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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mobilidade urbana: anteprojeto de uma ciclovia para Universidade Federal do Pará (UFPA)
    (2023-07-07) FERREIRA, Adriano Silva; LEÃO, Andrey da Silva; AGUIAR, Julio Cesar Mascarenhas; http://lattes.cnpq.br/6287155409057892; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659
    A fim de promover ambientes sustentáveis que ofereçam acessibilidade a todos os usuários, levando em consideração a segurança e a praticidade na mobilidade urbana, este estudo buscou apresentar uma proposta de anteprojeto para a construção de uma ciclovia sustentável ao longo do curso do Igarapé Sapucajuba, na Universidade Federal do Pará. Os objetivos específicos abrangem a construção de um breve referencial teórico sobre mobilidade urbana em áreas de várzea, bem como sobre projetos em madeira na região Amazônica, além da obtenção de dados da área de implantação para verificar a viabilidade da construção da ciclovia nas proximidades do Igarapé Sapucajuba. Foram realizadas pesquisas teóricas para embasar o estudo, abordando a importância da acessibilidade em áreas de várzea e questões técnicas relacionadas a essas regiões. Além disso, foi realizado um referencial sobre o uso da madeira e etapas de campo, incluindo medições e fotografias, para uma compreensão preliminar do ambiente. Para obter informações dos usuários, utilizou-se um questionário elaborado no Google Forms. O software de desenho AutoCAD foi empregado para criar o traçado e a estrutura preliminar da ciclovia. Com base nos dados coletados, que foram usados para definir as premissas do projeto, como a largura útil e total da ciclovia, bem como a escolha do lado da via a ser implantada, o estudo demonstrou que a margem do Igarapé Sapucajuba, bem como o próprio igarapé com estruturas do tipo palafita, oferecem área disponível e potencial para a implantação da ciclovia. Ainda, o estudo resultou na definição dos elementos essenciais para um anteprojeto: área construída, padrão de acabamento e custo unitário básico. Essa conclusão foi alcançada ao considerar todos os fatores descritos na metodologia e no anteprojeto, pois estão alinhados com os princípios ambientais, uma ocupação do solo sustentável e os requisitos técnicos aplicáveis.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de implantação de ciclofaixas nas principais vias do bairro do Guamá
    (2021-02-25) HAGE, João Pedro de Andrade; DAMASCENO, Luis Felipe Pamplona; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    É crescente a valorização do transporte cicloviário para a promoção de boa mobilidade urbana, sendo incentivado como forma de reduzir o número de veículos motorizados, principalmente os individuais. Para isso, as estruturas cicloviárias tem sido projetadas como forma de organizar a via e proporcionar segurança ao ciclista. No entanto, em Belém observa-se carência de infraestrutura cicloviária em diversos bairros e que a maior parte das ciclovias e das ciclofaixas estão presentes apenas em grandes vias da cidade, causando uma ausência de ligação com bairros periféricos. Por isso, o trabalho pretende propor um projeto de ciclofaixas para as principais vias do Guamá, bairro que encontra-se na situação de isolamento das cicloestruturas existentes e que possui um grande fluxo de ciclistas. Para tanto, foram levantados dados das larguras das vias do bairro e da dinâmica do bairro, como pontos geradores de tráfego e possíveis interferências, como forma de estudar a inserção da ciclofaixa no local. O trabalho encontrou como as vias mais viáveis para a implementação da ciclofaixa a Av. José Bonifácio, no lado direito da via, sentido do bairro do Guamá, e a R. Barão de Igarapé Miri, no lado esquerdo da via, sentido UFPA, através da supressão da faixa de estacionamento e estreitamento das faixas de tráfego para atender larguras recomendadas para ciclofaixas.
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