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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos do comportamento alimentar infantil em crianças de 0 a 10 anos: uma revisão integrativa
    (2021) OLIVEIRA, Natasha Assunção; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879
    A infância constitui uma fase essencial na formação dos hábitos alimentares e comportamento alimentar de um indivíduo adulto, e a construção do comportamento alimentar infantil pode influenciar de forma positiva ou negativa na saúde da criança. Dessa forma, nesta revisão da literatura objetivou-se levantar os aspectos do comportamento alimentar infantil em crianças de 0 a 10 anos. A revisão utilizou as bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF, BBO, Coleciona SUS e SCIELO, e foi desenvolvida em seis etapas: 1. elaboração da questão de pesquisa, 2. definição das fontes de seleção dos estudos primários e dos critérios de inclusão e exclusão , 3. definição e extração dos dados, 4. avaliação dos estudos incluídos, 5. análise crítica dos resultados, 6. apresentação da síntese das evidências encontradas. Foram selecionados 12 estudos, os quais demonstraram que o comportamento alimentar dos pais e responsáveis influenciaram nas escolhas alimentares das crianças, e as estratégias de recompensa desempenharam efeitos negativos nos hábitos e comportamento acerca da alimentação. No que refere ao ambiente escolar, houve alto consumo de alimentos processados e ultraprocessados e baixo consumo de alimentos in natura, todavia, evidenciou-se os benefícios da educação nutricional e o papel dos pais e cuidadores na construção de hábitos alimentares saudáveis e no desenvolvimento físico e mental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação morfofuncional das orelhas de pacientes tonsilectomizados: período de outubro de 2007 a fevereiro de 2008
    (2008) SANTOS NETTO, Maurício Moura dos; PEZZIN, Angélica Cristina; http://lattes.cnpq.br/3683418356353066; https://orcid.org/0000-0003-1356-5732
    A orelha é um órgão fundamental na comunicação humana. A criança com audição normal pode adquirir e desenvolver a linguagem. Já uma criança com deficiência auditiva fica impossibilitada de se comunicar e pode se tornar introvertida, isolada, por não compreender e não ser compreendida. Além disso é sabido que um grande número dos casos de perda auditiva na infância é devido à otite média e esta é uma doença freqüente em pacientes portadores de hipertrofia adenoamigdaliana. É nesse contexto que se torna fundamental avaliar possíveis alterações auditivas em pacientes que serão submetidos à cirurgia de tonsilectomia através de avaliação audiológica no pré e pós-operatório desse tipo de cirurgia, constituindo-se este o objetivo central desse trabalho. Foi aplicado um protocolo desenvolvido para essa pesquisa em 68 pacientes na faixa etária de quatro a 12 anos no período de outubro de 2007 à fevereiro de 2008 que realizaram adenoidectomia e/ou amigdalectomia no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da Universidade Federal do Pará constatou-se que 8,8% (n=6) dos pacientes apresentavam audiometria tonal limiar com algum grau de perda auditiva no exame pré-operatório, sendo que esse número caiu para 0% no pós-operatório; já a impedanciometria 22% (n=15) tiveram alteração no exame pré-operatório enquanto que esse número foi para 7,6 (n=5) no pós operatório. Com relação ao reflexo estapediano 27,9% (n=19) tinham alteração no reflexo antes da cirurgia sendo que após a cirurgia esse número caiu para 13,8% (n=9). Diante desse quadro fica evidente a relação da hipertrofia adenoamigdaleana com as alterações na orelha média que por sua vez poderiam levar à perdas auditivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar como aprendizagem na educação infantil da escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Santa Terezinha
    (2018) SANTOS, Mariani Corrêa dos; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891
    O trabalho tem como objetivo analisar como os professores da educação infantil desenvolvem as atividades lúdicas no cotidiano escolar na escola santa Terezinha. Para realiza-lo foi elaborado uma pesquisa qualitativa, por meio de livros , sites e fontes que tratam sobre o tema pesquisado, buscando compreender o que alguns teóricos entendem sobre o tema: O Brincar como aprendizagem na educação infantil e ensino fundamental da escola Santa Terezinha, levando em conta utilização desses recursos didáticos no processo ensino aprendizagem da criança nesta fase da vida, neste sentindo, será analisado de que forma está sendo utilizada em sala de aula esses recursos didáticos, pois, sabemos que o ato de brincar é de fundamental importância a ser utilizada no dia-a-dia na vida da criança, para isso, precisa ter um objetivo educativo. Esses recursos didáticos precisam ser utilizados, principalmente, na