Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cinética química"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso do Wordwall como estratégia avaliativa no ensino de Química: uma experiência didática no Ensino Médio em Igarapé-Açú-PA
    (2023-02-15) SANTOS, Ingrid Santos dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa educacional cujo o objetivo foi analisar aprendizagem de alunos do 2° ano do ensino médio de uma Escola Estadual utilizando como recurso uma atividade gamificada, desenvolvida na plataforma Wordwall para fixar o conteúdo de cinética química. A estruturação da estratégia didática consistiu em duas etapas. Na primeira, foi apresentado o conteúdo Cinética química de maneira dialogada destacando os aspectos conceituais com exemplificação cotidiana sobre os fatores determinantes na velocidade das reações. Na segunda etapa, utilizou-se a atividade gamificada do Wordwall para verificar se os alunos conseguiram assimilar o assunto. Para correlacionar possíveis avanços de aprendizagem, aplicou-se um questionário para sondagem de conhecimento prévio dos estudantes. Logo, ao analisar os resultados, evidenciou-se um percentual satisfatório de 50% de aprendizagem em relação ao conteúdo. Para além disso, é possível discorrer que as plataformas digitais que utilização a gamificação são essenciais nas aulas para diversificar o processo de fixação do ensino e revisão de aprendizagem, pois além de despertar o interesse dos alunos, facilitaram a identificação de aprendizagem de forma instantânea. Futuramente, novas investigações e testes para aprofundar a consolidação das aprendizagens a longo prazo, bem como a entrevistas sobre dificuldades específicas para responder/resolver as perguntas/desafios propostas pelo aplicativo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA