Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Chronic"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros
    (2013-10-06) GOMES, Nilzete Moraes; SILVA, Leiliane Nascimento da
    O presente trabalho discutiu as estratégias de ensino e formação de leitores, e consequentemente, produtores a partir do gênero Crônica como subsídio para essa formação. No entanto, o trabalho deteu-se principalmente em analisar as crônicas produzidas pelos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Bernardino Pereira de Barros utilizando um modelo avaliativo que propõem uma melhor retificação progressiva do processo de ensino e aprendizagem. Vale destacar, que a referida pesquisa insere-se na perspectiva teórica discutida pelos PCNs, Luiz Antônio Marcuschi, Bakhtin, Bronckart, Antônio Cândido, Isabel Solé, além de outros que me ajudaram nesta pesquisa e serão citados como referência deste trabalho. A escolha metodológica possui uma base qualitativa e interpretativa, a qual, tendo em vista o envolvimento com a sala de aula e seus participantes, endossa a preocupação da pesquisa em descrever tal lócus a partir do seu ambiente próprio, observando e analisando os traços culturais do grupo. Tais objetos de análise receberam tratamento metodológico baseado numa perspectiva etnográfica, que considera o lócus natural de atuação dos informantes – neste caso, a sala de aula – e também a análise da produção textual coletada – que, para esta pesquisa, foi utilizada na análise dos textos produzidos pelos alunos. Ressaltamos que o corpo de dados apresentado foi escolhido, devido apresentar substancial diferença entre trabalho prescrito e trabalho real.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino do gênero textual crônica como estratégia de produção escrita
    (2018) SANCHES, Diego Soares; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    Este artigo apresenta como temática “O Ensino do Gênero Textual Crônica como Estratégia para Produção Escrita”. Tem como objetivo geral desenvolver habilidades de produção escrita no aluno por meio do gênero crônica e objetivos específicos a): entender a função social do gênero crônica; b) conhecer a estrutura do gênero crônica; e c) estabelecer a relação entre a oralidade e a escrita por meio do gênero crônica. O referencial teóricometodológico está baseado na visão sócio-interacionista de Antunes (2003 e 2009), voltada para a produção escrita; no trabalho com sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); nos gêneros do discurso na visão de Marcuschi (2008; 2007) e Bakhtin (1992) e no gênero crônica, embasado em Bender e Laurito (1993), Sabino (1965) e Adam (1990); sobre Tipologia Textual e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (2000), que trazem propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Espera-se, com este trabalho, que o aluno conheça a estrutura, as características e a função social do gênero crônica; entenda a importância da adequação da linguagem em diferentes contextos sociais e produza uma crônica de forma competente.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA