Navegando por Assunto "Cinética química"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso do Wordwall como estratégia avaliativa no ensino de Química: uma experiência didática no Ensino Médio em Igarapé-Açú-PA(2023-02-15) SANTOS, Ingrid Santos dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa educacional cujo o objetivo foi analisar aprendizagem de alunos do 2° ano do ensino médio de uma Escola Estadual utilizando como recurso uma atividade gamificada, desenvolvida na plataforma Wordwall para fixar o conteúdo de cinética química. A estruturação da estratégia didática consistiu em duas etapas. Na primeira, foi apresentado o conteúdo Cinética química de maneira dialogada destacando os aspectos conceituais com exemplificação cotidiana sobre os fatores determinantes na velocidade das reações. Na segunda etapa, utilizou-se a atividade gamificada do Wordwall para verificar se os alunos conseguiram assimilar o assunto. Para correlacionar possíveis avanços de aprendizagem, aplicou-se um questionário para sondagem de conhecimento prévio dos estudantes. Logo, ao analisar os resultados, evidenciou-se um percentual satisfatório de 50% de aprendizagem em relação ao conteúdo. Para além disso, é possível discorrer que as plataformas digitais que utilização a gamificação são essenciais nas aulas para diversificar o processo de fixação do ensino e revisão de aprendizagem, pois além de despertar o interesse dos alunos, facilitaram a identificação de aprendizagem de forma instantânea. Futuramente, novas investigações e testes para aprofundar a consolidação das aprendizagens a longo prazo, bem como a entrevistas sobre dificuldades específicas para responder/resolver as perguntas/desafios propostas pelo aplicativo.