Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Child education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e educação respeitosa na creche: narrativas de professoras
    (2022-12-28) DIAS, Elizama Oeiras; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    O presente estudo tem como objetivo central compreender como as relações afetivas e educação respeitosa entre professoras e estagiária podem influenciar no desenvolvimento dos bebês na faixa etária de um e dois anos de idade. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu em decorrência de minha experiência de estágio em uma creche, visto que o mesmo contribuiu de forma significativa para minha formação. Desse modo, assumo a pesquisa narrativa como suporte epistemológico neste estudo, por esta compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem pelos quais os sujeitos estão inseridos. Portanto, constitui o corpus desta pesquisa por meio de entrevistas com perguntas abertas gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas. Os sujeitos da pesquisa são: duas professoras e uma estagiária, todas atuam na mesma instituição. Neste estudo utilizei como principal fonte teórica as obras da autora Jane Nelsen, precursora e principal idealizadora da Educação Respeitosa. Diante dos resultados obtidos a partir das narrativas das docentes e de minha própria vivência com essa abordagem prática e filosófica, constatei que a educação respeitosa e a afetividade andam juntas na construção de crianças responsáveis, cooperativas, e que tenham respeito por si e pelos outros. Além disso, auxiliam os adultos a lidarem com os desafios de colocar limites e, ao mesmo tempo, formar vínculos afetivos com as crianças.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
    (2022-07-19) SILVA, Jamily Costa e; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente artigo tematiza a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sua relevância e a maneira que a afetividade influencia no processo de ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, de natureza explicativa, de cunho bibliográfico com levantamentos em Trabalhos de conclusão de curso e artigos, como também na lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de recurso eletrônico. Desta maneira, este estudo fornece conceitos importantes para compreensão do conceito de afetividade e sua influência na aprendizagem do aluno da Educação Infantil, dado que é um aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo da criança. Como resultado inicial, foi possível perceber que a afetividade é o pilar da relação professor-aluno capaz de fortalecer a prática pedagógica, e assim o aluno tenha um aprendizado eficiente. Como também, concede concepções para que os educadores conheçam seus alunos não somente no aspecto cognitivo, mas também, e principalmente, no afetivo-emocional, além do conhecimento científico, tornando a ação educativa eficaz.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA
    (2018-12-12) FARIAS, Áurea Selma da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coêlho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    No cotidiano, desde cedo as crianças apresentam muitos questionamentos e indagações que precisam ser esclarecidas. E é na convivência escolar que algumas questões passam a ser entendidas. E a alfabetização cientifica tende a contribuir no aprendizado das crianças. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição da alfabetização científica na educação infantil para a promoção da aprendizagem dos fenômenos da natureza em uma escola de educação infantil do município de Bagre no Marajó, para os conteúdos de ciências relativos aos assuntos sobre os fenômenos da natureza, tais como o vento e a chuva. Inicialmente, foi apresentado um Termo de Consentimento livre e Esclarecido para os responsáveis das crianças e a autorização para a escola. Posteriormente, a pesquisa foi desenvolvida, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro semiestruturado com duas perguntas: De onde vem a chuva? e De onde vem o vento? A técnica de registros foi a gravação de voz feita com aplicativo de celular. O público alvo foram crianças de cinco anos. Os dados foram obtidos através de experimentos e de vídeos, obtidos por meio de sites na internet, além disso, usaram-se recursos como músicas, desenhos maquete na abordagem dos conteúdos. Os resultados mostraram que 47,6% das crianças conseguiram entender a origem do vento e sua distribuição nos espaços físicos e 100% conseguiram entender a origem da chuva. Esses resultados mostram que a alfabetização cientifica pode ser inserida ainda na educação infantil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento à primeira infância no município de Abaetetuba – Pará: de jardim de infância a casulo institucionalizado (1970-1990)
