Navegando por Assunto "Children's Literature"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada(2021-10-07) PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Este trabalho estuda e narra o papel da literatura infantojuvenil no decorrer de uma experiência vivida durante um estágio, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e durante estudos e trabalhos com o Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura infantojuvenil, cibercultura, formação e trabalho docente.Objetiva tecer caminhos entre literatura infantojuvenil e trabalho pedagógico interdisciplinar e multidimensional favorecendo a aprendizagem e utilizando a linguagem e a literatura infantojuvenil como base de interlocução. A partir de uma perspectiva discursiva de pensar as alfabetizações, este trabalho tem a intenção de discutir um modo de trabalhar a linguagem e a literatura nas diversas áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, levando em consideração que o conhecimento não é um saber linear e possui diversas complexidades , fatores externos e internos, psicológicos, afetivos e culturais, que devem ser considerados quando pensamos em ensino-aprendizagem. Imersos em experiências em sala de aula, em conjunto com as vivências no laboratório Sertão das águas pude, de maneira implicada, viver momentos formativos com os alunos de fato, alinhando a perspectiva discursiva, literatura infanto juvenil e práticas interdisciplinares, de diversas maneiras, conforme o currículo e calendário escolar vigente de maneira a auxiliar a professora regente em sala de aula, criando planos e sequências didáticas, elaborando estratégias interdisciplinares tomando como base a literatura, a tornando-a foco e protagonista em conjunto com as crianças, os sujeitos primeiros deste trabalho.