educação infantil que é a primeira etapa da vida da criança, onde frequentemente a criança utiliza esses recursos didáticos e lembra de sua infância, por esse motivo é indispensável. Também irá ajudar a contribuir para o desenvolvimento da criança, por isso, esses recursos didáticos é de suma importância ser utilizado no âmbito educacional, mas também precisa ser vista, tanto para o educando como para o educador como uma forma de diversão, ensino e aprendizado. Também vem discutir como os educadores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental santa Terezinha, utilizam suas práticas educacionais e como está sendo utilizada o lúdico no ambiente escolar; e de que forma contribui para a formação do sujeito. Com base na teoria de Vygotsky que diz que o homem é sócio- histórico, o resgate as transformações em que a criança passou e as teorias que afirmam a importância do lúdico para a aprendizagem do educando, também relata a importância de uma educação que contemple a ludicidade em sua prática. Portanto, a reflexão que nos repassa é que o homem se relaciona com os meios e sua produção, ou seja, com a sociedade que vive a partir de suas relações e contrações, a criança cria, assimila e aprende, por tanto, a formação e construção da criança depende muito do meio que ela está inserida. Por isso, essa pesquisa foi de fundamental importância e contribuiu, tanto para a escola proposta, crianças e professores quanto para a minha formação enquanto pessoa e profissional quanto educadora, levando a refletir que o brincar precisa ser pensado como um suporte de recursos didáticos como ensino-aprendizado, tanto para o educador como para o educando.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA
    (2018-05) AIRES, Olinda Quaresma; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213
    O presente trabalho que tem como tema: “A Busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA”. Objetivou relatar, os aspectos de minha vida da infância, à docência e posteriormente no ensino superior. Assim, o tema escolhido justifica-se pelo fato de tratar de uma experiência real de vida, no caso a minha, retratando a minha realidade e poder relatar experiência da docência, a partir da ação-reflexão-ação, por meio dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquirido na academia, possibilitando, com isso, refletir os processos pelo qual é constituído o nosso fazer pedagógico na prática educativa e social. Para tanto meu trabalho foi realizado, por meio de meus próprios relatos de experiências, passos traçados no decorrer da minha vida social e profissional, assim como busquei, através de material bibliográfico fundamentação teórica de autores adeptos ao tema para fundamentar meu trabalho. Desta forma esta obra está pautada em três capítulos a saber: no primeiro relato da minha vida do nascimento ao contexto familiar, com os seguintes subtemas: minha vivência familiar: memorias de infância; primeira escola e a alfabetização; ensino fundamental. No segundo capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência. No terceiro capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágios acadêmicos: O saber lúdico como ferramenta importante no contexto escolar
    (2019-07-11) PESSOA, Shirlene Paes; BARBOSA, Marta Maria; http://lattes.cnpq.br/6023943459250479
    Este trabalho tem o objetivo de elencar o saber lúdico como ferramenta para execução de práticas pedagógicas no contexto escolar, de modo a contribuir para o desenvolvimento do educando. Através das experiências dos estágios supervisionados realizadas durante o período de graduação no curso de pedagogia na Universidade Federal do Pará e partir de uma breve leitura sobre o histórico da infância e educação, enfatizo o processo de ensino aprendizagem de uma criança a partir do meio em que está inserida, considerando suas habilidades motoras, cognitivas, físicas e emocionais. Fomento a importância da relação família – escola – aluno, como estrutura base para o desenvolvimento de uma criança, exemplificando e argumentando alguns fatos vivenciados na rotina dos estágios realizados durante a vida acadêmica na UFPA
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Glomerulopatias no serviço de nefrologia pediátrica, da Fundação Santa Casa De Misericórdia do Pará
    (2008) SÁ, Natássia Maia de; PINHEIRO, Paola Pontes; LOPES, Cássia de Barros; http://lattes.cnpq.br/0499011410070767
    As glomerulopatias ainda são consideradas equivocadamente condições benignas na criança, porém, sabe­se que em até 26% dos casos estas doenças evoluem para insuficiência renal crônica. Atualmente, a biópsia renal percutânea é o instrumento de maior auxílio no diagnóstico, na escolha da terapia adequada e no prognóstico das doenças glomerulares. O objetivo deste estudo foi o de identificar os resultados das biópsias renais realizadas em crianças e traçar um perfil histopatológico, clínico e laboratorial das glomerulopatias na infância, na FSCMPA, no período de janeiro de 2002 a julho de 2008. A amostra totalizou 98 crianças submetidas à biópsia renal, sendo 52,5% do sexo masculino. A média de idade foi de 7,4 anos com desvio padrão de 3,6 anos. As biópsias renais mostraram: glomerulopatias primárias 72,7%, rim histologicamente conservado 21,2%, glomerulopatias secundárias 6,1. A imunofluorescência foi negativa em 63,8% dos casos e em 23,2% observou­se depósito de IgM somado a C3. As glomerulopatias primárias, em ordem de freqüência, foram: Lesão Histológica Mínina 59,7%, glomeruloesclerose segmentar e focal 9,7%, Glomerulonefrite proliferativa mesangial 9,7% e glomerulonefrite crescêntica 6,9%. Todas as glomerulopatias secundárias foram causadas pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico, apresentando maior freqüência a classe II (50%). Em relação às manifestações clinico­laboratorias identificou­se a presença de edema em 75,6% dos pacientes, proteinúria em 79,3%, hematúria em 62,1% e hipertensão em 39,5%. Dislipidemia foi relatada em 60,9% dos casos, elevação dos níveis de creatinina em 41,4% e hipoalbuminemia em 52,4%.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em território praiano amazônida - região Caeté
    (2023-12-11) SILVA, Maria Esmeralda Batista da; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    Falar das crianças e das infâncias na Amazônia Paraense perpassa tentar enxergar as muitas culturas, saberes e experiências que circulam no cotidiano dos espaços territoriais e (inter)territoriais rurais, interáguas, margeados por rios, estradas, praias, ramais, ilhas ou até mesmo no cotidiano do espaço urbano. A própria característica geográfica, histórica e econômica de cada território, expressa modos de vida que circulam pelo viés das gramáticas sociais de cada lugar, que as crianças espraiam em seu cotidiano, marcado pelas águas, rios, praias, mangues ou até mesmo nas pequenas praças das cidades interioranas. O recorte da pesquisa aqui discorrido tem o intuito de caracterizar e refletir sobre as redes de saberes e fazeres elaborados no cotidiano vivido e aos processos de interações socioculturais tecidas no ambiente praiano envolto com as águas que circundam seus espaços. O texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre as gramáticas sociais das águas praianas da região do Caeté. Metodologicamente, a investigação de abordagem qualitativa, abarca aprofundamento bibliográfico e coleta de dados empíricos. Quanto a pesquisa bibliográfica, o estudo pautou-se em três eixos: Gramáticas sociais e culturais; Etnografia com crianças e Criança do campo, mediado pelos seguintes autores: Brandão (2015; 2015; 2007), Sarmento (2004; 2007), Furtado (2003), Kramer (2019), Silva (2005), Soares (2006), Freire (1987), Corrêa (2022), Freitas (2019; 2020), Toutonge (2020;2021), Brasil (2010; 2009; 2008), entre outros. Os resultados apontam que as gramáticas sociais e culturais das crianças praianas, estão interrelacionadas e assentada nos pilares dos traços identitários da cultura local, seus brincares, e um cotidiano em constante movências (águas-brincares-pontes escola-praia). Ademais, é preciso procurar entender que essas gramáticas sociais fazem parte de uma tradição muito rica, oriundas das crenças, costumes, falares, vestimentas e a invenção dos brincares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Identidade das crianças quilombolas na Comunidade de Bela Aurora no Nordeste do Pará
    (2022-01-27) MATOS, Damaris da Silva; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    O estudo analisa a identidade de crianças quilombolas na comunidade de Bela Aurora no Nordeste do Pará. As infâncias quilombolas são vivenciadas por práticas históricas e socioculturais, relacionadas a preservação da memória, das festividades, da religiosidade em que as crianças participam no seu território pois tem, conquistado direitos e cada vez mais tem mostrado que a criança também é construtora de cultura e de conhecimento, por esse motivo deve ser valorizada e respeitada. O referencial teórico baseia-se em Mary Del Priore, Philippe Aries, Simei Andrade e Juliana Linhares. Para a discussão sobre identidade o referencial teórico baseou-se nas discussões de Nilma Gomes, Stuart Hall e Sheilla Zillane Almeida. O estudo é de abordagem qualitativa, com foco na pesquisa etnográfica. O método deu-se através da observação participante, rodas de conversa e grupo focal com base nas considerações de Bernadete Gatti. Para analisar os discursos das crianças o estudo baseou-se Mikhail Bakhtin a partir do conceito de dialogismo e polifonia. Os resultados do estudo revelam como as crianças do quilombo de Bela Aurora constroem suas identidades dentro do seu território. As relações estabelecidas entre elas são formadas por meio da natureza e sua cultura a partir daí, constroem e afirmam a identidade enquanto crianças quilombolas, pois as identidades não se constroem no isolamento, ou seja, precisa de interação entre o meio sociocultural. Logo, a identidade não é estável, sempre está em constante transformação. Concluo que a identidade das crianças do quilombo de Bela Aurora é formada por meio dos aspectos socioculturais ligados os saberes dos seus ancestrais, assim como os elementos naturais que o território oferece como o rio Gurupi.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha
    (2022) BRITO, Carla Ruane Rodrigues de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    O presente artigo volta-se para a construção da identidade étnica e cultural da infância no Brasil, abordadas na obra “Negrinha” de Monteiro Lobato. Por meio de consultas bibliográficas e comparativismos, buscou-se a compreensão do ponto de vista lobatiano sobre a personificação de infância de meninas brancas e negras entre personagens da obra Negrinha. Os fundamentos dessa pesquisa do percurso infantil na história; identidade, etnia. Nesse âmbito, as análises resultaram na compreensão da personificação de crianças infância negra e brancas, onde observa-se a invisibilidade de crianças negras e a valorização da infância branca, onde prevalece o privilégio e senso de superioridade de um grupo étinico
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pesquisa com crianças na Amazônia: uma análise da Produção nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte
    (2023-07-13) ALCÂNTARA, Murilo Matos de; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    O presente texto visa promover a visibilidade das produções acadêmicas relacionadas à temática da criança, infância e Amazônia, por meio de um mapeamento de teses e dissertações produzidas e defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da Região Norte do Brasil, no período de 2010 a 2020. Tem como objetivo mapear e analisar, com base na Sociologia da Infância e nos estudos da História da Infância, o estado do conhecimento sobre crianças-infância-educação na Amazônia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, que se aproxima dos estudos configurados como estados do conhecimento. Por meio da busca nos repositórios de teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, catalogamos um total de 73 produções acadêmicas (59 dissertações e 14 teses) relacionadas à temática central do estudo, as quais utilizam-se dos termos "crianças", "infâncias" e "Amazônia". Considerando a ampla gama de produções disponíveis, especialmente neste estudo, foram analisadas seis dissertações, visando obter uma compreensão mais abrangente sobre a criança e a infância nos diferentes contextos amazônicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre atividades práticas de educação ambiental na educação infantil
    (2023-12-21) PINTO, Eduardo Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Este artigo objetiva refletir sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação no Infantil (EI). Fundamenta-se em pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro a novembro de 2023 a partir principalmente de periódicos disponíveis das bases de dados do google acadêmico, anais de eventos, catálogo e biblioteca digital de monograma da Universidade Federal do Pará (UFPA). As palavras de buscas utilizadas foram: EA, EI, práticas pedagógicas e suas possíveis combinações. Selecionou-se uma amostragem de 19 publicações para análise do conteúdo. Os resultados indicam que a temática possui diversas limitações de abordagem da EA no EI, é necessário desenvolver mais pesquisas nessa área, bem como a necessidade de promover uma formação adequada, principalmente no curso da FAPED/CCAST, para que de fato essa inclusão se consolide, dentro das escolas públicas. Verificou-se também, tantos educadores quanto os documentos orientadores, delineiam caminhos à EA. Porém, as informações apresentadas no levantamento realizado demonstraram ser insuficientes para os desdobramentos de boas práticas de EA no EI. Conclui-se o quão necessário são as atividades práticas de EA no EI, cabendo aos gestores da educação, às escolas e aos profissionais da educação proporcionar atividades que envolvem essa riqueza temática com suas potencialidades de fazer os educandos se aproximarem mais do conhecimento e de uma consciência ambiental desde as séries iniciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sexualidade e gênero: atividades pedagógico-culturais na educação infantil
