de ensino-aprendizagem, além de viabilizar a formação de posicionamentos críticos e de possíveis transformações sociais, a partir da conscientização de grupos que outrora lhes foi negado o direito à informação/educação e de que forma contribuem para o ambiente em sua volta e sociedade que fazem parte.