    (2023-06-28) ARAÚJO, Henrique Oliveira; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente artigo integra uma pesquisa realizada por meio do grupo de pesquisa de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense, no ano de 2019 a 2022 e problematiza o atendimento educacional destinado à Primeira Infância no município de Abaetetuba, no período de 1970 a 1990. A pesquisa objetiva analisar o atendimento educacional da primeira infância no município, tendo em vista a criação de um espaço que passou por diferentes identificações até ser institucionalizada como escola. Deste modo, a pesquisa foi demarcada entre 1970, quando foram implantados os Casulos, a 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) lei 8.069/90. A pesquisa tem cunho qualitativo e usa fontes documentais e narrativas orais para a produção de dados, assim como bibliográfica. Neste sentido, busca-se interpretar, por meio de análise das fontes impressas e memórias preservadas de pessoas que estiveram inseridas no contexto e que contribuíram para o entendimento do processo de identificação do espaço que foi chamado de Jardim de Infância, passando para Casulo até ser chamada de Escola Municipal de Ensino Infantil Nair Lima. Para dar embasamento teórico utilizamos autores que colaboram nos campos do uso da memória como a história educação infantil, da infância e das instituições, tais como Nora (1993), Ferreira (1979), Freitas (2003), Veiga (2005), entre outros. Os resultados dessa investigação apontam que no período entre 1970 a 1990, o atendimento da criança da educação infantil foi marcado pelo assistencialismo organizado pela Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), por meio do Projeto Casulo, caracterizado como uma educação compensatória e com foco em discussões sobre saúde e higiene, ao invés de educacional, até pelo menos a década de 1990.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento da educação infantil em contextos rurais: problematizando o assunto
    (2022-12-14) MARGALHO, Franciléia Sardinha; MARQUES, Maria Luciane Gomes Ribeiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O artigo trata do atendimento da Educação Infantil do Campo, no município de AbaetetubaPA. Assim, o estudo objetivou compreender a educação de crianças em áreas rurais, elucidando a política educacional e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem neste nível de ensino. Para isso, tomamos como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, somado a nossa experiência como docente desses contextos e nesta cidade. Foram úteis os referenciais de autores/as, tais como Gomes (2009), Kuhlmann Jr (1998), Oliveira (2002), além das legislações que abarcam o tema da Educação do Campo, da Educação Infantil do Campo e da Educação Infantil. Do estudo, podemos dizer que temos uma política educacional que diz da especificidade da Educação Infantil do Campo, porém os aprendizados e práticas educativas carecem serem condizentes às necessidades das crianças do campo que passa, entre outros fatores, pela formação docente (inicial e continuada) para essa fase escolar como fator fundamental. Isto, se continuamos desejos de uma educação de crianças em suas infâncias do/no campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    "Avaliar através do olhar do outro": a avaliação na educação infantil em tempos de pandemia
    (2022-08-26) LOPES, Jodelma de Campos; SOARES, Dinéia Maria Veloso; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    Esse presente artigo problematiza como foi realizada a avaliação na Educação Infantil durante a Pandemia do Covid-19 através do ensino remoto e a retomada das aulas presenciais, no Centro Educacional Criança Feliz, com relatos de duas professoras através de um questionário aberto. Utilizamos um levantamento bibliográfico sobre concepção de infância, avaliação, avaliação na Educação Infantil e um breve relato sobre a Pandemia do Covid-19, que nos permitiu analisar, enfatizar de forma crítica e reflexiva as falas das professoras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2022-08-18) SANTOS, Mairla da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho vem abordar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil para aprendizagem. Assim, este trabalho tem como problemática verificar como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil. A partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que é analisar a importância do brincar no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, e tem como objetivos específicos, compreender como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil, e também, refletir sobre a utilização das práticas lúdicas como ferramenta para os professores da educação infantil, e por fim, verificar como o brincar de faz-de-conta contribui para o desenvolvimento psicológico e social da criança. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema como, Borba, Corsino, Freire, Góes, Luckesi, Oliveira, etc., e também realizada uma pesquisa de campo com o intuito de observar como o brincar contribui no processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil. Para realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem etnográfica, pois este método proporciona ao investigador acompanhar de perto o grupo que está estudando. Através desta pesquisa ficou claro a importância do brincar na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da criança, contribuindo também no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    BRINQUEDOTECA: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil
    (2019-09-07) GARCIA, Luana Alice Vieira; MIRANDA, Susy Garcia; MOURA, Georgete Pantoja; http://lattes.cnpq.br/8999246159259185; https://orcid.org/0000-0003-3641-4769
    O Trabalho de Curso intitulado “Brinquedoteca: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil”, objetivou analisar como estão desenvolvendo as atividades no espaço da brinquedoteca com os discentes de uma escola de Educação Infantil no Município de Breves. Esta pesquisa propôs responder aos seguintes questionamentos: Identificar a contribuição da brinquedoteca para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil; conhecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico com as crianças na brinquedoteca e reconhecer o papel do brinquedista enquanto mediador no processo de aprendizagem das crianças. Para sua realização, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o método utilizado foi o estudo de caso em uma Escola de Educação Infantil no município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 03 professoras da brinquedoteca. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos autores renomados que abordam a temática em voga tais como Cunha (2007), Friedmann (1992, 2012), Kishimoto (1998, 2011), Redin (2007), Gimenes e Teixeira (2011) e Santos (2013).Os resultados da pesquisa apontam que as professoras Brinquedista reconhecem a importância da Brinquedoteca enquanto espaço facilitador para o desenvolvimento, também reconhecem a importância de planejar as atividades lúdicas desenvolvida neste ambiente, porém a quantidade de materiais pedagógicos e o tempo de permanência das crianças no espaço da Brinquedoteca no momento não são satisfatórios.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Concepções de professores sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na educação infantil: um estudo com os docentes da escola Ir. Maria das Neves em Inhangapi-PA
    (2019-07-23) SILVA, André Anderson Lima da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    O presente trabalho teve como objetivo apresentar as concepções dos docentes sobre a relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Essa discussão é de fundamental importância pois a afetividade faz parte da prática pedagógica do professor na Educação Infantil. Dentro deste contexto, a afetividade pode ser compreendida como sentimentos construídos através das trocas de experiências entre o ser humano, onde essas experiências afetivas contribuem para a formação da autoestima, das sensações e das relações entre as pessoas. O trabalho está fundamentado em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo sido desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva. Para a discussão da realidade investigada o estudo utiliza as contribuições teóricas de autores como: Borba (2015), Piaget (1995), Wallon (2010), Saltini (2008), Vigotsky (2001), entre outros. A pesquisa de campo ressalta a importância que a afetividade tem na Educação Infantil, pois através de observações analisou-se especificamente, a concepção dos professores de uma escola de educação infantil sobre a relação da afetividade com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Considerando a discussão dos resultados, a pesquisa constatou que os profissionais da Educação Infantil acreditam e utilizam experiências afetivas na escola, o que, segundo eles, tem contribuido significativamente para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que oportuniza vivências oriundas de emoções, sentimentos, paixões acompanhadas da impressão do prazer e desprazer, ou seja, através das interações no contexto educacional, verifica-se o depertar de sentimentos como: cooperação, tolerância, amizade, solidariedade, assim como raiva, frustração, tristeza. Enfim, esta pesquisa mostrou que o professor, para atender as expectativas em sala de aula, deve procurar desenvolver práticas pedagógicas diferencidas e capacitação profissional, afim de possibilitar a construção de uma aprendizagem significativa na criança.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contação de história na educação física infantil: uma proposta com o conteúdo ginástica
    (2018-12-21) SILVA, Adriana de Almeida dos Reis; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    Este trabalho tem como objetivo principal, analisar a contação de história enquanto metodologia do ensino-aprendizagem na Educação Física Infantil. Através de pesquisas bibliográficas iremos contextualizar a Educação Física na Educação Infantil, onde apontaremos quais as contribuições que a contação de histórias pode proporcionar para a melhor compreensão e aquisição do conhecimento, quando utilizado de forma correta pelo professor. Como aporte teórico, tomamos como referências os estudos de Abramovich, Silveira, Santos, entre outros. Para uma melhor compreensão sobre o assunto fizemos um aparato histórico da Educação Infantil, em seguida veremos quando surgiu a contação de histórias e sua importância, e por fim faremos uma proposta de atividades para serem tomadas como referência para aulas de Educação Física Infantil. A contação de histórias é um instrumento didático bastante eficaz para ser utilizado nas aulas de Educação Física Infantil, pois a criança se sente mais estimulada a fazer determinada atividade relacionada à ginástica quando se é empregado o uso da contação de histórias, pois se torna mais fácil relacionar determinado movimento quando se é disponibilizado de uma história lúdica e prazerosa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
    (2022-02-01) XAVIER, Débora Macedo; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, relatar experiências apreendidas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma turma de Educação Infantil da EMEF Prof. Antônio Gondim Lins, escola campo de estágio localizada na zona urbana do município de Altamira/PA. Assim, a partir da imersão no lócus da sala de aula, no decorrer das atividades de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido paralelamente às ações formativas do PRP, busco refletir de que forma essas vivências integradas contribuíram na minha formação inicial, como aluna/residente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, orientada a partir da narrativa autobiográfica, subsidiada pelo registro de minhas vivências no processo de ambientação e das atividades de regência. Os resultados possibilitaram-me perceber que o estágio supervisionado integrado às ações do PRP nessa etapa de ensino, constituiu-se em um espaço de construção da identidade profissional, na medida em que me proporcionaram ação-reflexão-ação sobre minha formação inicial e as experiências na docência em tempo real, como aprendente da profissão docente e da concretude da prática pedagógica na Educação Infantil, entrelaçada à teoria-prática na Instituição de Ensino Superior e na escola de Educação Básica, além de oportunizar a compreensão das especificidades do trabalho do professor que atua nessa etapa de ensino.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da ludicidade na educação infantil
    (2022-12-14) FERREIRA, Fabiani do Socorro Dias; BARBOSA, Ozilma Alves; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho discute a importância da ludicidade na Educação Infantil, visando compreender a ludicidade como parte integrante do ser humano bem como estudá-la na perspectiva do currículo escolar neste nível de ensino, especialmente problematizando o processo educativo com as crianças que frequentam turmas do maternal. Para isso, o estudo de abordagem qualitativa, sob um caminho metodológico que envolveu a pesquisa bibliográfica e com documentos oficiais do município de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho usamos como embasamento as ideias de autores como Vigotsky (1988), Ariès (1986), Bacelar (2009), Carvalho et al. (2015), Castro (2016), Brasil (2009) entre outros. Como resultado, ainda que incipiente, podemos dizer que as crianças são seres lúdicos, brincantes, dinâmicos e ávidos por aprender com alegria e prazer, assim as atividades lúdicas na escola precisam partir das vivências, sabenças e agrupamentos de crianças, pois com liberdade tais sujeitos galgam o aprendizado da autonomia e de uma escola viva. Assim, a ludicidade ganha seu valor no desenvolvimento das crianças pequenas (do maternal), afinal é nesse período em que elas conhecem a escola e, assim, iniciam seu processo educativo escolar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS VIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA VILA RIBEIRINHA RECREIO DO PIRIÁ, CURRALINHO-PA