    (2019-03-12) CORRÊA, Isabella dos Santos; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Questões de gênero e sexualidade são tradadas como um grande tabu na infância, pois muitos pensam na criança como um ser assexuado, que não possui sexualidade. Com isso, acaba-se reproduzindo padrões construídos culturalmente, deixando de lado a construção da subjetividade da criança, bem como reprimindo suas descobertas a respeito do próprio corpo. Visto isso, o presente trabalho pretende analisar como vêm sendo trabalhadas as questões de gênero e sexualidade na Educação Infantil, buscando identificar qual é o papel do professor na formação sexual da criança, bem como, sua qualificação para lidar com situações que envolvam o objeto de estudo. O referencial teórico conta como a contribuição teórica dos autores Louro (1997), Escolano (1998), Felipe (2012), Scott (1995), Xavier Filha (2012), entre outros. Para obtenção dos resultados será utilizada a abordagem qualitativa, em especial etnografia, tendo como ferramentas analíticas a observação, as conversações e a aplicação de questionários, os quais permitirão estudar o cotidiano das relações de gênero e sexualidade em uma escola de Educação Infantil. Os resultados indicam que a escola influencia na formação sexual da criança guiando seus comportamentos e educando de acordo com a norma do gênero, bem como, que os professores não estão totalmente preparados para encarar as manifestações de sexualidade na infância. Conclui-se que é necessário que a escola se aproprie das diversas possibilidades de se trabalhar gênero e sexualidade na Educação Infantil, com tranquilidade e sem preconceitos, tendo consciência que tais assuntos são necessários na formação da criança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Testimonial content and childhood in Number the Stars by Lois Lowry.
    (2022-12-06) SILVA, Josiele Maria Nascimento e; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este trabalho busca analisar a obra “Number the Stars” (1989) através da ótica da memória e do teor testemunhal. A obra apresenta a vivência de uma garota sobrevivente da Segunda Guerra Mundial com fatos presenciados por uma família alemã que vivia na Dinamarca e passa a lidar com a presença dos nazistas. Como base teórica desta análise, recorremos a autores como Seligmann Silva (2002) que aborda o testemunho, memória e o teor testemunhal, Vilela (2012) que analisa as articulações do testemunho como forma de significação e sentido, Salgueiro (2012) que analisa as vertentes e tipos de testemunho .Esta análise se beneficiará dos estudos de Don Latham (2002) com artigo intitulado Childhood under siege: Lois Lowry 's Number the stars and The Giver, o qual evidencia os diferentes tipos de infância de acordo com cada sociedade ou contexto histórico. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do teor testemunhal como uma forma literária como resistência, além de analisar a presença da infância na obra de acordo com a perspectiva da autora. Este trabalho é fruto das orientações recebidas no projeto de pesquisa de iniciação científica CRENAC – Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas – coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha, do qual fiz parte como bolsista pela FAPESP “Fundação de Apoio a Pesquisa no Pará”
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os transtornos depressivos na infância: suas implicações no processo do ensino aprendizagem
    (2019-06-20) CARDOSO, Niwmar Eloy de Lima; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente trabalho discute os transtornos depressivos na infância e seus impactos para o processo do ensino aprendizagem. Com essa pesquisa objetivou-se analisar as implicações dos transtornos depressivos na infância, colocando-o em evidência e, assim, proporcionar uma melhor compreensão entre profissionais da educação, a família e a comunidade em que estas crianças estão inseridas, por entendermos que se estes estiverem bem informados e comprometidos serão muito importantes para detectar o problema o quanto antes, o que facilita o tratamento. Trata-se de um estudo de cunho teórico bibliográfico com autores que discutem com precisão a temática abordada, entre eles estão Boruchovith e Cruvinel (2003), Varella (2019), Magalhães (2012), Teodoro (2010) e Palitot (2010), trazendo contribuições importantes sejam elas nas áreas educacionais, sociais, pessoais, físicas e psicológicas. Assim, compreendemos que a falta de conhecimento dificulta o entendimento fazendo com que os transtornos depressivos continuem despercebidos diante da sociedade e continue ameaçando o desenvolvimento infantil e suas relações sociais. Dessa forma, buscou-se trazer um melhor entendimento sobre o tema em questão, trazendo informação sobre sua história no decorrer dos tempos, suas principais características, suas diferenças com outras implicações que também dificultam a aprendizagem e suas ameaças para vida da criança e, assim, fazer com que as pessoas que mais convivem com a criança passem a identificar e a partir daí saber o que fazer diante desse transtorno que coloca em risco não só a aprendizagem como também a vida da criança.
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