Navegando por Assunto "Childhood education"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprender brincando na educação infantil: jogos e brincadeiras tradicionais(2023-12-15) TEIXEIRA, Cristianne do Carmo; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Considerando que “brincar” é a atividade principal da criança, na qual a mesma expressa sua interação com o mundo, seus valores, modos de pensar, agir e saber fazer o jogo e a brincadeira, além de educar, atendem uma necessidade natural da criança. Objetivamos a partir deste artigo apresentar o papel, do brincar na Educação Infantil como facilitador de habilidades cognitivas e motoras. Sabendo que as atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo das crianças, auxiliando no seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Nossa pesquisa é bibliográfica e tem por base textos sobre o tema Ludicidade a partir da conceituação de Cipriano Luckesi e Tizuko Kishimoto. Nosso interesse pelo tema “Aprender Brincando na Educação Infantil: jogos e brincadeiras tradicionais”, surgiu a partir da leitura dos textos sobre o referido tema que serviria de base para a produção do evento “I Jornada de jogos, brinquedos e brincadeiras” realizado pela turma de Pedagogia 2018 da UFPA - Soure”, no qual fomos instigados a produzir jogos educativos e pensar no resgate de brincadeiras de gerações antigas. Tendo em vista que muitos professores encontram dificuldades em compartilhar certos conhecimentos os quais poderiam ser facilmente transmitidos com a prática de atividades lúdicas. Ao término da disciplina concluímos que o brincar direcionado proporciona para às crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de habilidades úteis à sua vida social e afetiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória: caminhos percorridos da minha história de vida na educação infantil à vida acadêmica(2018) MORAES, Eugênia Patrícia Lobato; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302Este trabalho visa fazer um relato de minha tarjetória de vida, desde a educação na base infantil até a minha formação acadêmica, onde retrato com muita satisfação e alegria essa trajetória. Pois, através dos estudos pude ampliar os meus conhecimentos e adiquirir novos. É ter uma chance de me tornar uma profissional que se precoupa com a educação desde pequeno a vida adulta, porque sabemos da realidade de muitas pessoas que não tem o incentivo dos familiares para o esutudo. Então, tive a alegria de ter uma família que me incentivava para o estudo, e se caso hoje muitos alunos não tiverem o incentivo no lar, eles poderão encontrar na sala de aula, quando nos que seremos futuros professores com a nossa formação iremos ajudar esse aluno a entender que sem a educação não podemos chegar quase em lugar nemhum, ela é a base de uma boa sociedade. Essas oportunidades que a mim foram dada, em memória as relato como forma de demostra e incentivar a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Roda contada: brincando de cena com as cantigas de roda(2014-01-08) TUÑAS, Roseane Milene de Souza; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do teatro na escola, por meio do brincar na cena teatral com as cantigas de roda. A base teórica que norteou nossa investigação concentrou-se principalmente em: Andrade, Benjamin, Cascudo, Charone, Friedmann, Japiassu, Kishimoto, Piaget, Reverbel, Santa Marli Santos, Spolin, Veríssimo de Melo, Romero, Vygotsky. A pesquisa foi de cunho qualitativo com foco na pesquisa-ação. A investigação concentrou-se na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, com 60 (sessenta) crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, estudantes do turno da manhã. A pesquisa se desenvolveu a partir do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Roda Contada. As apresentações artísticas do Grupo serviram como contribuição para a inserção do teatro no contexto escolar, bem como no processo ensino-aprendizagem das crianças das etapas da Educação Infantil e anos iniciais de Ensino Fundamental.