    (2021-01-22) BREOTON, Kelle da Cruz; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou discutir as contribuições das histórias vivas por meio das narrativas orais sobre o conhecimento histórico social de uma comunidade tradicional para o processo ensino-aprendizagem dessas crianças. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: de que maneira os recontos de histórias, por meio das narrativas orais podem contribuir no processo de ensino –aprendizagem de crianças na educação infantil? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: de que maneira, a partir das narrativas orais, é possível estimular o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Qual a importância de se trabalhar as histórias vivas por meio da narrativas orais na educação infantil? De que forma a escola pode valorizar as histórias vivas da comunidade ribeirinha? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, Canto do Saber, localizada na Vila do Piriá, município de Curralinho-PA. Para a coleta de dados foi conduzidas entrevistas semiestruturadas, para 02 (duas) docentes, e conversas informais para 06 (seis) discentes. Os resultados da pesquisa apontam que a consolidação da aprendizagem na Educação Infantil por meio das narrativas orais acontece de forma significativa, pois as crianças sentem-se capazes para expressar suas emoções, seus sentimentos e sua criatividade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A criança e a ludicidade: uma experiência na escola Maximiano Antônio Rodrigues
    (2018) MARQUES, Maria do Socorro Cardoso; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891
    Este trabalho traz uma pesquisa realizada com crianças da educação infantil da escola Maximiano Antônio Rodrigues localizada na PA 151 km 04, comunidade Murutinga, município de Abaetetuba/Pa. Esta pesquisa tem como foco a ludicidade na educação infantil, mais precisamente foram utilizadas as cantigas de roda enquanto brincadeira cantada e uma estratégia metodológica que favorece o ensino a o aprendizado das crianças. Além disso, busca ainda favorecer o resgate cultural dessa brincadeira tão antiga mas pouco utilizada hoje em dia. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o uso das cantigas de roda enquanto processo metodológico lúdico o processo ensino aprendizagem dos alunos da educação infantil da escola supracitada. Ainda busca incentivar a postura do professor alfabetizador com relação ao uso de jogos, brincadeiras e cantigas de roda no cotidiano escolar, bem como, analisar as estratégias utilizadas pelo professor na utilização de atividades lúdicas como mediadores do processo de aprendizagem no cotidiano escolar. Conhecendo a relação entre a prática do professor e as expectativas dos alunos diante das atividades lúdicas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
    (2021-10-08) CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344
    A brinquedoteca é um dos espaços institucionalizados na educação infantil, mas há subutilização deste local ou este não é compreendido em sua totalidade na prática pedagógica. Portanto, este artigo tem como objetivo discutir a importância da brinquedoteca apontando todas as suas potencialidades na educação infantil. Problematizando qual a relevância desse espaço para os discentes e se há necessidade que a brinquedoteca seja inserida em todas as instituições voltadas para a educação infantil. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo com vista a uma brinquedoteca de uma escola municipal em Altamira – Pará e entrevistas semiestruturadas às pedagogas atuantes neste espaço. Os resultados apontam uma construção de práticas pedagógicas cada vez mais consistentes com as potencialidades da brinquedoteca e uma ampla valorização da ludicidade. As conclusões inferem na necessidade de maior utilização deste espaço para a melhoria da educação infantil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
    (2018) LOURENÇO, Priscila Barros; TEIXEIRA, Natali Machado Pena; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029
    Este estudo teve como objetivo geral verificar a relação entre as características do brincar, os fatores biopsicossociais e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de uma Unidade de Educação Infantil de Belém. Trata se de uma pesquisa com delineamento longitudinal, de caráter descritivo exploratório, natureza observacional e com abordagem quantitativa dos dados. Participaram da pesquisa 23 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 3 e 4 anos, matriculadas na turma do Maternal II de uma UEI vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Belém­PA, no ano de 2017. Para traçar o perfil biopsicossocial das crianças e suas famílias, foi aplicado o Questionário de Características da Criança; para registro das características do brincar das crianças na escola foi utilizado o Protocolo de Observação do Brincar, e