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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
    (2018-03-13) BARROS, Valdinéia Ferreira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124
    Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada: a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, que teve como objetivo geral, analisar a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, e como objetivos específicos, 1-verificar se os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil “Irmã Dulce, localizada no município de Novo Repartimento/PA, utilizam ou não atividades lúdicas no decorrer de suas práticas pedagógicas, 2-reafirmar a esses educadores a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem e, 3-apresentar a escola-campo algumas sugestões para que essa prática possa fazer parte de suas atividades pedagógicas constantemente, tendo em vista que a criança aprende de modo mais prazeroso. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliografia, fundamentada principalmente nos estudos de Metz e Valle (2011), bem como, através de documentos disponíveis no site do Ministério da Educação, tais como: Brasil (1998), Brasil (1999) e Brasil (2003). Logo em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento de informações na escola pública municipal acima supracitada, que teve como sujeitos de investigação, a diretora da escola-campo e duas professoras, identificadas nesse estudo como professora A e professora B. Para obtenção dos dados qualitativos, aplicou-se um questionário estruturado com cinco questões subjetivas em forma de entrevista aos sujeitos participantes desse estudo de caso. Os resultados foram analisados a luz de teóricos que discutem a temática investigada, sendo discutidos e interpretados a partir das unidades de registro dos informantes, pois, compreende-se que o saber do cotidiano sobre a temática investigada pode ser utilizado como conhecimento prévio para a construção de novos conceitos sobre a mesma. Sendo assim, os resultados revelaram que as atividades lúdicas promovem ao ambiente escolar, uma harmonia entre o fazer pedagógico e a aprendizagem infantil, e que a maioria dos professores da escola-campo, na medida do possível utilizam o lúdico como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que os conhecimentos adquiridos por meio deste, fossem transformados em instrumentos motivadores e facilitadores para a ocorrência da aprendizagem significativa, através de dicas e possíveis soluções para a falta de uso de atividades lúdicas no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato
    (2018-05-26) LOBATO, Joelma da Silva; FONSECA, Maria de Fátima; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025
    Ao desenvolver o tema proposto neste trabalho, buscou-se relacionar a literatura Infantojuvenil desenvolvida por Monteiro Lobato com o desenvolvimento da leitura no contexto do ensino fundamental, pois conhecendo a relevância da obra Lobatina é possível aplicá-la, por meio de ações no contexto escolar, especialmente fazendo uso da obra O Sítio do Pica-pau Amarelo para o incentivo e despertar da leitura. Assim, oferecer subsídios práticos para o desenvolvimento e prática da leitura, a partir da obra de Monteiro Lobato que é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão da leitura por meio da Literatura Infantojuvenil no cenário do ensino fundamental, destacando situações práticas que o professor pode usar para desenvolver a leitura. Desse modo, é oferecido aos professores um subsídio capaz de aprimorar suas práticas em sala de aula, tanto para a leitura, quanto para uma melhor efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
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