para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor foi utilizado o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II. O estudo revelou que das 23 crianças avaliadas, 56,5% apresentaram suspeita de atraso no desenvolvimento e 43,5% desenvolvimento normal, no qual o maior percentual de suspeita de atraso foi no domínio da linguagem (52,2%). As variáveis biopsicossociais que apresentaram relação estatisticamente significativa com o desfecho do Denver II, de acordo com o Teste Qui­quadrado foram: tempo de aleitamento materno (p=0,04), profissão da mãe (p=0,04) e renda familiar (p=0,08). As variáveis do brincar que tiveram relação estatisticamente significativos e marginalmente significativos a partir do Teste U de Mann­Whitney foram: interação em grupo (p=0,04), sem brinquedos (p=0,07), brincadeira proposta pelo objeto e não brincadeira­exploração. O estudo buscou dar maior visibilidade para a ocupação de brincar e para a atuação da Terapia Ocupacional na vigilância do desenvolvimento no contexto escolar, além de alertar para a necessidade de se identificar precocemente possíveis atrasos e/ou fatores de risco no desenvolvimento de crianças inseridas em creches ou pré­escolas públicas, diminuindo assim os riscos à que estão expostas, pretendendo contribuir para o incentivo à implementação de políticas públicas neste contexto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento neuropsicomotor e desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças em uma unidade de educação infantil
    (2018) SANTOS, Danielle Vieira dos; PATROCINIO, Kátia Cristiana Fernandes do; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029
    Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor e o desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças no início da vida escolar. Para isso, realizou se um estudo longitudinal, de caráter descritivo exploratório, de natureza observacional e abordagem quantitativa dos dados. Participaram desta pesquisa 11 crianças com idade entre 1 a 2 anos (média= 2,1; DP= 3,6), matriculadas no Maternal I da Unidade de Educação Infantil da Caripunas, no município de Belém, no ano letivo de 2017. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização da Criança (QCC), para coletar dados referentes as suas características biopsicossociais e socioeconômicas da família, o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (Denver II), para a avaliação do DNPM, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), para a avalição do desempenho funcional nas AVD, e o Diário de Campo, para registar informações complementares. Os resultados do Denver II apontaram que a maioria das crianças apresentou DNPM suspeito de atraso (54,5%) no Tempo 1, com aumento deste percentual de suspeita de atraso no Tempo 2 (63,6%). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no PEDI nos tempos 1 e 2 nas áreas Habilidade Funcional de Autocuidado (p=0,008), na Habilidade de Função Social (p= 0,008), e na Assistência do Cuidador nas áreas de autocuidado (p=0,007) e função social (p=0,01). Além disso, os resultados indicaram que, no Tempo 1, a maioria das crianças que apresentaram DNPM normal, no Denver II, tiveram o desempenho funcional acima da média dos escores normativos, no PEDI, nas Habilidades Funcionais de autocuidado (75%) e função social (75%) e na Assistência do Cuidador em autocuidado (62,5%) e em função social (75%). Já no tempo 2, observou se que a maioria das crianças que estavam acima da média dos escores normativos nas Habilidades Funcionais e na Assistência do Cuidador, não possuíram DNPM normal. Entretanto, ao se analisar separadamente o desempenho funcional das crianças que estavam acima da média dos escores normativos com cada domínio do DNPM, observou se que a maioria das crianças apresentou DNPM normal nos domínios pessoal social, motor fino e motor amplo, sendo o menor percentual no domínio da linguagem. Os achados apontam a importância da estimulação do desenvolvimento infantil, dentro do contexto escolar, de modo a favorecer os aspectos educacionais e desenvolvimentais da criança. Além disso, faz se necessário ofertar um ambiente adequado às necessidades da criança, que potencialize sua autonomia, independência e o desenvolvimento das habilidades funcionais para o engajamento na vida cotidiana. Notou se ainda, a importância da atuação mais efetiva da equipe multiprofissional dentro do contexto da educação infantil, destacando se o papel do terapeuta ocupacional na vigilância, promoção e prevenção de riscos ao desenvolvimento e ao desempenho funcional infantil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: um estudo das concepções e atitudes dos educadores da educação infantil em uma escola do município de Castanhal
    (2018-07-05) OLIVEIRA, Roseane dos Santos; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473
    Este trabalho apresenta um breve levantamento bibliográfico, aplicação de um questionário (apêndice) e entrevista aos professores da Educação Infantil. Vem discutir a importância do trabalho com o tema Educação Ambiental na educação infantil. Procura identificar como o tema tem sido tratado, em uma Escola de Educação Infantil do município de Castanhal. Vem discutindo a importância de se preservar o meio ambiente e da sensibilização nas crianças, para que as mesmas vivam com qualidade de vida, como pressuposto essencial para uma boa saúde para hoje e para o amanhã. Sendo esse assunto importante para o desenvolvimento das crianças, o trabalho pretende mostrar aos professores à importância do desenvolvimento desse tema na educação infantil, na participação da formação da autonomia das crianças em relação ao espaço ambiental e assim beneficiá-los como futuros cidadãos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
    (2019-06-12) SILVA, Hudson Pantoja da; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703
    O presente trabalho visa refletir sobre a importância e contribuição da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nele estão envolvidos, contribuindo para a formação integral da criança. Neste trabalho utilizaremos algumas concepções de afetividade e algumas considerações sobre Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos embasamos em alguns teóricos relacionados ao assunto, como Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis e Oliveira (1994), Cazaux (1995), entre outros. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de observações de campo e entrevistas com os participantes da pesquisa. Os resultados do estudo mostraram que: 1- Ainda com existência de professores empenhados em dar uma aula para além da transmissão de conhecimentos científicos e que consideram importantes os conhecimentos culturais e regionais, nutou-se que ainda há muito por desenvolver em relação a esse viés educacional. 2- Não há como negar a ligação entre a afetividade e a aprendizagem, pois na escola a criança se relaciona, emocionalmente, com os todos os indivíduos que fazem parte do sistema de ensino/aprendizagem, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de resgatar este tema na ação pedagógica como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. 3- Mesmo com todos os problemas que este estudo verificou, pode-se afirmar que é possível o estabelecimento de boas relações entre professor-aluno, escola-comunidade e aluno-aluno.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva : o uso do método ABA no processo ensino-aprendizagem de uma criança autista em uma escola privada de educação infantil
    (2019-01-09) KOURY, Tamyres Danielle Machado; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387
    Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso do método ABA no processo ensino-aprendizagem de uma criança autista em uma escola privada de educação infantil que teve como principal objetivo compreender como o método ABA está sendo utilizado no processo de inclusão escolar de uma criança com Transtorno de Espectro Autista na educação infantil em uma escola privada de Belém e, como objetivos secundários, procurou-se conceituar a partir de uma revisão bibliográfica o que é o Transtorno de Espectro Autista; em seguida, apresentar o conceito e a descrição com base em revisão bibliográfica do método ABA; por fim, analisar como o método ABA vem sendo utilizado na inclusão escolar de uma criança com Transtorno de Espectro Autista na educação infantil.. Foi realizada revisão bibliográfica e estudo de caso. Para obtenção dos dados qualitativos foram utilizados na pesquisa documental os registros e produção de relatórios qualificados utilizando a abordagem do método ABA desenvolvida com a criança observada durante a pesquisa, este documentos passaram por análise dos dados por meio de análise do conteúdo. Os resultados foram analisados à luz de teóricos que discutem a temática investigada e foram organizados em cinco seções. Assim, o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta em período anterior ao início da vida escolar; em relação ao método ABA, é uma estratégia metodológica que objetiva reduzir comportamentos inadequados e estimular comportamentos adequados por meio do processo de generalização do conteúdo assimilado que foi utilizado com o caráter de ferramenta de apoio educacional. Compreende-se que o saber do cotidiano pode ser utilizado como conhecimento prévio para a construção de novos saberes. E esse saber serve de instrumentos motivadores, e facilitadores para a ocorrência da aprendizagem significativa.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA